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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42691
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A leitura de sílabas com ataque ramificado no primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Vieira, Sara de Santana
Primeiro Orientador: Oliveira, Elaine Cristina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elaine Cristina de
metadata.dc.contributor.referee2: Botelho, Bárbara Aparecido
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Marcus Vinicius Borges de
Resumo: A leitura, numa perspectiva linguístico-discursiva, é definida como um processo de produção de sentidos, construído dialogicamente entre autor, leitor e o texto. Este estudo tem como objetivo analisar a leitura em voz alta de sílabas com ataque ramificado, realizada por uma criança em processo inicial de aquisição da leitura. Trata-se de um estudo que se caracteriza como analítico, descritivo, de corte transversal de base qualitativa. A criança participante da pesquisa tratou-se de uma criança, sem queixas escolares matriculada no primeiro ano do ensino fundamental I, de uma escola pública. Foram analisadas 53 ocorrências de sílabas com ataque ramificado, referentes a 15 coletas. Deste total, 08 constituíram-se como sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /l/, e 45 sílabas como sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /r/. Nas sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /l/, não houve diferença significativa entre os erros e acertos. Já nas sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /r/, 10 sílabas foram lidas com algum erro e 35 foram lidas corretamente. Notou-se que os acertos, de modo geral, ocorreram no final das coletas, período que coincidiu com o término do período letivo. Destaca-se, ainda, que as leituras que culminaram em erros nos dois tipos de ramificação do ataque, foram marcadas pela presença de reformulações que se caracterizaram principalmente pela soletração. O estudo buscou apresentar informações acerca dos aspectos linguístico-discursivos implicados na leitura em voz alta de sílabas com ataque ramificado, trazendo contribuições para a linguística, a educação e a fonoaudiologia.
Palavras-chave: Sílaba
Ataque Ramificado
Leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS)
Citação: VIEIRA, Sara de Santana. A leitura de sílabas com ataque ramificado no primeiro ano do ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42691
Data do documento: 2-Ago- 9
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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