https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42346| Tipo: | Tese |
| Título: | Entre acertos e descontinuidades: políticas de formação de de professores de Língua Portuguesa na Bahia e perspectivas de inovação |
| Título(s) alternativo(s): | Among successes and discontinuities: Teachers education policies of Portuguese in Bahia and innovation perspectives |
| Autor(es): | Sacramento, Ivana Carla Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Santos, Edleise Mendes Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Edleise Mendes Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Gilvan Müller de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Júlio Neves |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Terezinha Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Borges, Carla Luzia Carneiro |
| Resumo: | O presente trabalho, fundamentado na Linguística Aplicada Transdisciplinar e Crítica, tematiza a formação docente de professores de Língua Portuguesa como língua materna. Mais especificamente, problematiza-se como tem ocorrido, em linhas gerais, a formação docente de professores de Língua Portuguesa enquanto língua materna no estado da Bahia, a partir da análise do Programa de Formação para Professores GESTAR. Ainda, discute-se também, com base no referido programa, que concepção de língua e de linguagem é ensinada em tais cursos, bem como a serviço de que (ou de quem, ou de quais) diretriz(es) tais concepções obedecem. Objetiva-se, assim, de modo geral, analisar as políticas públicas de educação em Língua Portuguesa na Bahia para a formação continuada de professores e, para tanto, empreendeu-se um estudo de metodologia qualitativa, baseado na análise documental e na aplicação de questionários com treze professores formadores e duas coordenadoras, no intuito de, conjuntamente à base teórico-crítica que serviu de aporte à pesquisa, ouvir também as vozes dos principais envolvidos no processo de formação de professores. Em termos teóricos, este processo de pesquisa se fundamentou, especialmente, em Candau (2012), Fleuri (2010), Mendes (2004; 2008), Mignolo (2003), Signorini (2005; 2006) e Walsh (2009). Em consonância à abordagem apresentada, a partir da perspectiva decolonial, entende-se, por fim, a necessidade de propor cursos de formação que apoiem-se, sobretudo, numa formação crítica de professores, que possibilite aos docentes reconhecer as relações de poder entre as políticas públicas de formação, entre a própria escola e a estrutura de poder na sociedade mais ampla, abrindo possibilidades para a elaboração de propostas pedagógicas informadas por interesses emancipatórios. |
| Abstract: | The present paper, based on Transdisciplinary and Critical Applied Linguistics uses, as theme, the training program of Portuguese Language educators as their mother language. More specifically, it is to challenge, in general, what the training program of Portuguese Language educators as a mother language in the state of Bahia offers, based on the analysis of the Teacher Training Program GESTAR. Furthermore, it is also debated, based on said program, that the conception of language and speech is taught in such classes, as well as the service of which (or of whom) guidelines such conceptions follow. The aim of this study is to analyze the public policies of Portuguese Language education in Bahia for the full formation of educators and, therefore, a qualitative methodology study was undertaken, based on documentary analysis and applied surveys with thirteen school teachers and two coordinators, with the aim of along with the theoretical-critical base, that served as a contribution to research, listening to the voices of the main characters involved in the training process. In the theoretical terms, this research was based, in particular, on Candau (2012), Fleuri (2010), Mendes (2004; 2008), Mignolo (2003), Signorini (2005; 2006) and Walsh (2009). In tune with the approach presented, from a decolonial perspective, it is understood, finally, the need to propose training classes that are based, above all, on a critical formation of educators, which enables them to recognize relations of power between the public policies of formation, the school itself and the power structure in the wider society, creating possibilities for the development of educational proposals informed by emancipatory interests. |
| Palavras-chave: | Políticas públicas Formação intercultural e crítica Ensino de Língua Portuguesa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42346 |
| Data do documento: | 24-Ago-2018 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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