https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42691| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A leitura de sílabas com ataque ramificado no primeiro ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Vieira, Sara de Santana |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Elaine Cristina de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Elaine Cristina de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Botelho, Bárbara Aparecido |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Marcus Vinicius Borges de |
| Resumo: | A leitura, numa perspectiva linguístico-discursiva, é definida como um processo de produção de sentidos, construído dialogicamente entre autor, leitor e o texto. Este estudo tem como objetivo analisar a leitura em voz alta de sílabas com ataque ramificado, realizada por uma criança em processo inicial de aquisição da leitura. Trata-se de um estudo que se caracteriza como analítico, descritivo, de corte transversal de base qualitativa. A criança participante da pesquisa tratou-se de uma criança, sem queixas escolares matriculada no primeiro ano do ensino fundamental I, de uma escola pública. Foram analisadas 53 ocorrências de sílabas com ataque ramificado, referentes a 15 coletas. Deste total, 08 constituíram-se como sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /l/, e 45 sílabas como sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /r/. Nas sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /l/, não houve diferença significativa entre os erros e acertos. Já nas sílabas com ramificação do ataque preenchido pelo fonema /r/, 10 sílabas foram lidas com algum erro e 35 foram lidas corretamente. Notou-se que os acertos, de modo geral, ocorreram no final das coletas, período que coincidiu com o término do período letivo. Destaca-se, ainda, que as leituras que culminaram em erros nos dois tipos de ramificação do ataque, foram marcadas pela presença de reformulações que se caracterizaram principalmente pela soletração. O estudo buscou apresentar informações acerca dos aspectos linguístico-discursivos implicados na leitura em voz alta de sílabas com ataque ramificado, trazendo contribuições para a linguística, a educação e a fonoaudiologia. |
| Palavras-chave: | Sílaba Ataque Ramificado Leitura |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) |
| Citação: | VIEIRA, Sara de Santana. A leitura de sílabas com ataque ramificado no primeiro ano do ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42691 |
| Data do documento: | 2-Ago- 9 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO TCC V2_saravieira_05.09_nupef.pdf | 656,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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