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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42252
Tipo: Dissertação
Título: Letramentos digitais em contexto de distorção idade-série
Autor(es): Silva, Patrícia Conceição da
Primeiro Orientador: Góes, Andréa Beatriz Hack de
metadata.dc.contributor.referee1: Góes, Andréa Beatriz Hack de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Fátima Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Mary Valda Souza
Resumo: Este Memorial de Formação, intitulado“ Letramentos Digitais em Contexto de Distorção Idade Série” apresenta uma proposta didática elaborada sob orientação da professora Dra. Andréa Beatriz Hack de Góes para o Mestrado Profissional em Letras– PROFLETRAS, da Universidade Federal da Bahia, visando contribuir para a promoção de habilidades de leitura e escrita de estudantes em contexto de defasagem idade-série da escola municipal Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber (CEAS) – São Francisco do Conde, Bahia, onde leciono. O público-alvo que inspira a pesquisa é a turma de alunos do 7º ano G, na qual os discentes têm idade entre 16 e 17 anos, apresentando, portanto, perfil de distorção idade-série, ou defasagem idade/série (DIS). Desse modo, apresenta-se uma questão de ensino-aprendizagem na qual busco, enquanto professora-pesquisadora, respostas para o problema: O trabalho com letramentos digitais pode contribuir com os projetos de intervenção do CEAS visando o desenvolvimento de habilidades linguísticas de leitura e escrita de alunos em contexto de distorção idade-série? O caminho metodológico reúne a reflexão-ação sobre a minha prática pedagógica e a investigação e registro de estudos sobre o problema da distorção idade-série para, então, propor como resposta ao problema apontado, em atenção aos estudantes nessa condição, a elaboração de uma sequência didática de atividades a fim de colaborar com os projetos de intervenção já iniciados na escola CEAS. Nessa proposição, o objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes em contexto de defasagem idade-série mediante o trabalho com os letramentos digitais e utilizando os poucos recursos tecnológicos disponíveis na escola. A expectativa é de que tal proposta didática proporcione interesse e participação ativa aos alunos, considerando-se o fato de que as mídias digitais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia, de diferentes formas. Os resultados observados foram a ampliação de meus conhecimentos técnicos e práticos no processo de pesquisa autobiográfica e na investigação do problema de pesquisa, bem como a produção de uma sequência didática de ensino-aprendizagem que colabora para que os projetos de intervenção da escola CEAS tenham continuidade e mantém as ações pedagógicas direcionadas para estudantes em DIS com vistas a minimizar os efeitos nefastos desse problema. O trabalho tem como base as premissas teóricas sobre letramentos sociais de Kleiman (2015) e Street (2014); reflexões político-pedagógica ancoradas em Freire (1987); letramentos múltiplos, escola e inclusão social a partir de Rojo (2009, 2012) e respalda-se ainda em Leon & Menezes Filho (2003) para discutir aspectos sociais relacionados ao fracasso escolar. A proposta de sequência didática de atividades segue as contribuições teóricas sobre avaliação trazidas por Zabala (2013) e, principalmente, se inspira nas atividades sobre letramentos digitais de baixa tecnologia propostas por Dudeney, Hockly e Pegrum (2016).
Abstract: Ce Mémorial de formation intitulé "Les lettrés digitales dans le contexte de décalage de l’âge série" présente une proposition didactique élaborée sous la direction du professeur Dr. Andréa Beatriz Hack de Góes pour la maîtrise professionnelle en lettres- PROFLETRAS de l’Université Fédérale de Bahia, visant à contribuer à la promotion des compétences de lecture et d’écriture des étudiants dans le contexte de décalage âge-série de l’école municipale Centre d’études et de perfectionnement du savoir (CEAS) - San Francisco do Conde, Bahia, où j’enseigne. Le public cible qui inspire la recherche est la classe d’élèves de 7e année G, dans laquelle les élèves ont entre 16 et 17 ans, présentant ainsi un profil de distorsion de l’âge série, ou de décalage âge/série (DIS). Ainsi se présente une question d’enseignement-apprentissage dans laquelle je cherche, en tant qu’enseignant-chercheur, des réponses au problème : Le travail avec la lecture numérique peut-il contribuer aux projets d’intervention du CEAS visant le développement des compétences linguistiques de lecture et d’écriture des élèves dans un contexte de décalage de l’âge série? . La voie méthodologique rassemble la réflexion-action sur ma pratique pédagogique et la recherche et l’enregistrement d’études sur le problème de la décalage de l’âge série pour ensuite proposer comme réponse au problème signalé, en tenant compte des étudiants dans cette condition, l’élaboration d’une séquence didactique d’activités afin de collaborer avec les projets d’intervention déjà lancés à l’école CEAS. Dans cette proposition, l’objectif principal est de contribuer au développement des compétences de lecture et d’écriture des étudiants dans le contexte dans le contexte de décalage de l’âge-série en travaillant la litteratie numerique et en utillizant les quelques ressourses technologiques disponibles à l’école. L’attente est que cette proposition didactique apportera un intérêt et une participation active aux élèves, considérant le fait que les médias numériques sont de plus en plus présents dans la vie quotidienne, de différentes manières. Les résultats observés ont été l’expansion de mes connaissances techniques et pratiques dans le processus de recherche autobiographique et dans l’investigation du problème de recherche, ainsi que la production d’une séquence didactique d’enseignement-apprendissage qui collabore afin que les projects d’intervention de l’école CEAS ont une continuité et maintiennent des actions pédagogiques à destination des élèves en DIS en vue de minimiser les effets néfastesde cette problématique. Le travail est basé sur les prémisses théoriques sur les littératies sociales de Kleiman (2015) et Street (2014) ; réflexions politico-pédagogiques ancrées dans Freire (1987) ; alphabétisations multiples, école et inclusion sociale basé sur Rojo (2009, 2012) et également soutenu par Leon & Menezes-Filho (2003) pour discuter des aspects sociaux liés à l'échec scolaire. La séquence didactique d'activités proposée suit les apports théoriques sur l'évaluation apportés par Zabala (2013) et, principalement, s'inspire des activités sur la littératie numérique basse technologie proposées par Dudeney, Hockly et Pegrum (2016).
Palavras-chave: Distorção idade-série
Leitura e escrita
Letramentos digitais
Baixa tecnologia
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Escrita
Letramento digital
Estratégias de aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42252
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

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