https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42428
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
Title: | Floresta: a poesia como magia afropindorâmica nos processos de criação em Dança |
metadata.dc.creator: | Santos, Thiago Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aquino, Rita Ferreira de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Jamille da Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Salomão Jovino da |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa investiga como a poesia, enquanto força ancestral e mágica, pode atravessar e transformar práticas de criação em dança. A partir de perspectivas afropindorâmicas (Santos, 2015), a pesquisa propõe o alargamento de noções de corpo, tempo e espaço, criando ecossistemas poéticos que convocam saberes coletivos e não hegemônicos. Apresentada em formato de livro de artista, a pesquisa se estrutura a partir do haicai, sendo ativada por uma metodologia própria intitulada tramaturgia haicai. Essa metodologia articula gesto, palavra, colheita, fabulação, imagem através de práticas colaborativas desenvolvidas ao longo de seis residências artísticas. A FLORESTA afirma a criação em dança como gesto de encantamento e insurgência poética. Ancorada em Nêgo Bispo, Leda Maria Martins, Ailton Krenak, Audre Lorde e outras(os), a pesquisa celebra a ancestralidade como campo de força, semeando práticas de reexistência que reverberam em textos, imagens, exercícios e experiências compartilhadas. Assim, a FLORESTA nos aponta possibilidades para uma dança não hegemônica, afinada com os aprendizados e ensinamentos ancestrais, com as atualizações e com as relações entre múltiplas naturezas. |
Abstract: | This research investigates how poetry, as an ancestral and magical force, can traverse and transform creative practices in dance. Grounded in afropindoramic perspectives (Santos, 2015), it proposes an expansion of notions of body, time, and space, creating poetic ecosystems that summon collective and non-hegemonic knowledge. Presented in the format of an artist’s book, the research is structured through the form of the haiku and is activated by a unique methodology called haicai dramaturgy. This methodology interweaves gesture, word, harvest, fabulation, and image through collaborative practices developed across six artistic residencies. FOREST affirms creation in dance as an act of enchantment and poetic insurgency. Anchored in the thought of Nêgo Bispo, Leda Maria Martins, Ailton Krenak, Audre Lorde, and others, the research celebrates ancestry as a field of force, sowing practices of reexistence that resonate through texts, images, exercises, and shared experiences. In doing so, FOREST points toward possibilities for a non-hegemonic dance, attuned to ancestral teachings and learnings, contemporary updates, and the relations among multiple forms of nature. |
Keywords: | Dança Poesia Floresta Afropindorâmica Processos criativos Haicai Criação (Literária, artística, etc.) Sentidos e sensações na arte |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42428 |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLORESTA_THIAGO PEREIRA SANTOS (COHEN) - V FINAL (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 153,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.