https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43106| metadata.dc.type: | Dissertação |
| Título : | Integrando os estilos de uso do espaço virtual dos estudantes e a formação acadêmica na educação superior a distância |
| Otros títulos : | Integrating students’ styles of virtual space usage and academic training in distance higher education |
| metadata.dc.creator: | Silva, Antonia Lúcia Sousa |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Santo, Eniel do Espírito |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Siqueira, Ivan Cláudio Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Adriano Dantas de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Barros, Daniela Melaré Vieira |
| metadata.dc.description.resumo: | Considerando que as pessoas aprendem de diferentes formas, torna-se fundamental compreender os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes para planejar estratégias pedagógicas mais personalizadas e eficazes. Nesse contexto, a abordagem teórica dos estilos de uso do espaço virtual permite explorar como os estudantes utilizam interfaces digitais e aplicativos no planejamento acadêmico e na busca de informações, promovendo uma integração mais significativa com as práticas educacionais. Este estudo teve como objetivo analisar a integração entre os recursos didático-pedagógicos utilizados na formação acadêmica e os estilos de uso do espaço virtual dos estudantes matriculados no componente curricular Fundamentos da Educação Digital, do curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, modalidade a distância, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, visando à proposição de práticas tutoriais promotoras das aprendizagens. A pesquisa foi conduzida como um estudo de campo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Contemplaram-se, como técnica de produção de dados, estratégias da pesquisa documental, utilizando dados das respostas dos estudantes nas atividades avaliativas registradas no ambiente virtual do componente curricular objeto de estudo. Para tratar os dados coletados, empregou-se o método hermenêutico-dialético descrito por Minayo (2008), com o auxílio do software Atlas TI. Como base teórica, o estudo discute estilos de aprendizagem, estilos de uso do espaço virtual, espaços virtuais emergentes, aplicações da inteligência artificial generativa na EaD e o ecossistema virtual de aprendizagem. Os resultados da pesquisa revelaram que mapear os estilos de uso do espaço virtual dos estudantes em cursos a distância é essencial para a melhoria do planejamento de estratégias diversificadas, permitindo que professores e tutores atendam tanto os estilos menos desenvolvidos quanto os mais predominantes, promovendo uma formação acadêmica mais integrada e personalizada. |
| Resumen : | Considering that people learn in different ways, it is essential to understand the various learning styles of students to plan more personalized and effective teaching strategies. In this context, the theoretical approach to styles of virtual space usage enables an exploration of how students utilize digital interfaces and applications in academic planning and information seeking, fostering more meaningful integration with educational practices. This study aimed to analyze the integration between the didactic-pedagogical resources used in academic training and the styles of virtual space usage among students enrolled in the curricular component Fundamentals of Digital Education, part of the Specialization in Technologies and Open and Digital Education distance learning program at the Federal University of Recôncavo of Bahia. The goal was to propose tutorial practices that promote learning. The research was conducted as an exploratory and descriptive field study with a qualitative and applied approach. Data production techniques included documental research strategies, utilizing students' responses in evaluative activities recorded in the virtual environment of the curricular component under study. To process the collected data, the hermeneutic-dialectic method described by Minayo (2008) was employed, with the support of Atlas TI software. Theoretical foundations discussed in the study include learning styles, styles of virtual space usage, emerging virtual spaces, applications of generative artificial intelligence in distance learning (EaD), and the virtual learning ecosystem. The research results revealed that mapping students’ styles of virtual space usage in distance learning courses is crucial for improving the planning of diversified strategies, enabling teachers and tutors to address both less developed and more predominant styles, thus promoting more integrated and personalized academic training. |
| Palabras clave : | Estilos de aprendizagem Estilos de uso do espaço virtual Educação a distância Educação superior Formação acadêmica Atividades didático-pedagógicas |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal do Estado da Bahia |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43106 |
| Fecha de publicación : | 30-abr-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGEISU) |
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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