| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.creator | Santos, Mateus | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T11:51:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03 | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T11:51:50Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120 | - |
| dc.description.abstract | This Final Course Work, in article format, investigates the interconnections
between Griô Pedagogy and Childhood Culture as methodological practices in
the teaching of Theater, in basic education. The research, with a qualitative
approach, was developed with elementary school I classes, in the Arts/Theater
Subproject of the Pedagogical Residency Program, UFBA/CAPES. The objective
was to understand how pedagogical practices based on orality, ancestry and
playfulness can contribute to a sensitive, anti-racist and decolonial education.
The following methodological procedures were used: conversation circles,
storytelling, theater games and collective scenic creations. The theoretical
framework includes Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak
(2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina
Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira
(2019), among others. The results indicate that the teaching of Theater, when
articulated with the pedagogies of listening and childhood, strengthens bonds and
promotes significant transformations in the school environment. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia Griô | pt_BR |
| dc.subject | Cultura das Infâncias | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Teatro | pt_BR |
| dc.subject | Oralidade | pt_BR |
| dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| dc.subject.other | Griô Pedagogy | pt_BR |
| dc.subject.other | Culture of Childhood | pt_BR |
| dc.subject.other | Teaching of Theater | pt_BR |
| dc.subject.other | Orality | pt_BR |
| dc.subject.other | Decoloniality | pt_BR |
| dc.title | PEDAGOGIA GRIÔ E CULTURA DAS INFÂNCIAS NO ENSINO DE TEATRO: SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO. | pt_BR |
| dc.title.alternative | GRIÔ PEDAGOGY AND THE CULTURE OF CHILDHOODS IN THE TEACHING OF THEATER: ANCESTRAL KNOWLEDGE AND DECOLONIAL PRACTICES IN EDUCATION. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barreto, Cristiane Santos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0009-0006-2424-3404 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3979465154325416 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pinheiro, Liz Novais | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.br/9903082560436025 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, João Victor soares | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5391261082260056 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0007-3823-9235?lang=pt | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=13EDAEC483A3E4B94EF12FDEC0BC8F04# | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo, investiga os
entrelaçamentos entre a Pedagogia Griô e a Cultura das Infâncias como práticas
metodológicas no ensino de Teatro, na educação básica. A pesquisa, de
abordagem qualitativa, foi desenvolvida com turmas do ensino fundamental I, no
Subprojeto Artes/Teatro do Programa Residência Pedagógica, UFBA/CAPES.
Com objetivo de compreender como práticas pedagógicas baseadas na
oralidade, ancestralidade e ludicidade podem contribuir para uma educação
sensível, antirracista e decolonial. Foram utilizadas enquanto procedimentos
metodológicos: rodas de conversa, contação de histórias, jogos teatrais e
criações cênicas coletivas. O referencial teórico inclui Lílian Pacheco (2006), Luiz
Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021),
Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira
Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), dentre outros. Os resultados indicam que o
ensino de Teatro, quando articulado às pedagogias da escuta e da infância,
fortalece vínculos e promove transformações significativas no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAÚJO, Luiz Fernando. Ensino de teatro e criação na escola: uma prática
em processo. São Paulo: Cortez, 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo:
Cortez, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. 1996.
Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.
Diário Oficial da União, Brasília, 11 de mar. 2008. Seção 1, p. 2.
BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Contação de história: criação de
narrativas e oralidade. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de
Educação a Distância, 2021.
CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como
conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, p.
39-52, jan./dez. 2008.
DORSCH, H. Diasporizando a tradição: Griots e estudiosos no atlântico negro.
Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar, v. 10, n. 3, p. 1125-1156,
2020.
FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes
metodológicas inspiradas nas ensinagens da tradição do Candomblé Congo-
Angola. Salvador: Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2019.
FRIEDMANN, Adriana. A Arte de Brincar: Brincadeiras e jogos tradicionais. 6.
ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas
lutas por emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
HORTÉLIO, Lydia. Brincar: Uma linguagem de conhecimento. [S.l.: s.n.].
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, v. 10, n. 1, p.
71-88, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504
______Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.LEBLANC, Paola Barreto. Maré Capoeira. Brasil, 2005. Curta‑metragem
(14 min). Direção de Paola Barreto Leblanc. Rio de Janeiro: PB Filmes/
AR Produções.
LEITE, Felipe Cardoso; SOUZA, Valtair Augusto Firmino e; NOGUEIRA, Mateus
de Birtencourt; KLEIN, Ana Inez. A cultura griô e educação patrimonial:
tradição, história e pedagogia. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas
(UFPEL), 2022.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia
das Letras, 2019.
MACEDO, Eni de Lourdes Pinto. Educação e ancestralidade: caminhos afro-
brasileiros na escola. Salvador: Pallas, 2015.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e realidade,
2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos
Humanos. [S.l.], 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-
declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 15
abr. 2025.
PACHECO, Lílian. Pedagogia Griô: A reinvenção da roda da vida. 1. ed.
Lençóis, Bahia, 2006.
RANGEL, Sonia. Brincar é preciso. Caderno GIPE-CIT, n. 53, p. 10-14, 2025.
Salvador: Universidade Federal da Bahia. Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2891. Acesso em: 09 abr.
2025.
RÊGO, José Carlos Ferreira. Grãos da voz: Culturas da Infância e Oralidade
Performativa. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, ano 28, n. 53, p. 48–80, 2024.
Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2891.
Acesso em: 28 maio 2025.
SANTOS, Regina. Brincar é ancestral: Educação, infância e tradição oral. Rio
de Janeiro: Wak Editora, 2016.
SANTOS, Toni Edson Costa. Negros pingos nos “is”: djeli na África ocidental;
griô como transcriação; e oralidade como possível pular da cena negra. Revista
Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 157-173, jul. 2015.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
TARJA BRANCA: A revolução que faltava. Direção: Cacau Rhoden. Produção:
Maria Farinha Filmes. Brasil, 2014. 80 min. Documentário.VELOSO, Jorge das Graça. Brincando e cantando na encantaria das
infâncias. Caderno GIPE-CIT, n. 53, p. 15-19, 2025. Salvador: Universidade
Federal da Bahia. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-
cit/issue/view/2891. Acesso em: 09 abr. 2025. | pt_BR |
| dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.course | LICENCIATURA EM TEATRO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|