https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42415| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estudos dialógicos da linguagem e práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: um olhar sobre a proposta curricular Direito de Aprender |
| Autor(es): | Cunha, Rosângela Gonçalves |
| Primeiro Orientador: | Santos, Elmo José dos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Elmo José dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Iracema Luiza de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Ester Maria de Figueiredo |
| Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado tematiza currículo e linguagem a partir do estudo de Aspectos Dialógicos do ensino de língua mediados pela ordem metodológica do Círculo Bakhtiniano que dão suporte para o deslocamento do puramente linguístico para o essencialmente discursivo. Esse arcabouço teórico-metodológico é investigado na proposta curricular Direito de Aprender, publicada pela Secretaria da Educação do município de Juazeiro, na Bahia, com o objetivo de identificar se estão presentes no documento oficial que orienta o ensino de língua portuguesa, além de observar como este documento é compreendido pelos professores e quais os seus reflexos e refrações. Parte-se do princípio que reconhece os avanços nas pesquisas sobre os estudos bakhtinianos para a prática de ensino, bem como as descobertas acerca dos mecanismos utilizados pelos usuários da língua no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola. Essa pesquisa adota, como estratégia metodológica, a análise documental da proposta curricular de Juazeiro-BA, a aplicação de um questionário aos professores, e, também, visitas à Secretaria de Educação e às Escolas, afim de compor instrumentos que pudessem favorecer a análise qualitativa de orientação bakhtiniana. A análise dos resultados permitiu concluir que a proposta curricular Direito de Aprender apresenta indícios do embasamento teórico proposto pela teoria difundida por Mikhail Bakhtin e o Círculo. Contudo, esta apresenta desvio ao propor o trabalho voltado para gêneros textuais e não gêneros discursivos. Claramente, opõe-se ao ensino tradicional da língua, mas, caso assumisse mais explicitamente a sua opção teórico-metodológica, intencionalmente vinculada aos estudos dialógicos da linguagem, revelaria o professor bakhtiniano que as salas de aula precisam ter e consequentemente potencializaria, ainda mais, os seus resultados. |
| Abstract: | This master thesis thematizes curriculum and language from the Dialogic Aspects study of the language teaching mediated by the Bakthinian Circle methodological order, which gives support to the displacement from the purely linguistic to the essentially discoursive. This theoretical-methodological outline is investigated in the curricular proposal Right To Learn (Direito de Aprender), published by the Department of Education of the city of Juazeiro, in the state of Bahia, and it aims at identifying if those assumptions are present in the official document, which guides the Portuguese teaching, as well as investigating how this document is comprehended by teachers and also what its reflections and refractions. We start by the principle which recognizes the headways in the researches about the bakthinian studies to the teaching practice, as well as the discoveries on the strategies used by the language users in the learning process of Portuguese in the school. This research adopts the documental strategy in the curricular proposition of Juazeiro-BA as a methodological strategy, the application of a questionnaire for the teachers, as well as visits to the Education Department and Schools, for the purpose of composing instruments that could support the qualitative analysis in a bakthinian perspective. The results analysis allowed us to conclude that the curricular proposition named Direito de Aprender presents evidences of the theoretical basement proposed by the so widespread bakthinian language theory and by the Circle. However, it presents a deviation when it proposes a work directed to textual genres instead of discoursive genres. It clearly opposes itself to the traditional language teaching, but, in the case of taking its theoretical-methodological option more explicitly, intentionally linked to the dialogic language studies, it would reveal to the bakthinian teacher what the classrooms need to have and it would consequently potentialize its results even more. |
| Palavras-chave: | Estudos dialógicos Gêneros discursivos Ordem metodológica Ensino Língua portuguesa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42415 |
| Data do documento: | 15-Out-2015 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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