https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42964| Tipo: | Tese |
| Título: | Quem sabe de si, não se subjuga: autoinscrições e resistência ontológica nas narrativas das(os) estudantes da EJA de Vila de Abrantes (2017-2024) |
| Título(s) alternativo(s): | THOSE WHO KNOW THEMSELVES DO NOT SUBJUGATE THEMSELVES: SELF-INSCRIPTIONS AND ONTOLOGICAL RESISTANCE IN THE NARRATIVES OF EJA STUDENTS IN VILA DE ABRANTES (2017- |
| Autor(es): | SANTANA, Elisângela Oliveira de |
| Primeiro Orientador: | MONIZ, Elias Alfama Vaz |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Moniz, Elias Alfama Vaz |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jamile Borges da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Tavares, Fernando Jorge Pina Tavares |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Jesus, Leandro Santos Bulhões de |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Conceição, Juvenal de Carvalho |
| Resumo: | A presente investigação resulta da prática pedagógica desenvolvida no Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes (CETIVA), por meio da produção de narrativas autobiográficas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Oficina de Escrita Coletiva (2017–2019), realizada entre 2017 e 2019, teve como objetivo fomentar o protagonismo e o empoderamento das/os educandas/os, valorizando suas identidades, saberes e memórias, em consonância com uma proposta de educação antirracista, comprometida com a alteridade e a diversidade. Em 2024, a pesquisa incorporou o dispositivo de entrevista narrativa, complementando a análise das experiências individuais e fortalecendo a compreensão das trajetórias de resistência ontológica das/os educandas/os. O estudo busca analisar as experiências das estudantes da EJA, com ênfase em mulheres afrodescendentes e trabalhadoras domésticas, a partir de suas narrativas autobiográficas, considerando como, por meio das práticas de autoinscrição, essas sujeitas denunciam experiências de desumanização e reivindicam sua humanidade. A interpretação do corpus fundamenta-se em estudos autobiográficos em educação e epistemologias pós-coloniais, articulando as categorias de biografização (Delory-Momberger), autoinscrição (Mbembe) e escrevivência (Evaristo), entendidas como expressões de resistência ontológica, autoemancipação e reexistência de subjetividades marginalizadas diante do altericídio e epistemicídio empreendidos por engenharias coloniais, neocoloniais e neoliberais de subalternização e desumanização. |
| Abstract: | This research results from the pedagogical practice developed at the Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes (CETIVA) through the production of autobiographical narratives in Adult and Youth Education (EJA). The Collective Writing Workshop (2017–2019), carried out between 2017 and 2019, aimed to foster the protagonism and empowerment of the students, valuing their identities, knowledge, and memories, in line with an anti-racist education proposal committed to alterity and diversity. In 2024, the study incorporated the narrative interview device, complementing the analysis of individual experiences and strengthening the understanding of the students’ ontological resistance trajectories. The study seeks to analyze the experiences of EJA students, with an emphasis on Afro-descendant women and domestic workers, based on their autobiographical narratives, considering how, through self-inscription practices, these subjects denounce experiences of dehumanization and claim their humanity. The corpus interpretation is grounded in autobiographical studies in education and postcolonial epistemologies, articulating the categories of biographization (Delory-Momberger), self-inscription (Mbembe), and escrevivência (Evaristo), understood as expressions of ontological resistance, self-emancipation, and the re-existence of marginalized subjectivities in the face of altericide and epistemicide enacted by colonial, neocolonial, and neoliberal mechanisms of subalternization and dehumanization. |
| Palavras-chave: | Educação antirracista Autoinscrições Resistência ontológica Educação de Jovens e Adultos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42964 |
| Data do documento: | 23-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PÓS-AFRO) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Elisângela Oliveira de Santana.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.