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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PEDAGOGIA GRIÔ E CULTURA DAS INFÂNCIAS NO ENSINO DE TEATRO: SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO.
Título(s) alternativo(s): GRIÔ PEDAGOGY AND THE CULTURE OF CHILDHOODS IN THE TEACHING OF THEATER: ANCESTRAL KNOWLEDGE AND DECOLONIAL PRACTICES IN EDUCATION.
Autor(es): Santos, Mateus
Primeiro Orientador: Barreto, Cristiane Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Liz Novais
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, João Victor soares
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo, investiga os entrelaçamentos entre a Pedagogia Griô e a Cultura das Infâncias como práticas metodológicas no ensino de Teatro, na educação básica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com turmas do ensino fundamental I, no Subprojeto Artes/Teatro do Programa Residência Pedagógica, UFBA/CAPES. Com objetivo de compreender como práticas pedagógicas baseadas na oralidade, ancestralidade e ludicidade podem contribuir para uma educação sensível, antirracista e decolonial. Foram utilizadas enquanto procedimentos metodológicos: rodas de conversa, contação de histórias, jogos teatrais e criações cênicas coletivas. O referencial teórico inclui Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), dentre outros. Os resultados indicam que o ensino de Teatro, quando articulado às pedagogias da escuta e da infância, fortalece vínculos e promove transformações significativas no ambiente escolar.
Abstract: This Final Course Work, in article format, investigates the interconnections between Griô Pedagogy and Childhood Culture as methodological practices in the teaching of Theater, in basic education. The research, with a qualitative approach, was developed with elementary school I classes, in the Arts/Theater Subproject of the Pedagogical Residency Program, UFBA/CAPES. The objective was to understand how pedagogical practices based on orality, ancestry and playfulness can contribute to a sensitive, anti-racist and decolonial education. The following methodological procedures were used: conversation circles, storytelling, theater games and collective scenic creations. The theoretical framework includes Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), among others. The results indicate that the teaching of Theater, when articulated with the pedagogies of listening and childhood, strengthens bonds and promotes significant transformations in the school environment.
Palavras-chave: Pedagogia Griô
Cultura das Infâncias
Ensino de Teatro
Oralidade
Decolonialidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120
Data do documento: 21-Jul-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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