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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42353
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efetividade das práticas psicomotoras nas aulas de Educação física para inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Neves, Claudiane Lima das
Primeiro Orientador: Santos, Admilson
Resumo: Este estudo investiga a efetividade das práticas psicomotoras nas aulas de Educação Física para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se evidenciar a partir da literatura os benefícios que as práticas psicomotoras nas aulas de educação física podem proporcionar no desenvolvimento e inclusão de crianças com autismo. Nesse contexto, realizou-se um levantamento documental considerando o amparo legal que orienta a inclusão escolar. O estudo discute o papel da psicomotricidade como ferramenta pedagógica, bem como a transição da segregação para a inclusão. Os resultados indicam que as práticas psicomotoras podem favorecer a participação ativa de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, promovendo seu desenvolvimento integral. Conclui-se que a efetividade da inclusão por meio da metodologia psicomotora depende de um trabalho conjunto entre o sistema educacional e social, compreendendo que a adoção dessas estratégias, em consonância com diretrizes inclusivas, é essencial para a construção de um ambiente educacional acessível.
Abstract: This study investigates the effectiveness of psychomotor practices in Physical Education classes for the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Based on bibliographic and documentary research, the aim was to highlight, through literature, the benefits psychomotor practices in Physical Education can offer in the development and inclusion of children with autism. In this context, a documentary survey was conducted considering the legal support that guides school inclusion. The study discusses the role of psychomotricity as a pedagogical tool, as well as the transition from segregation to inclusion. The results indicate that psychomotor practices can encourage active participation of students with ASD in Physical Education classes, promoting their holistic development. It is concluded that the effectiveness of inclusion through psychomotor methodology depends on collaborative work between the educational and social systems, understanding that the adoption of these strategies, in line with inclusive guidelines, is essential for building an accessible educational environment.
Palavras-chave: Educação Física
Psicomotricidade
Inclusão
Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42353
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED)

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