https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088| metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
| Título : | Desigualdade de oportunidades educacionais: influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil |
| Otros títulos : | Inequality of educational opportunities: influence of childhood circumstances on school performance in Brazil |
| metadata.dc.creator: | Araújo, Sabrina Martins de Andrade, Cláudia Sá Malbouisson Souza, Wallace Patrick Santos de Farias |
| metadata.dc.description.resumo: | Este artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5° ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circunstâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e olhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional. |
| Resumen : | This article analyzes how childhood circumstances explain the educational outcome in Brazil, for students in the 5th year of elementary school. System of Assessment for Basic Education (Saeb) 2017 data were used and, as empirical strategy, the generalized additive model (GAM) of Hastie and Tibshirani (1986; 1987; 1990) and the inequality of opportunities index (IOP) of Ferreira and Gignoux (2014). It was found that the better the set of opportunities, the greater the school performance. The decomposition of the IOP reveals the importance of new variables of circumstances related to cultural habits, the relationship between parents and children, and the school, for the inequality of educational opportunity. |
| Palabras clave : | Ensino fundamental Circunstâncias da infância Desigualdade de oportunidades Economia da educação Desempenho educacional |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada |
| metadata.dc.publisher.initials: | IPEA |
| metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.38116/ppe52n3art6 |
| URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088 |
| Fecha de publicación : | 2022 |
| Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FCE) |
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARAÚJO, Sabrina Martins. et al. Desigualdade de oportunidades educacionais. Influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil.pdf | 656,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.