Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42650
Tipo: Tese
Título: Tornando-se ativistas, "grumap educadoras": uma etnografia sobre relações raciais, gênero e classe no dia a dia com crianças e mulheres negras no território do Alto das Pombas, em Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Becoming activists, “grumap educators”: an ethnography on race, gender and class relations in the daily lives of children and women in the Alto das Pombas territory, in Salvador, Bahia
Devenir activistes, “éducateurs Grumap” : une ethnographie des relations raciales, de genre et de classe dans la vie quotidienne des enfants et des femmes du territoire d'Alto das Pombas, à Salvador de Bahia
Autor(es): Ribeiro, Jucélia Santos Bispo
Primeiro Orientador: McCallum, Cecilia Anne
metadata.dc.contributor.referee1: Mccallum, Cecilia Anne
metadata.dc.contributor.referee2: Munanga, Kabengele
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ana Célia da
metadata.dc.contributor.referee4: Soares, Maria Andrea dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Franco, Nanci Helena Rebouças
Resumo: Esta tese é uma etnografia com crianças negras que convivem em território de ativismo de mulheres negras em Salvador. A pesquisa analisa o processo de se tornar ativista no contexto das experiências e das percepções das crianças sobre as relações étnico-raciais, interseccionalizadas por gênero, classe e religião. A tese defende que, crianças negras, ao terem sua identidade racial positivada, afirmam sua “negritude” e aprendem e ensinam a combater outras violências que estão interseccionadas. Essas crianças vão se tornando pequenas ativistas e passam a ser chamadas de “crianças educadoras”, nos termos postos pelo grupo de mulheres que as acolhe em projetos político-pedagógicos baseados nas metodologias da arte e educação popular e nas perspectivas afro centradas. A pesquisa foi realizada no bairro do Alto das Pombas, uma comunidade com características de periferia negra, localizada nas proximidades do centro de Salvador, na Bahia. O estudo tomou como referências algumas abordagens antropológicas e em Educação sobre relações raciais, pessoalidade, agência e ativismo de mulheres negras e feminismo negro. A etnografia contou com observações diretas em campo, conversas informais com grupos de crianças e de mulheres, entrevistas com familiares das crianças, além de metodologias interativas, como a realização de desenhos, pinturas e jogos feitos pelas crianças de forma espontânea e outras vezes dirigidos pela pesquisadora. Os resultados apontaram que as crianças negras que convivem ativamente nos territórios de resistência negra, estão atentas aos conflitos e tensões que envolvem as relações raciais e os demais marcadores sociais que se interseccionam com essas relações. E o ativismo experimentado por elas faz dessas crianças sujeitos com postura diferenciada ao vivenciarem, de forma lúdica e brincante, os processos continuados e longevos de se fazerem ativistas desde cedo.
Abstract: This thesis is an ethnography of black children who live in a territory of black women's activism in Salvador. The aim of the research is to analyze the process of becoming an activist in the context of the children's experiences and perceptions of ethnic-racial relations, intersected by gender, class, and religion. The thesis argues that, when black children have their racial identity as positive, they affirm their “blackness”, learn and teach how to combat other forms of violence that are also intersected. These children become little activists and are called “child educators,” in the terms used by the group of women who welcome them into political-pedagogical projects, based on the methodologies of popular art and education in Afro-centered perspectives. The research was conducted in the Alto das Pombas neighborhood, a community with characteristics of black peripherality, located near the center of city of Salvador, Bahia. The study took as references some anthropological and educational approaches to race relations, personhood, agency, and activism of black women, and black feminism. The ethnography included direct field observations, informal conversations with groups of children and women, interviews with the children's family members, and interactive methodologies, such as drawings, paintings, and games, made by the children spontaneously and sometimes oriented. The results showed that black children who actively live in territories of black resistance are aware of the conflicts and tensions involving racial relations and other social markers which intersect these relations. And the activism they experience in daily life makes these children subjects with a different attitude as they live, in a playful and playful way, the ongoing and long-lasting processes of becoming activists from an early age.
Palavras-chave: Crianças
Relações raciais
Mulheres negras
Ativismo
Alto das Pombas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42650
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jucélia Bispo Ribeiro TESE Doutorado PPGA UFBA.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.