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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42429
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Title: Entre vivências periféricas e evangélicas de cidadania a partir da dança e da arte
metadata.dc.creator: Sant'anna, Cíntia Almeida Cafezeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Dulce Tamara da Rocha Lamego da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Odja Barros
metadata.dc.description.resumo: O Relato de Experiência intitulado Entre vivências periféricas e evangélicas de cidadania a partir da Dança e da Arte é resultado de uma pesquisa implicada, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, a partir do pensamento de que a Dança produz conhecimento e pode ser entendida como um campo pelos quais diversos saberes são apreendidos. O principal objetivo é trazer o diálogo com a Dança, a educação e a igreja evangélica periférica, ampliando possibilidades para a formação de identidades, a partir de um pensamento emancipatório, como meio de contribuir para a reconstrução de relações entre sujeitos na comunidade em outros contextos de cidadania. Tomei como base as experiências artísticas desenvolvidas a partir dos processos de criação em dança que ocorrem dentro dos grupos de dança evangélicos, em específico a Cia de Artes Casa de Davi, que posteriormente se tornou o Coletivo Casa das Artes. Como referência, para embasar a pesquisa no âmbito teórico, trago Conceição Evaristo, Marie-Christine Josso, que corroboram a escrita através das propostas de transcrever as experiências artísticas vividas durante as oficinas e os festivais realizados pela Cia de Artes e discutir a importância da experiência de vida, exemplificando o uso das abordagens autobiográficas. E bell hooks e Paulo Freire como referências para a garantia de uma educação emancipatória, possibilitando atitudes transformadoras dos corpos-sujeitos desses ambientes estruturalmente conservadores e fundamentalistas. Esta pesquisa se conclui com a realização de produção do relato de experiência educativa a partir de uma trajetória com a dança dentro da igreja evangélica, estruturadas em oficinas e festivais promovidos pela Cia de Artes Casa de Davi e a criação do Coletivo Casa das Artes, resultando em produções artísticas. Como resultado, espero que esse Relato de Experiência Artística Educativa e de Cidadania, em contexto religioso possibilite que outros jovens de comunidades evangélicas desenvolvam experiências artísticas e encontrem apoio e acolhimento, proporcionando pertencimento dentro desses ambientes.
Abstract: The Experience Report entitled Between peripheral and evangelical experiences of citizenship based on Dance and Art is the result of an implied research, developed in the Professional Master's Program in Dance at the Federal University of Bahia, based on the idea that Dance produces knowledge and can be understood as a field through which diverse knowledge is learned. The main objective is to bring about a dialogue with Dance, education and the peripheral evangelical church, expanding possibilities for the formation of identities, based on an emancipatory thought, as a means of contributing to the reconstruction of relationships between subjects in the community in other contexts of citizenship. I took as a basis the artistic experiences developed from the creative processes in dance that occur within evangelical dance groups, specifically the Cia de Artes Casa de Davi, which later became the Coletivo Casa das Artes. As a reference, to support the research in the theoretical scope, I bring Conceição Evaristo and Marie-Christine Josso, who corroborate the writing through the proposals of transcribing the artistic experiences lived during the workshops and festivals held by Cia de Artes and discussing the importance of life experience, exemplifying the use of autobiographical approaches. And bell hooks and Paulo Freire as references for ensuring an emancipatory education, enabling transformative attitudes of the bodies-subjects of these structurally conservative and fundamentalist environments. This research concludes with the production of the report of an educational experience based on a trajectory with dance within the evangelical church, structured in workshops and festivals promoted by Cia de Artes Casa de Davi and the creation of Coletivo Casa das Artes, resulting in artistic productions. As a result, I hope that this Report on an Educational and Citizenship Artistic Experience, in a religious context, will enable other young people from evangelical communities to develop artistic experiences and find support and acceptance, providing a sense of belonging within these environments.
Keywords: Dança
Periferia
Igrejas evangélicas
Cidadania
Comunidades de fé
Coletivo
Arte e educação
Cia de Artes Casa de Davi (Salvador, BA).
Coletivo Casa das Artes (Salvador, BA)
Dança - Estudo e ensino
Dança - Aspectos religiosos
Dança na educação cristã
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42429
Issue Date: 24-Apr-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

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TCC. RELATO DE EXPERIENCIA CÍNTI ALMEIDA CAFEZEIRO DE SANTANA 29.02.25.pdfTrabalho de Conclusão de Curso11,46 MBAdobe PDFView/Open
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