Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Desigualdade de oportunidades educacionais: influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil
Otros títulos : Inequality of educational opportunities: influence of childhood circumstances on school performance in Brazil
metadata.dc.creator: Araújo, Sabrina Martins de
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
metadata.dc.description.resumo: Este artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5° ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circunstâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e olhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional.
Resumen : This article analyzes how childhood circumstances explain the educational outcome in Brazil, for students in the 5th year of elementary school. System of Assessment for Basic Education (Saeb) 2017 data were used and, as empirical strategy, the generalized additive model (GAM) of Hastie and Tibshirani (1986; 1987; 1990) and the inequality of opportunities index (IOP) of Ferreira and Gignoux (2014). It was found that the better the set of opportunities, the greater the school performance. The decomposition of the IOP reveals the importance of new variables of circumstances related to cultural habits, the relationship between parents and children, and the school, for the inequality of educational opportunity.
Palabras clave : Ensino fundamental
Circunstâncias da infância
Desigualdade de oportunidades
Economia da educação
Desempenho educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.publisher.initials: IPEA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n3art6
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARAÚJO, Sabrina Martins. et al. Desigualdade de oportunidades educacionais. Influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil.pdf656,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.