Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BA
Título(s) alternativo(s): Efficiency and quality of education in elementary school in Salvador-BA
Autor(es): Eskereski, Stefanie
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Costa, Lilia Carolina Carneiro
Tiryaki, Gisele Ferreira
Resumo: Ofertar uma educação de qualidade requer condições materiais e humanas básicas para o funcionamento da escola e o uso eficiente dos insumos disponíveis. O objetivo deste artigo é identificar fatores exógenos à gestão escolar que impactam sobre a eficiência e qualidade das escolas municipais públicas da cidade de Salvador. Aplicou-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios aos dados da SAEB e do Censo Escolar 2019 para o 5° ano do ensino fundamental. No primeiro estágio, identificou-se que 29,2% das escolas são eficientes, evidenciando espaço para melhorias na gestão dos insumos considerados. No segundo estágio, os resultados da regressão Tobit mostram que o aumento na taxa de abandono, negligência em relação às atividades de casa e elevada carga horária docente reduz a eficiência nas escolas. Adicionalmente, os resultados sugerem que um maior nível socioeconômico não afeta a eficiência das escolas.
Abstract: Providing quality education requires basic material and human conditions for school functioning and the efficient use of available resources. The objective of this article is to identify factors exogenous to school management that impact the efficiency and quality of public municipal schools in the city of Salvador. The Data Envelopment Analysis (DEA) method was applied in two stages to data from SAEB and the 2019 School Census for the 5th grade of elementary school. In the first stage, it was identified that 29.2% of schools are efficient, highlighting room for improvement in the management of the inputs considered. In the second stage, the Tobit regression results show that increased dropout rates, neglect of homework, and high teaching hours reduce school efficiency. Furthermore, the results suggest that higher socioeconomic status does not affect school efficiency.
Palavras-chave: Eficiência técnica
Qualidade da educação
IDEB
Economia da educação
Educação - Municípios - Salvador - Bahia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Banco do Nordeste do Brasil
Sigla da Instituição: BNB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.61673/ren.2023.1384
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESKERESKI, Stefanie. et al. Eficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BA.pdf415,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.