https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42366| Tipo: | Tese |
| Título: | (Re)construção de identidades de cinco professoras de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Estágio Supervisionado |
| Autor(es): | Couto, Aldenice de Andrade |
| Primeiro Orientador: | Alvarez, Maria Luisa Ortiz |
| Segundo Orientador: | Bessa, Rita Maria Ribeiro |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Bessa, Rita Maria Ribeiro |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Júlio Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Maria da Glória Magalhães dos |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Costa, Heloísa Brito de Albuquerque |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa |
| Resumo: | A formação de professores contempla uma série de fatores, que começam com a educação básica e se entrelaçam com as experiências individuais de cada docente, além das particularidades de cada local de atuação. Essa complexidade na formação docente é tão ampla que se torna inviável abranger todos os aspectos simultaneamente. Dessa forma, formar professores é um processo essencial, que envolve o domínio de conteúdos curriculares e o desenvolvimento de competências pedagógicas, sociais e emocionais, fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem eficaz. Esta investigação foi construída com fundamentos teóricos nos paradigmas da Linguística Aplicada desenvolvida em uma perspectiva interdisciplinar. Sendo assim, sua elaboração apoia-se em princípios teóricos advindos da Pedagogia Crítica, baseada em autores tais como Freire (2001, 2011, 2011a, 2018, 2020), Giroux (1988); da Linguística Aplicada Crítica, com base em Pennycook (1998, 2001, 2003, 2004, 2006), Moita Lopes (2002, 2003, 2006, 2006a); e dos Estudos Sociais, com base em Hall (2012, 2020) e Woodward (2012). Esta pesquisa, caracterizada como qualitativa, configura-se como um estudo de caso, conforme a visão de Denzin e Lincoln (2006), Flick (2006) e Trivino (2019), realizada com cinco professoras em formação inicial, do curso de Letras Português-Francês. Visou investigar e analisar de que maneira as identidades dessas futuras professoras foram (re)construídas ao longo do curso de graduação, notadamente durante os estágios supervisionados de Francês Língua Estrangeira I e II. Para o levantamento de dados foram utilizados questionários, observação de aulas, relatórios dos estágios, registros em áudios, narrativas e entrevistas. Com base nos dados foi possível constatar que as identidades são elementos complexos, contingentes e não lineares. Elas são precárias, mutáveis e estão initerruptamente em processo de renegociação (Rajagopalan, 2003). Além disso, a pesquisa possibilitou elencar vários tipos de identidades, como a de aluna-aprendiz, a de professora em formação inicial-estagiária, a de professora de línguas. Foi possível constatar ainda que o estágio supervisionado é um espaço propício para a (re)construção das identidades. A relevância deste estudo reside no fato de que ele pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua francesa ou de qualquer outra língua, pois quem ensina e aprende uma nova língua entra em um processo de redefinição da própria identidade, tornando-se uma nova pessoa; e essa nova pessoa aflora justamente do contato com o outro. Todavia, ela não é o outro, essa pessoa é ela mesma em uma versão redefinida, remodelada. |
| Abstract: | Teacher training encompasses a series of factors that start from basic education and are closely linked to the individual experiences of each teacher, in addition to the particularities of each workplace. This complexity of teacher education is so vast that it is impossible to cover all aspects simultaneously. Teacher training is therefore an essential process, which involves mastering curriculum content and developing pedagogical, social and emotional skills, fundamental to promoting an effective learning environment. This research was built on theoretical foundations in the paradigms of Applied Linguistics developed from an interdisciplinary perspective. Its development is therefore based on theoretical principles from Critical Pedagogy, based on authors such as Freire (2001, 2011, 2011a, 2018, 2020), Giroux (1988); Critical applied linguistics, based on Pennycook (1998, 2001, 2003, 2004, 2006), Moita Lopes (2002, 2003, 2006, 2006a); and social studies, based on Hall (2012, 2020) and Woodward (2012). This research, described as qualitative, is configured as a case study, according to the vision of Denzin and Lincoln (2006), Flick (2006) and Trivino (2019), carried out with five teachers in initial training, as part of the course of Portuguese-French letters. It aimed to investigate and analyze how the identities of these future teachers were (re)constructed throughout the course, particularly during the supervised courses in French as a Foreign Language I and II. Questionnaires, classroom observations, internship reports, audio recordings, stories and interviews were used to collect data. Based on the data, it was possible to verify that identities are complex, contingent and non-linear elements. They are precarious, changing and are continually in the process of renegotiation (Rajagopalan, 2003). Furthermore, the research made it possible to identify several types of identities, such as that of student-apprentice, teacher in initial training-trainee and language teacher. It was also possible to verify that the supervised internship is a space conducive to the (re)construction of identities. The relevance of this study lies in the fact that it can contribute to improving the quality of teaching and learning of the French language or any other language, as those who teach and learn a new language s engage in a process of redefining their identity and this new person emerges precisely from contact with the other. Thus, they emerge as new people, shaped by their interactions with others, while remaining true to their essence, but in a redefined and remodeled form. |
| Palavras-chave: | Linguística aplicada Formação de professores de francês língua estrangeira (re)construção de identidades Estágio supervisionado |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42366 |
| Data do documento: | 4-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Ata assinada.pdf | 190,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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