https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42956| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A colagem digital e a fabulação no processo artístico da série memória e herança: album de família |
| Título(s) alternativo(s): | Digital collage and critical fabulation in the artistic process of the series memory and heritage: family album |
| Autor(es): | Dias, Rynnard Milton Alves |
| Primeiro Orientador: | Oliva, Edgard |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliva Junior, Edgard Mesquita |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Ramalho, Fabio Allan Mendes |
| Resumo: | Esta dissertação investiga o processo criativo da série Memória e Herança: Álbum de Família, que utiliza colagens digitais para ressignificar fotografias do século XIX de pessoas negras, oriundas dos estúdios de Alberto Henschel e Marc Ferrez. A produção original desses fotógrafos é analisada por consolidar estratégias coloniais de tipificação e exotificação. A colagem é discutida a partir de um percurso teórico que abrange conceitos como fotomontagem, montagem cinematográfica, arte da apropriação e processos de digitalização de acervos, conforme proposto por Sayão. A fabulação crítica, metodologia desenvolvida por Saidiya Hartman, é central para articular a pesquisa histórica à criação poética. O conceito de encruzilhada e cruzo, desenvolvido por Leda Maria Martins e Luiz Rufino, é abordado com o intuito de interpretar a colagem como um espaço de convergência e multiplicidade de sentidos. São referenciadas obras de artistas como Rosana Paulino, Yhuri Cruz, Gê Viana, Silvana Mendes, Herbert Amorim e Karina Nery, que dialogam com a temática. Os capítulos finais detalham o processo de criação da série, incluindo a construção de visualidades inspiradas no cotidiano e nas memórias da infância. Apresenta-se a síntese dos textos que compõem o catálogo da exposição, além de um panorama das entrevistas realizadas com artistas como Del Nunes, Senegâmbia, Letícia Pantoja, Astronauta de Mármore e Moara Tupinambá, abordando temas como a inserção da colagem digital no circuito da arte e o uso da inteligência artificial. |
| Abstract: | This dissertation explores the creative process behind the series Memory and Heritage: Family Album, which uses digital collages to reframe 19th-century photographs of Black individuals from the studios of Alberto Henschel and Marc Ferrez. The original production of these photographers is analyzed for having crystallized colonial strategies of typification and exotification. The collage technique is approached through a theoretical framework that includes concepts such as photomontage, cinematic montage, appropriation art, and the digitization of archives, as discussed by Sayão. Critical fabulation, a methodology developed by Saidiya Hartman, plays a central role in linking historical research with poetic creation. The concept of the Encruzilhada and cruzo, developed by Leda Maria Martins and Luiz Rufino, positions collage as a space of convergence and multiple meanings. Artists such as Rosana Paulino, Yhuri Cruz, Gê Viana, Silvana Mendes, Herbert Amorim, and Karina Nery are referenced for their work in dialogue with these themes. The final chapters detail the creation process of the series, including the construction of visualities inspired by everyday life and childhood memories. The dissertation presents a synthesis of the texts included in the exhibition catalog, along with a summary of interviews conducted with artists such as Del Nunes, Senegâmbia, Letícia Pantoja, Astronauta de Mármore, and Moara Tupinambá, addressing topics such as the presence of digital collage in the contemporary art circuit and the use of artificial intelligence. |
| Palavras-chave: | Colagem digital Processos de criação Fabulação crítica Fotografia |
| CNPq: | Artes Visuais Fotografia CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42956 |
| Data do documento: | 24-Jul- 24 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rynnard - A Colagem Digital e Fabulação.pdf | 5,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.