| Tipo: | Dissertação |
| Título: | CONTRAPESO: MANIFESTO CÊNICO DE UMA CORPA GORDA |
| Título(s) alternativo(s): | COUNTERWEIGHT: STAGE MANIFESTO OF A FAT BODY |
| Autor(es): | Rosa, Maria Clara Barbosa Camarotti |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, George Mascarenhas de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, George Mascarenhas de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Domenici, Eloisa Leite |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Jimenez Jimenez, Maria Luisa |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Jussara Belchior |
| Resumo: | Esta dissertação de mestrado é uma investigação autoetnográfica no domínio dos
estudos somático-performativos. A questão principal deste trabalho é: Como simbologias
estigmatizantes podem ser ressignificadas cenicamente, de modo a exaltar as potencialidades e
elementos corporais que fazem uma corpa ser definida como gorda, através da denúncia,
combate, contextualização e análise de violências gordofóbicas sociais? Com o intuito de
aprofundar as vivências da corpa gorda da própria autora, o trabalho dialoga com os
pensamentos e narrativas de outras corporeidades dissidentes, à luz de teorias artísticas,
antropológicas, sociológicas, históricas e filosóficas, a fim de investigar, por meio da prática,
alguns componentes físicos – peso, gordura e fáscia – como dispositivos criativos e de ativação
corporal para a cena. Essa prática como pesquisa, especificamente a partir da abordagem da Prática
Somático-Performativa, foi desenvolvida através de laboratórios criativos e exercícios corporais
pautados principalmente no Movimento Autêntico, no Body-Mind Centering (BMC) e em
programas performativos. Ao afirmar sua identidade e singularidade gorda, assumindo-se como
uma corpa gorda, que desafia e desobedece a um sistema normativo social, a autora discute o
seu processo criativo, apresentando estratégias e metodologias de criação, que destacam
aspectos políticos da corpa gorda, na realização do experimento cênico-performativo intitulado
ContraPeso. |
| Abstract: | This master's dissertation is an autoethnographic research in the field of somaticperformative studies. The main question of this work is: How can stigmatizing symbology be
re-signified scenically in order to highlight the potential and corporeal elements that define a
body as fat, by denouncing, combating, contextualising and analysing social fatphobic
violence? In order to deepen the experiences of the author's own fat body, the work draws from
thoughts and narratives of other dissident corporealities, in the light of artistic, anthropological,
sociological, historical and philosophical theories, to investigate, through artistic practices,
some physical components - weight, fat, and fascia - as devices for creative and bodily
activation for the scene. This practice-led research, based specifically on the SomaticPerformative Practice approach, was developed through creative laboratories and body
techniques such as Authentic Movement, Body-Mind Centering (BMC), besides other
performative programs. By asserting her fat identity and singularity, assuming herself as a
corpa gorda (a fat female body) that challenges and disobeys a social normative system, the
author discusses her creative process, presenting artistic strategies and methodologies that
highlight the political aspects of a corpa gorda, through a scenic-performative experiment
named ContraPeso. |
| Palavras-chave: | Corpa gorda; criação cênica; performance; somática; artivismo. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42556 |
| Data do documento: | 19-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.