https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42741| Tipo: | Tese |
| Título: | Game codesign como estratégia pedagógica para a educação infantil: uma proposta inspirada no design de interação semioparticipativo. |
| Título(s) alternativo(s): | Game codesign as a pedagogical strategy for early childhood education: a proposal inspired by semioparticipatory interaction design. |
| Autor(es): | Diego, Zabot |
| Primeiro Orientador: | Matos, Ecivaldo de Souza |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Matos, Ecivaldo de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Debora Nice Ferrari |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Rodrigo Rocha Gomes e |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Falcão, Taciana Pontual da Rocha |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Sena, André Luis Sousa |
| Resumo: | Diante dos desafios do mundo contemporâneo, cresce a demanda por práticas pedagógicas que estimulem habilidades contemporâneas como criatividade, criticidade, autonomia e colaboração desde os primeiros anos da escolarização, algo que pode ser potencializado pela Computação Aplicada. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça esse compromisso ao propor, na Educação Infantil, experiências que favoreçam a construção de sentidos, a expressão pessoal e a interação social nos Campos de Experiência, por meio de elementos tangentes à Computação. Inserida nesse cenário, nesta pesquisa investigou-se a prática de Game Codesign, inspirada no Design de Interação, como estratégia pedagógica voltada à Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de habilidades contemporâneas por meio dos Campos de Experiência da BNCC. A proposta fundamenta-se em uma abordagem de design de interação semioparticipava (SPIDe), que articula princípios da Engenharia Semiótica e do Design Participativo, promovendo envolvimento das crianças como coautoras na criação de jogos e brincadeiras, valorizando suas múltiplas linguagens e formas de expressão. A metodologia envolveu revisão narrativa da literatura, análises teóricas, etapas dedutivas (modelagem) de concepção e adaptação da estratégia para a Educação Infantil; além de avaliação por especialistas nas áreas de Interação Humano-Computador, Game Design e Educação Infantil. Esses procedimentos fundamentaram a construção interativa de uma proposta de Game Codesign estruturada em seis momentos, concebida como uma estratégia pedagógica alinhada aos Campos de Experiência da BNCC. |
| Abstract: | Faced with the challenges of the contemporary world, there is an increasing demand for pedagogical practices that foster contemporary skills such as creativity, critical thinking, autonomy, and collaboration from the earliest years of schooling — something that can be enhanced through Applied Computing. The Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) reinforces this commitment by proposing, in Early Childhood Education, experiences that promote the construction of meaning, personal expression, and social interaction within the Fields of Experience (Campos de Experiência), through elements related to Computing. In this context, this research investigated the practice of Game Codesign, inspired by Interaction Design, as a pedagogical strategy aimed at Early Childhood Education, focusing on the development of contemporary skills through the BNCC's Fields of Experience. The proposal is based on a semioparticipatory interaction design approach (SPIDe), which articulates principles from Semiotic Engineering and Participatory Design, fostering the involvement of children as coauthors in the creation of games and play activities, valuing their multiple languages and forms of expression. The methodology included a narrative literature review, theoretical analyses, and deductive (modeling) stages for the conception and adaptation of the strategy to Early Childhood Education. In addition, the proposal was evaluated by experts in the fields of Human-Computer Interaction, Game Design, and Early Childhood Education. These procedures supported the interactive construction of a Game Codesign proposal structured into six stages, conceived as a pedagogical strategy aligned with the Fields of Experience of the BNCC. |
| Palavras-chave: | Design de interação Codesign Game design Educação infantil Estratégia pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Computação - IC |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) |
| Citação: | ZABOT, Diego. Game codesign como estratégia pedagógica para a educação infantil: uma proposta inspirada no design de interação semioparticipativo. 2025. 304 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) — Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42741 |
| Data do documento: | 15-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGCOMP) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Diego Zabot V5_final.pdf | Diego Zabot. Tese doutorado. | 25,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.