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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42265
Tipo: Dissertação
Título: Dança e corponectividade: inexistências na formação da pessoa pedagoga
Título(s) alternativo(s): Dance and corponectivity: inexistences in the formation of the pedagogue
Autor(es): Lima, Carlos Alexandre Borges de
Primeiro Orientador: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee1: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Amanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Resumo: Esta investigação ergue-se como uma travessia crítica que busca entretecer a Dança e a Pedagogia em um diálogo interdisciplinar. Delineiam-se como trilhas que desvendam a complexidade dessa relação de inexistências da Dança nas proposições curriculares do curso de Pedagogia, ao buscar ações interdisciplinares (Fazenda, 2012) que permitam a superação desse vazio epistemológico. Profissionais da Pedagogia realizam ações de danças na educação infantil. Todavia onde se localiza e como se dá a sua presença na formação da pessoa pedagoga, respeitando os devidos espaços profissionais? Essa questão desvela uma crise estrutural: a polivalência curricular. Ao substituir os especialistas das áreas por abordagens fragmentadas, esvazia o potencial formativo da Dança e silencia seu lugar na experiência educativa. A Pedagogia não tem Dança. A investigação intenta apontar e convocar para uma possível mudança curricular no âmbito de atuação desses cursos de Pedagogia. Intenciona, ainda, problematizar o lugar que cabe aos profissionais especialistas na área da Dança. Propõe conceitos e noções atuais sobre o corpo e seu processo formativo, como corponectividade (Rengel, 2007), noção que denega o dualismo corpo versus mente, nos conduzem a pensar em um corpo que não seja apenas um "suporte" da mente, mas a ação do processo de pensar, sentir e agir. Como cerne dessa interlocução, pulsa a intenção de superar os dualismos (Churchland, 2004) que têm historicamente fragmentado o corpo e a mente, resgatando o corpo como um campo de produção de conhecimento e uma dimensão inseparável da experiência. Sob a lente do pensamento crítico, a pesquisa supõe que o dualismo corpo versus mente permanece enraizado nas estruturas formativas do curso de Pedagogia. Estudos como o de Haraway (2023) e Stengers (2005) provocaram para tal reflexão e condução a lidar e seguir com o problema. A proposta é a de gerar parentescos e assumir o problema e/ou a questão como alicerce para a construção desse caminho de estudo. A organização deste trabalho se deu em um levantamento bibliográfico e com dados de pesquisa documental (Brasil, 2006; 2015). Foram feitos recortes, para efeito de análise, de dois documentos para contextualização do histórico formativo e constitutivo do curso de Licenciatura em Pedagogia – as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia na resolução CNE nº 1, de 15 de maio de 2006 e resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Essa investigação buscou discutir a forma como a Dança tem sido tratada como “cereja do bolo” e não como um campo de conhecimento específico na educação. A formação em Pedagogia, aliada à pesquisa em Dança, fortalece e amplia a atuação da pessoa docente, proporcionando-lhe caminhos necessários para criar ambientes de aprendizagem mais integrados, criativos e inclusivos. Espera-se que esta dissertação fomente contínuas ações irrigadas pelo fluxo de ideias e pelo desafio de prosseguir as relações entre Dança e Pedagogia. Contribuindo para que o campo da Pedagogia possa entender a Dança como modo distinto do habitual.
Abstract: This research is a critical journey that seeks to interweave Dance and Pedagogy in an interdisciplinary dialog. They are outlined as trails that unveil the complexity of this relationship of noexixtence of Dance in the curricular propositions of the Pedagogy course, by seeking interdisciplinary actions (Fazenda, 2012) that allow this epistemological void to be overcome. Pedagogy professionals perform dance activities in early childhood education. However, where is it located and how is it present in the training of the pedagogue, respecting the appropriate professional spaces? This question reveals a structural crisis: curricular polyvalence. By replacing subject specialists with fragmented approaches, it empties Dance of its formative potential and silences its place in the educational experience. Pedagogy has no Dance. The research aims to point out and call for a possible curricular change in the scope of these Pedagogy courses. It also intends to problematize the place of professional specialists in the field of dance. It proposes current concepts and notions about the body and its formative process, such as Bodyconevity (Rengel, 2007), a notion that denies the dualism of body versus mind, leading us to think about a body that is not just a “support” for the mind, but the action of the process of thinking, feeling and acting. At the heart of this interlocution is the intention to overcome the dualisms (Churchland, 2004) that have historically fragmented the body and mind, recovering the body as a field of knowledge production and an inseparable dimension of experience. Under the lens of critical thinking, the research assumes that the dualism of body versus mind remains rooted in the educational structures of the Pedagogy course. Studies such as Haraway's (2023) and Stenger's (2005) have provoked such reflection and led us to deal with the problem. The proposal is to generate kinships and take the problem and/or question as the foundation for building this path of study. This work was organized using a bibliographical survey and data from documentary research (Brasil, 2006; 2015). For the purposes of analysis, two documents were cut out to contextualize the educational and constitutive history of the Pedagogy degree course - the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Pedagogy course in CNE Resolution No. 1, in May 15, 2006 and CNE Resolution No. 2, of July 1, 2015. This investigation sought to discuss how dance has been treated as “icing on the cake” and not as a specific field of knowledge in education. Pedagogy training, combined with dance research, strengthens and broadens the role of the teacher, providing them with the necessary paths to create more integrated, creative and inclusive learning environments. It is hoped that this dissertation will foster continuous action irrigated by the flow of ideas and the challenge of continuing the relationship between Dance and Pedagogy. Contributing to the field of Pedagogy being able to understand Dance as a different way from the usual.
Palavras-chave: Dança
Corponectividade
Pessoa Pedagoga
Inexistências
Ficar com o Problema
Dança - Estudo e Ensino (Superior)
Pedagogos - Formação
Educação - Estudo e Ensino (Superior)
Avaliação
Abordagem interdisciplinar
Conhecimento na Educação
Ensino superior - Currículos
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42265
Data do documento: 17-Mar-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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