Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42652
Tipo: Dissertação
Título: PERFORMAR A SI MESMA E PERTENCER AO MUNDO: EXPERIMENTAÇÕES ARTIVISTAS
Título(s) alternativo(s): PERFORM AS MYSELF AND BELONG TO THE WORLD: ARTISTIC EXPERIMENTATIONS
Autor(es): DA COSTA, MARIA DAS DORES
Primeiro Orientador: DE SANTANA, IVANI LÚCIA OLIVEIRA
Segundo Orientador: DOMENICI, HELOISA LEITE
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA
metadata.dc.contributor.referee1: DE SANTANA, IVANI LUCIA OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee2: DOMENICI, HELOISA LEITE
metadata.dc.contributor.referee3: ROMANO, LÚCIA REGINA VIEIRA
Resumo: O presente texto dissertativo se trata de uma pesquisa sob o título: “PERFORMAR A SI MESMA E PERTENCER AO MUNDO: “EXPERIMENTAÇÕES ARTIVISTAS”. O objetivo da pesquisa é realizar uma imersão na minha trajetória artística e acadêmica na arte da performance para, com isso, discutir e refletir sobre o movimento feminista artivista, buscando assim compreender meu pertencimento a este campo. Neste trabalho, a ênfase está localizada nos muitos silenciamentos de corpos femininos sendo retratados a partir de inquietações e questionamentos que sucedem de territórios individuais por uma busca da identidade. A escolha da arte da performance como balizadora dos estudos deve-se ao fato dessa manifestação artística penetrar nas esferas subversivas de questões sociais latentes e endurecidas. O estudo se configurou, também, a partir do atravessamento com o referencial artístico prático de duas artistas da performance: Juliana Notari e Yasmin Formiga. Quanto aos procedimentos metodológicos desta pesquisa, busquei subsídio na metodologia somático-performativo, a partir da inserção do meu próprio corpo em performances intercruzadas com as de outras mulheres, como o foco da investigação. A questão central desta poética textual - ora nos discursos, ora nas práticas - recai sobre o sentimento de não pertencimento nos movimentos ativistas feministas, por perceber não apenas o termo feminista, mas as lutas em pauta não incluíam minhas subjetividades. Contudo, o poder da criação na arte da performance ascende a chama desse sentimento para o pertencimento no artivismo feminista, compreendendo que os termos em voga se complementam, mas não são sinônimos. Sendo assim, busco refletir sobre o seguinte problema de pesquisa: como a pedagogia da performance revela o meu ativismo feminista? Contemplando em sua aresta o engajamento e pertencimento político-social através das narrativas e vivências artísticas ao longo da minha trajetória e em confluência com artistas que fui influenciada, pois foi através da arte e o artivismo que encontrei um caminho para me sentir pertencente e “Até(vista)” – termo criado a partir dessa noção de pertencimento e elaborado com o intuito de autodeterminar o meu artivismo feminista. Pensando que esse contexto traz uma lacuna de outras subjetividades que podem se identificar, de vivências que sejam comuns, entendendo que dentro dessa comporta existem diferentes graus de identificação.
Abstract: The following dissertative text is a research study under the title: "PERFORM AS MYSELF AND BELONG TO THE WORLD: ARTISTIC EXPERIMENTATIONS." The main goal of this research is an immersion into my artistic and academic trajectory in the art of performance, aiming to reflect on and discuss the feminist artivist movement to which I consider myself to belong. In this work, the emphasis is placed on the forced silence of female bodies, represented through forms of concern and distress that emerge from individual territories in the search for identity. The choice of artistic performance as the focus of the study stems from the fact that this act can penetrate the subversive bubbles of latent and hardened social issues. The study is also shaped by the artistic influence of two performance artists: Juliana Notari and Yasmin Formiga. Regarding the methodological procedures of this research, I sought support in the somatic-performative methodology, with the insertion of my own body interwoven with performances by other women as the focal point of this investigation. A central question of this poetic text, sometimes expressed in speech and sometimes in practice, is the sense of not belonging within the activist feminist movement, since the ongoing objectives of the cause did not include my subjectivities. However, the power of creation in the art of performance ignites the flame of this sense of belonging in artivist feminism, understanding that the terms complement each other but are not fully aligned. Furthermore, I seek to reflect on the following research question: How can the pedagogy of performance reveal my activist feminism? At its core, this reflection contemplates political and social belonging through the narratives and artistic environments encountered throughout my trajectory, in confluence with the artists who influenced me. It was through art and artivism that I found my path to belonging and "até(vista)"—a term created to define my artivist feminism and self-determination. This context brings forth many other subjectivities that can be identified within shared environments, recognizing that within this term, there are two distinct layers of identification.
Palavras-chave: PERFORMANCE
ARTIVISMO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Citação: DA COSTA, MARIA DAS DORES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42652
Data do documento: 1-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ MARIA DAS DORES DA COSTA_UFBA_2025.docx.pdf26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.