Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42251
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uma proposta de estímulo à produção de provas por meio de atividades investigativas em ambientes de geometria dinâmica.
Otros títulos : A proposal to stimulate the production of evidence through investigative activities in dynamic geometry environments.
metadata.dc.creator: Anjos, Pitágoras Vasconcelos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cassol, Mariana
metadata.dc.contributor.referee1: Cassol, Mariana
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Graça Luzia Dominguez
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Jamille Vilas Bôas de
metadata.dc.description.resumo: A demonstração é um importante elemento da história da matemática, ela é responsável por validar um argumento, explicar, comunicar a matemática construída e até mesmo estimular novas. Contudo, notamos que a abordagem de processos de validação ocupa pouco espaço na matemática escolar, nos documentos norteadores e até mesmo nas pesquisas acadêmicas. Tendo em vista a prática do professor que pretende abordar tais processos em sala de aula, empreendemos uma pesquisa de desenvolvimento educacional de abordagem qualitativa que tem como objetivo desenvolver tarefas de natureza investigativa em ambientes de geometria dinâmica de modo a contribuir com a construção da prova matemática em problemas relativos às desigualdades no triângulo. Tais tarefas foram organizadas em uma sequência didática que foi aplicada com 5 estudantes participantes do projeto Mais Estudo da rede estadual de educação da Bahia. Os resultados foram interpretados à luz do nosso quadro teórico que se alinha às concepções de prova e demonstração de Balacheff (2000), assim como à sua tipologia de provas quanto aos argumentos usados pelos estudantes para validar as suas conjecturas. Verificamos que a sequência didática produzida possibilitou o estímulo à formulação de conjecturas e na produção de provas tipificadas como empirismo ingênuo e experimento crucial.
Resumen : Demonstration is an important element in the history of mathematics, it is responsible for validating an argument, explaining, communicating constructed mathematics and even stimulating new ones. However, we noticed that the approach to validation processes occupies little space in school mathematics, in the guiding documents and even in academic research. Considering the practice of teachers who want to address these processes in the classroom, we undertook an educational development research project with a qualitative approach that aims to develop tasks of an investigative nature in dynamic geometry environments in order to contribute to the construction of mathematical proof in problems relating to triangle inequalities. Such tasks were organized into a didactic sequence that was applied to 5 students participating in the Mais Estudo project in the state education school system of Bahia. The results were interpreted in the light of our theoretical framework, which is aligned with Balacheff’s (2000) conceptions of proof and demonstration, as well as his typology of proofs in terms of the arguments used by students to validate their conjectures. We verified that the didactic sequence produced made it possible to stimulate the formation of conjectures and the production of proofs typified as naive empiricism in all the participants and crucial exemple.
Palabras clave : Prova
Demonstração
Geometria dinâmica
Tarefas de investigação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 
Citación : ANJOS, Pitágoras Vasconcelos dos. Uma proposta de estímulo à produção de provas por meio de atividades investigativas em ambientes de geometria dinâmica. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Matemática ) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42251
Fecha de publicación : abr- 4
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFMAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_Anjos_2025.pdfDissertação3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Apêndice_Sequência_Didática.pdfSequência didática183,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.