Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43042
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Título: Dobras: procedimentos poéticos para ações danças político afetivas
Autor(es): Brandão, Ana Beatriz Henriques
Primeiro Orientador: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee3: Tridapalli, Gladistoni dos Santos
Resumo: “Dobras: procedimentos poéticos para ações danças político afetivas” é uma constelação articulada de dobras, vincos e reentrâncias, feitas de histórias, afetos e espaços, que acumula reflexões e exercícios filosóficos construídos acerca de uma experiência de criação em dança que se interessa por ações que co-movem assuntos sobre nós - eu, você, “o outro” - encontros acidentais ou propositais e os encantamentos e estranhamentos que esses encontros provocam. Essa produção criativa implicada, em formato de caderno de artista (impresso e online), busca contribuir com o debate e confluência entre arte, movimento e coletividade; assim como colaborar na construção de espaços dialógicos de complexidade política, compreendendo o desenvolvimento de procedimentos artísticos como possíveis tecnologias sociais – ferramentas de convívio. As dobras e desdobramentos das páginas dessa produção se debruçaram em características reincidentes de quatro trabalhos artísticos autorais da artista e autora desta pesquisa - “Dobra, uma dança origami”; “CAVALAS”; “O Abacaxi” ou “Suco da Revolta”; e #dançafaxina - desenvolvidos entre 2013 e 2023, no trânsito entre São Paulo e Salvador, em contextos de coletividades temporárias de artistas de linguagens diversificadas, mas sobretudo nas artes da cena e na dança. Esses trabalhos artísticos foram investigados por meio da ativação das obras em diferentes contextos, da crítica de processo, de uma interpretação cartográfica e de uma escrita de livre associação de ideias. Essa pesquisa é uma produção criativa em forma de caderno de artista com quatro livretos que se dobram sobre si mesmos contendo dois outros livrinhos: uma fanzine que também é poster; e um livrinho de muitas pequenas dobras, nomeado aqui como livreto minhoca, compartilhando procedimentos de criação.
Abstract: “Folds: Poetic Procedures for Political Affective Actions Dances” is an articulated constellation of folds, creases and indentations, made of stories, affections and spaces. The purpose is to gather reflections and philosophical exercises built around an experience of creation in dance concerned with actions that co-move issues about ourselves – about me, about you, about “the other” – actions involved in accidental or intentional encounters, and no less the enchantments and strangeness provoked by these those encounters. In the implied creative production, in the format of an artist’s notebook (printed and online), we seek to contribute to the debate and confluence between art, movement and collectivity; we also wish to collaborate in the construction of dialogic spaces of political complexity, as we understand the development of artistic procedures as possible social technologies – tools for coexistence. The folding and unfolding of the pages of the present production focused on the recurring characteristics of four original artistic works produced by the artist and author of this investigation - “Fold, an origami dance”; “CAVALAS (Horses)”; “O Abacaxi” or “Suco da Revolta (Rebellion Juice)”; and #dançafaxina (cleaning dance) - developed between 2013 and 2023, in transit between São Paulo and Salvador. All the products were developed in the context of temporary collectives of artists involved with different artistic languages, mainly of the performing arts or of dance. The investigation of the artistic production was carried out through the activation of the works in different contexts, through process criticism, through cartographic interpretation as well as through the writing of the free association of ideas. The present research is a creative production in the form of an artist's notebook composed of four booklets that fold over themselves, and which contain two other small booklets: a fanzine that is also a poster and a small book with many small folds, called here the worm booklet. The artist’s notebook shar creative procedures.
Palavras-chave: Dança
Dobra
Procedimentos poéticos em dança
Dialogia
Convívio e criação
Artes cênicas
Dança
Dança- Filosofia
Criação (Literária, artística, etc.)
Performance (Arte.)
Sentidos e sensações na arte
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43042
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ana brandao_dobras_reunido_2025.pdfTrabalho de Conclusão de Curso65,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.