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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42842
Tipo: Tese
Título: QUADRILHA JUNINA ESTILIZADA: ESPETACULARIDADE E RESISTÊNCIA EM FEIRA DE SANTANA - BA
Autor(es): SILVEIRA, Ila Nunes
Primeiro Orientador: COUTINHO, Denise
metadata.dc.contributor.referee1: COUTINHO, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: COSTA, Eliene Benício Amâncio
metadata.dc.contributor.referee3: SILVA, Hebe Alves
metadata.dc.contributor.referee4: CHIANCA, Luciana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: OLIVEIRA, Clóvis Frederico Ramaiana Moraes
Resumo: “Cinco, seis, sete, oito e...” Esta é a sequência inicial para o corpo brincante de quadrilha junina começar a mover-se. Ritmo e tempo se entrelaçam para dançar uma história. Vibrando na mesma frequência, esta tese percorre rastros da história de quadrilhas juninas estilizadas de Feira de Santana, analisando tempos e contratempos no período de 1988 até 2025. “Marcou, surfou, girou. Olhe o alinhamento!”. Os passos coreográficos seguem compreendidos como espetacularidade e resistência. Espetacularidade, estado ritual de um corpo coletivo que se coloca diante do olhar do outro em fruição. Resistência, estado de corpo que, na preservação do ritual coletivo, movimenta-se em constante criação transformadora. “Olhe o túnel”. No passo, para chegar onde queremos: mapear as quadrilhas juninas de Feira; reconhecer sua história de fundação, trajetória e dificuldades; identificar ações criativas que contribuem para sua manutenção e existência. “Quadrilha, êêêêê!”. Para a compreensão da identidade cultural, quem orienta o passo teóricometodológico é a etnocenologia. “Olha a grande roda” seguindo na reconstrução de um tempo-lugar. A experiência como brincante, de mãos dadas com narrativas de seis artistas quadrilheiros/as, anuncia o fluxo de surgimento e o término de algumas quadrilhas juninas, de festivais que aconteciam e acontecem na cidade, nomes de pessoas que faziam e fazem as quadrilhas realizarem espetáculos, o papel desempenhado pelas associações, entidades públicas e privadas no apoio a essa cultura popular e estratégias criadas pelas próprias quadrilhas para continuar existindo. “Despedindo do público” e dançando para o final deste espetáculo. Narrativas de tantas vozes brincantes já ecoam para o registro histórico das quadrilhas juninas de Feira de Santana. Esses registros desejam ser material crítico a contribuir para assegurar a permanência da quadrilha junina enquanto cultura estético-política, com função social e pedagógica. No frenesi de quem suou dançando, os movimentos da tradição se ampliam para a criação e manutenção de políticas culturais que reconheçam os direitos de permanência das quadrilhas juninas.
Abstract: “Five, six, seven, eight and…” This is the initial sequence for the playing body of the quadrilha junina to start moving. At this moment, rhythm and time intertwine to dance a story. Vibrating at the same frequency, this thesis explores the history of the stylized quadrilha juninas of Feira de Santana, analyzing times and setbacks from 1988 to 2025. “It marked, it surfed, it spun. Look at the alignment!”. Choreographic steps follow spectacularity and resistance. Spectacularity, state of body that stands before the gaze of the other. Resistance, state of body in constant transformative creation. “Look at the tunnel”. In the path to get to where we want to go: to map the quadrilha juninas from 1988 to 2025; to know about their founding history, trajectory and possible end; to identify creative actions that contribute to their maintenance and survival. “Quadrilha, êêêêê!”. To understand cultural identity, that guides steps theorical-methodological is ethnocenology. “Look at the big wheel” following in the reconstruction of a time-place. The experience as brincante, hand in hand with the memories and narratives of six quadrilha junina’s artists, will announce the emergence and end of some quadrilhas, the festivals that happened e happen in the city, names of people who did and doing quadrilhas performs the shows, the role played by associations, public and private entities in supporting this popular culture and the strategies created by the quadrilhas themselves to continue existing. “Saying goodbye to the public” and dancing towards the end of this show. Narratives of so many brincantes voices already echo in the historical record of quadrilhas juninas in Feira de Santana. These records are critical material to help ensures the permanece of the quadrilha junina as an aesthetic-political culture, with a social and pedagogical function. In the frenzy of those who sweated while dancing, the movements of tradition expand to the creation of cultural policies that recognize the rights of the permanence of the quadrilhas juninas.
Palavras-chave: Quadrilha junina estilizada;
Espetacularidade;
Resistência;
Etnocenologia;
Artes Cênicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42842
Data do documento: 11-Jun-2025
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

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