https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125| metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
| Title: | Eficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BA |
| Other Titles: | Efficiency and quality of education in elementary school in Salvador-BA |
| metadata.dc.creator: | Eskereski, Stefanie Andrade, Cláudia Sá Malbouisson Costa, Lilia Carolina Carneiro Tiryaki, Gisele Ferreira |
| metadata.dc.description.resumo: | Ofertar uma educação de qualidade requer condições materiais e humanas básicas para o funcionamento da escola e o uso eficiente dos insumos disponíveis. O objetivo deste artigo é identificar fatores exógenos à gestão escolar que impactam sobre a eficiência e qualidade das escolas municipais públicas da cidade de Salvador. Aplicou-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios aos dados da SAEB e do Censo Escolar 2019 para o 5° ano do ensino fundamental. No primeiro estágio, identificou-se que 29,2% das escolas são eficientes, evidenciando espaço para melhorias na gestão dos insumos considerados. No segundo estágio, os resultados da regressão Tobit mostram que o aumento na taxa de abandono, negligência em relação às atividades de casa e elevada carga horária docente reduz a eficiência nas escolas. Adicionalmente, os resultados sugerem que um maior nível socioeconômico não afeta a eficiência das escolas. |
| Abstract: | Providing quality education requires basic material and human conditions for school functioning and the efficient use of available resources. The objective of this article is to identify factors exogenous to school management that impact the efficiency and quality of public municipal schools in the city of Salvador. The Data Envelopment Analysis (DEA) method was applied in two stages to data from SAEB and the 2019 School Census for the 5th grade of elementary school. In the first stage, it was identified that 29.2% of schools are efficient, highlighting room for improvement in the management of the inputs considered. In the second stage, the Tobit regression results show that increased dropout rates, neglect of homework, and high teaching hours reduce school efficiency. Furthermore, the results suggest that higher socioeconomic status does not affect school efficiency. |
| Keywords: | Eficiência técnica Qualidade da educação IDEB Economia da educação Educação - Municípios - Salvador - Bahia |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Publisher: | Banco do Nordeste do Brasil |
| metadata.dc.publisher.initials: | BNB |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384 |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125 |
| Issue Date: | 2023 |
| Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FCE) |
| File | Description | Size | Format | |
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| ESKERESKI, Stefanie. et al. Eficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BA.pdf | 415,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
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