Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mateus-
dc.date.accessioned2025-10-03T11:51:50Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-03T11:51:50Z-
dc.date.issued2025-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43120-
dc.description.abstractThis Final Course Work, in article format, investigates the interconnections between Griô Pedagogy and Childhood Culture as methodological practices in the teaching of Theater, in basic education. The research, with a qualitative approach, was developed with elementary school I classes, in the Arts/Theater Subproject of the Pedagogical Residency Program, UFBA/CAPES. The objective was to understand how pedagogical practices based on orality, ancestry and playfulness can contribute to a sensitive, anti-racist and decolonial education. The following methodological procedures were used: conversation circles, storytelling, theater games and collective scenic creations. The theoretical framework includes Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), among others. The results indicate that the teaching of Theater, when articulated with the pedagogies of listening and childhood, strengthens bonds and promotes significant transformations in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Griôpt_BR
dc.subjectCultura das Infânciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Teatropt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subject.otherGriô Pedagogypt_BR
dc.subject.otherCulture of Childhoodpt_BR
dc.subject.otherTeaching of Theaterpt_BR
dc.subject.otherOralitypt_BR
dc.subject.otherDecolonialitypt_BR
dc.titlePEDAGOGIA GRIÔ E CULTURA DAS INFÂNCIAS NO ENSINO DE TEATRO: SABERES ANCESTRAIS E PRÁTICAS DECOLONIAIS NA EDUCAÇÃO.pt_BR
dc.title.alternativeGRIÔ PEDAGOGY AND THE CULTURE OF CHILDHOODS IN THE TEACHING OF THEATER: ANCESTRAL KNOWLEDGE AND DECOLONIAL PRACTICES IN EDUCATION.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Cristiane Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0006-2424-3404pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979465154325416pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Liz Novais-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9903082560436025pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, João Victor soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391261082260056pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-3823-9235?lang=ptpt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=13EDAEC483A3E4B94EF12FDEC0BC8F04#pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo, investiga os entrelaçamentos entre a Pedagogia Griô e a Cultura das Infâncias como práticas metodológicas no ensino de Teatro, na educação básica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com turmas do ensino fundamental I, no Subprojeto Artes/Teatro do Programa Residência Pedagógica, UFBA/CAPES. Com objetivo de compreender como práticas pedagógicas baseadas na oralidade, ancestralidade e ludicidade podem contribuir para uma educação sensível, antirracista e decolonial. Foram utilizadas enquanto procedimentos metodológicos: rodas de conversa, contação de histórias, jogos teatrais e criações cênicas coletivas. O referencial teórico inclui Lílian Pacheco (2006), Luiz Rufino (2018), Ailton Krenak (2019), Nayara Macedo Barbosa de Brito (2021), Lydia Hortélio (2021), Marina Marcondes Machado (2010), José Carlos Ferreira Rêgo (2024), Tássio Ferreira (2019), dentre outros. Os resultados indicam que o ensino de Teatro, quando articulado às pedagogias da escuta e da infância, fortalece vínculos e promove transformações significativas no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Luiz Fernando. Ensino de teatro e criação na escola: uma prática em processo. São Paulo: Cortez, 2012. BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. 1996. Seção 1, p. 27833. BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de mar. 2008. Seção 1, p. 2. BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Contação de história: criação de narrativas e oralidade. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2021. CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, p. 39-52, jan./dez. 2008. DORSCH, H. Diasporizando a tradição: Griots e estudiosos no atlântico negro. Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar, v. 10, n. 3, p. 1125-1156, 2020. FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes metodológicas inspiradas nas ensinagens da tradição do Candomblé Congo- Angola. Salvador: Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2019. FRIEDMANN, Adriana. A Arte de Brincar: Brincadeiras e jogos tradicionais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. HORTÉLIO, Lydia. Brincar: Uma linguagem de conhecimento. [S.l.: s.n.]. RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504 ______Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.LEBLANC, Paola Barreto. Maré Capoeira. Brasil, 2005. Curta‑metragem (14 min). Direção de Paola Barreto Leblanc. Rio de Janeiro: PB Filmes/ AR Produções. LEITE, Felipe Cardoso; SOUZA, Valtair Augusto Firmino e; NOGUEIRA, Mateus de Birtencourt; KLEIN, Ana Inez. A cultura griô e educação patrimonial: tradição, história e pedagogia. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), 2022. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MACEDO, Eni de Lourdes Pinto. Educação e ancestralidade: caminhos afro- brasileiros na escola. Salvador: Pallas, 2015. MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e realidade, 2010. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [S.l.], 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601- declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 15 abr. 2025. PACHECO, Lílian. Pedagogia Griô: A reinvenção da roda da vida. 1. ed. Lençóis, Bahia, 2006. RANGEL, Sonia. Brincar é preciso. Caderno GIPE-CIT, n. 53, p. 10-14, 2025. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2891. Acesso em: 09 abr. 2025. RÊGO, José Carlos Ferreira. Grãos da voz: Culturas da Infância e Oralidade Performativa. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, ano 28, n. 53, p. 48–80, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2891. Acesso em: 28 maio 2025. SANTOS, Regina. Brincar é ancestral: Educação, infância e tradição oral. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016. SANTOS, Toni Edson Costa. Negros pingos nos “is”: djeli na África ocidental; griô como transcriação; e oralidade como possível pular da cena negra. Revista Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 157-173, jul. 2015. SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008. TARJA BRANCA: A revolução que faltava. Direção: Cacau Rhoden. Produção: Maria Farinha Filmes. Brasil, 2014. 80 min. Documentário.VELOSO, Jorge das Graça. Brincando e cantando na encantaria das infâncias. Caderno GIPE-CIT, n. 53, p. 15-19, 2025. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe- cit/issue/view/2891. Acesso em: 09 abr. 2025.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia Griô e Cultura das Infancias no ensino de Teatro.pdfTrabalho de conclusão de curso669,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.