Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42428
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)
Title: Floresta: a poesia como magia afropindorâmica nos processos de criação em Dança
metadata.dc.creator: Santos, Thiago Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Carlos Eduardo Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Jamille da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Salomão Jovino da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga como a poesia, enquanto força ancestral e mágica, pode atravessar e transformar práticas de criação em dança. A partir de perspectivas afropindorâmicas (Santos, 2015), a pesquisa propõe o alargamento de noções de corpo, tempo e espaço, criando ecossistemas poéticos que convocam saberes coletivos e não hegemônicos. Apresentada em formato de livro de artista, a pesquisa se estrutura a partir do haicai, sendo ativada por uma metodologia própria intitulada tramaturgia haicai. Essa metodologia articula gesto, palavra, colheita, fabulação, imagem através de práticas colaborativas desenvolvidas ao longo de seis residências artísticas. A FLORESTA afirma a criação em dança como gesto de encantamento e insurgência poética. Ancorada em Nêgo Bispo, Leda Maria Martins, Ailton Krenak, Audre Lorde e outras(os), a pesquisa celebra a ancestralidade como campo de força, semeando práticas de reexistência que reverberam em textos, imagens, exercícios e experiências compartilhadas. Assim, a FLORESTA nos aponta possibilidades para uma dança não hegemônica, afinada com os aprendizados e ensinamentos ancestrais, com as atualizações e com as relações entre múltiplas naturezas.
Abstract: This research investigates how poetry, as an ancestral and magical force, can traverse and transform creative practices in dance. Grounded in afropindoramic perspectives (Santos, 2015), it proposes an expansion of notions of body, time, and space, creating poetic ecosystems that summon collective and non-hegemonic knowledge. Presented in the format of an artist’s book, the research is structured through the form of the haiku and is activated by a unique methodology called haicai dramaturgy. This methodology interweaves gesture, word, harvest, fabulation, and image through collaborative practices developed across six artistic residencies. FOREST affirms creation in dance as an act of enchantment and poetic insurgency. Anchored in the thought of Nêgo Bispo, Leda Maria Martins, Ailton Krenak, Audre Lorde, and others, the research celebrates ancestry as a field of force, sowing practices of reexistence that resonate through texts, images, exercises, and shared experiences. In doing so, FOREST points toward possibilities for a non-hegemonic dance, attuned to ancestral teachings and learnings, contemporary updates, and the relations among multiple forms of nature.
Keywords: Dança
Poesia
Floresta
Afropindorâmica
Processos criativos
Haicai
Criação (Literária, artística, etc.)
Sentidos e sensações na arte
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42428
Issue Date: 4-Apr-2025
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLORESTA_THIAGO PEREIRA SANTOS (COHEN) - V FINAL (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso153,56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.