Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42796
Tipo: Dissertação
Título: Cenivivências: performances e poéticas negras nos processos criativos do Coletivo TEIA
Título(s) alternativo(s): Cenivivências: Black performances and poetics in the creative processes of the Coletivo TEIA
Autor(es): Ribeiro, Igor Cardoso
Cardoso Ribeiro, Igor
Primeiro Orientador: Serrano, Leonardo Sebiane
metadata.dc.contributor.referee1: Serrano, Leonardo José Sebiane
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Cíntia Guedes
Resumo: Essa dissertação busca refletir sobre os processos criativos do Coletivo TEIA – Teatro Experimental Interdisciplinar Amador e suas imbricações estéticas engendradas a partir das performances de corporeidades negras. Evidenciar o TEIA como um espaço-tempo de experimentação artística negra emancipadora e discutir como as corporeidades negras integrantes fundam a poética do grupo a partir da performance. Bem como, elaborar sobre a forma que o grupo utiliza perspectivas epistemológicas contemporâneas de prática e pesquisa em artes em articulação com cosmologias africanas e afro-brasileiras para consubstanciar suas práticas. O escopo metodológico da pesquisa evoca e se utiliza da Análise de Processos Criativos, da Abordagem Somático-Performativa e das Escrevivências, se debruçando sobre as experimentações do coletivo na tentativa de elucubrar como os processos criativos do Coletivo TEIA, na aplicação de práticas afrorreferenciadas e somático-performativas, podem contribuir para a emancipação de corporeidades negras na experimentação artística. Todas experimentações artísticas do Coletivo são pautadas pelas vivências dos participantes, memórias que são extraídas do corpo em exercícios disparadores, revelando os gestos do corpo negro em performance. A partir da prática reflexiva, algumas chaves conceituais se aproximam na elaboração teórica do grupo, uma das principais é a noção de “corpo-documento”, que traz o corpo negro como o grande receptáculo das histórias do povo afrodiaspórico, registros que são revelados na performance, na qual o principal disparador e fundamento é o movimento. Outro importante conceito que se apresentou foi o de “Escrevivências”, que remonta à criação narrativa, uma poética que entrelaça história, memória e experiência, a tradução ficcional das nossas vivências. Noção que inspirou o termo Cenivivências, que dá nome a nossos processos criativos. Compreendemos as Cenivivências como processos de criação cênica que partem da/para uma dramaturgia corporal negra, num processo coletivo-subjetivo, considerando corpo, condição e experiência como os principais elementos para nossa criação artística.
Abstract: This dissertation seeks to reflect on the creative processes of the TEIA Collective – Amateur Interdisciplinary Experimental Theater and its aesthetic interweaving, engendered through the performances of Black corporealities. It highlights TEIA as a space-time for emancipatory Black artistic experimentation and discusses how the Black corporealities that comprise it inform the group's poetics through performance. It also explores how the group utilizes contemporary epistemological perspectives on artistic practice and research in conjunction with African and Afro-Brazilian cosmologies to inform its practices. The research's methodological scope evokes and utilizes the analysis of creative processes, the Somatic-Performative Approach, and writing experiences, examining the collective's experiments in an attempt to elucidate how the TEIA Collective's creative processes, through the application of Afro-referenced and somatic-performative practices, can contribute to the emancipation of Black corporealities in artistic experimentation. All of the Collective's artistic experiments are guided by the participants' experiences, memories extracted from the body in triggering exercises, revealing the gestures of the Black body in performance. Based on reflective practice, some conceptual keys converge in the group's theoretical development, one of the main ones being the notion of "document-body," which presents the Black body as the great receptacle for the stories of the Afro-diasporic people, records that are revealed in performance, in which the main trigger and foundation is movement. Another important concept presented was "Escrevivências," which harks back to narrative creation, a poetics that intertwines history, memory, and experience, the fictional translation of our experiences. This notion inspired the term Cenivivências, which gives its name to our creative processes. We understand Cenivivências as processes of scenic creation that originate from/for a Black body dramaturgy, in a collective-subjective process, considering body, condition, and experience as the main elements of our artistic creation.
Palavras-chave: Corpo-documento
experimentação cênica
corporeidades negras
performance negra
poética negra
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: Ribeiro, Igor Cardoso. Cenivivências: performances e poéticas negras nos processos criativos do Coletivo TEIA. 105 f. il. 2025. Dissertação (Mestrado) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42796
Data do documento: 24-Abr-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Igor Cardoso Ribeiro.pdf
  Until 2027-08-27
Dissertação de Mestrado - Igor Cardoso Ribeiro3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.