Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Sabrina Martins de-
dc.creatorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.creatorSouza, Wallace Patrick Santos de Farias-
dc.date.accessioned2025-09-30T14:53:59Z-
dc.date.available2025-09-30T14:53:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn2237-2091pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43088-
dc.description.abstractThis article analyzes how childhood circumstances explain the educational outcome in Brazil, for students in the 5th year of elementary school. System of Assessment for Basic Education (Saeb) 2017 data were used and, as empirical strategy, the generalized additive model (GAM) of Hastie and Tibshirani (1986; 1987; 1990) and the inequality of opportunities index (IOP) of Ferreira and Gignoux (2014). It was found that the better the set of opportunities, the greater the school performance. The decomposition of the IOP reveals the importance of new variables of circumstances related to cultural habits, the relationship between parents and children, and the school, for the inequality of educational opportunity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.relation52pt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa e Planejamento Econômicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCircunstâncias da infânciapt_BR
dc.subjectDesigualdade de oportunidadespt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho educacionalpt_BR
dc.subject.otherElementary schoolpt_BR
dc.subject.otherChildhood circumstancespt_BR
dc.subject.otherInequality of opportunitiespt_BR
dc.subject.otherEducation economicspt_BR
dc.subject.otherEducational performancept_BR
dc.titleDesigualdade de oportunidades educacionais: influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeInequality of educational opportunities: influence of childhood circumstances on school performance in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsIPEApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage161pt_BR
dc.citation.epage207pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.38116/ppe52n3art6pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa como as circunstâncias da infância explicam o resultado educacional para alunos do 5° ano do ensino fundamental no Brasil. Utilizaram-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e, como estratégia empírica, o generalized additive model (GAM) de Hastie e Tibshirani (1986; 1987; 1990) e o índice de desigualdade de oportunidades (IOP) de Ferreira e Gignoux (2014). Verificou-se que, quanto melhor o conjunto de oportunidades, maior o desempenho escolar. A decomposição do IOP revela a importância de novas variáveis de circunstâncias relativas aos hábitos culturais, à relação entre pais e olhos, e à escola, para a desigualdade de oportunidade educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Sabrina Martins. et al. Desigualdade de oportunidades educacionais. Influência das circunstâncias da infância no desempenho escolar no Brasil.pdf656,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.