https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42290| Tipo: | Dissertação |
| Título: | (Re)vivendo amores pretos: mapeamento dos afetos nas danças d’quebradas contemporâneas |
| Título(s) alternativo(s): | (Re)living black loves: mapping affections in contemporary dances of the “quebradas” |
| Autor(es): | Dias, Bruno Novais |
| Primeiro Orientador: | Ferraz, Fernando Marques Camargo |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Fernando Marques Camargo |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Victor Hugo Neves de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Assis, Thiago Santos de |
| Resumo: | Esta pesquisa referiu-se ao estudo sobre os processos pretos afetivos nas construções dramatúrgicas e metodológicas de alguns artistas negros dissidentes de São Paulo e Salvador, em diálogo com as produções do autor desta escrita. Foi discutido o entendimento do que é afeto, amor e identidade atravessado pela intersecção das questões raciais e sexualidade. Apresentou-se a estruturação de uma metodologia nomeada de Mapeamento dos Afetos que propõem a criação de um mapa coletivo grafado no corpo (MARTINS, 2013) como potencializador em processos criativos. A obra ainda discutiu sobre a cena das Danças D’quebradas Contemporâneas dessas regiões em destaque, a partir de entrevista com quatro artistas negros e gays que atuam nessas áreas, a improvisação como tecnologia de criação, a escrita de si e estratégia de sobrevivência (DIAS, 2021) e a importância das histórias pessoais como criação de novas epistemes (EVARISTO, 2020). Dentro do arcabouço teórico foi destacado os livros A Dança da Indignação (MARTINS; MOURA; REIS, 2015) da Cia. Sansacroma; O Espirito da Intimidade (SOMÉ, 2003); o texto A Escrevivência e seus subtextos (EVARISTO, 2020); Performance do tempo espiralar (MARTINS, 2022); Racismo estrutural (ALMEIDA, 2019); O Quilombismo (NASCIMENTO; 2019) e Beatriz Nascimento: Quilombola intelectual (NASCIMENTO, 2018). Elaborou-se com essa pesquisa a estruturação do Mapeamento dos Afetos a partir dos atravessamentos dos entrevistados, autores e desse coletivo dissidente que permeia toda a produção. Além disso, apontou uma direção para construção de Quilombos de Afetos, com o intuito de contribuir para discussões sobre as corpas negras em redes de afeto como estratégia de sobrevivência e novas vivências. |
| Abstract: | This research refers to the study of black affective processes in the dramaturgical and methodological constructions of some dissident black artists from São Paulo and Salvador, in dialogue with the productions of the author of this writing. The understanding that affection, love and identity are crossed by the intersection of racial issues and sexuality will be developed. The structuring of a methodology called Mapping of Affects is presented, which proposes the creation of a collective map written on the body (MARTINS, 2003) as an enhancer in creative processes. The work also discusses the Contemporary D'quebrada Dance scene in these highlighted regions, based on interviews with four black and gay artists who work in these areas, improvisation as a creation technology, self-writing and survival strategy (DIAS, 2021) and the importance of personal stories as the creation of new epistemes (EVARISTO,2020). Within the theoretical framework, I highlight the books A Dança da Indignação (MARTINS; MOURA; REIS, 2015) by Cia. Sansacroma; The Spirit of Intimacy (SOMÉ, 2003); the text A Escrivivência and its subtexts (EVARISTO, 2020); Performance of spiraling time (MARTINS, 2022); Structural racism (ALMEIDA, 2019); Quilombismo (NASCIMENTO; 2019) and Beatriz Nascimento: Intellectual Quilombola (NASCIMENTO, 2018). This research is expected to structure the Mapping of Affections based on the intersections of interviewees, authors and this dissident collective that permeates the entire production. Furthermore, we aim for a direction for the construction of Quilombos of Affection, with the aim of contributing to the discussion about black bodies in networks of affection as a strategy for survival and new experiences. |
| Palavras-chave: | Histórias de amor Mapeamento dos Afetos Dança D’quebradas Identidade Quilombos de Afetos Artes cênicas Dança moderna - Salvador (BA) Dança moderna - São Paulo (SP) Dança moderna - Aspectos sociais Negros na Arte Negros - Identidade social Afetividade Identidade social na Arte |
| CNPq: | Dança |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42290 |
| Data do documento: | 12-Jun-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Bruno Novais.pdf | 8,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.