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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42234
Tipo: Tese
Título: Aquisição de proparoxítonas: acento, léxico e suas possíveis relações
Autor(es): Vargens, Arthur Moura
Primeiro Orientador: Teixeira, Elizabeth Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Elizabeth Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gredson dos
metadata.dc.contributor.referee3: Kupske, Felipe Flores
metadata.dc.contributor.referee4: Rapp, Carola
metadata.dc.contributor.referee5: Baia, Maria de Fátima de Almeida
Resumo: Estudo sobre o acento proparoxítono e o léxico proparoxítono no processo de aquisição do português como língua materna. Buscou-se verificar relações ontogênicas entre aquisição lexical e aquisição acentual. Para tanto, foram verificados: a) recursos e estratégias de simplificação fonológica; b) ocorrência de vocábulos proparoxítonos ao longo de diferentes faixas etárias; c) o percurso ontogênico do acento proparoxítono padrão e do léxico proparoxítono; d) a regularidade individual de crianças ao produzirem proparoxítonas lexicalmente e acentualmente; e) as correspondências entre evocação espontânea e evocação acentual padrão de vocábulos proparoxítonos. A pesquisa foi realizada a partir de 3 (três) corpus distintos, 2 (dois) deles extraídos de fala de crianças de 1;6 (um ano e seis meses) a 4;0 (quatro anos), estudadas longitudinalmente e transversalmente e 1 (um) extraído de relatos parentais disponibilizados em um formulário para esse fim. Na revisão da literatura, apresentam-se as teorizações e pesquisas gerais a respeito das proparoxítonas no português brasileiro: definição do objeto de estudo e os estudos que abordam diretamente ou indiretamente as proparoxítonas no português, em Teoria e Análise Linguística, na Linguística Histórica, em Dialetologia e Sociolinguística e na Psicolinguística. Na análise de dados, há 3 (três) recortes de análise: a análise do acento, na qual se descreve e interpreta os dados das crianças estudadas longitudinalmente; a análise do léxico, na qual se descreve e interpreta os dados dos 3 (três) corpus; e a análise da confluência entre o acento e o léxico, de modo a extrair as possíveis relações observáveis entre esses dois níveis linguísticos. A partir do corpus analisado, foi possível identificar uma relação observável entre aquisição do acento proparoxítono e aquisição do léxico proparoxítono, que se estabelece a partir dos 2:01 (dois anos e um mês); os dados evidenciam que uma maior produtividade do acento proparoxítono influencia a produção lexical proparoxítona, algo corroborado em outros estudos anteriores que estabelecem relações entre a aquisições fonológica e lexical.
Abstract: Study about proparoxytonic stress and the proparoxytonic lexicon during the acquisition of Portuguese as maternal language. We sought to verify ontogenic relationships between lexical acquisition and accentual acquisition in proparoxytone words, to wich was verified: a) phonological simplification recurses and strategies; b) occurrence of proparoxytonic words over different age groups; c) the ontogenic path of the standard proparoxytonic accent and the proparoxytonic lexicon; d) the individual regularity of children when producing proparoxytons lexically and accidentally; e) the correspondences between spontaneous evocation and standard accent evocation of proparoxytonic words. The research was carried out from 3 (three) distinct corpus; 2 (two) of them extracted from the speech of children from 1; 6 (one year and six months) to 4; 0 (four years), some studied longitudinally and others transversely; the 1 (one) corpus left was given by parental reports made available on a form for this purpose. In theoretical review section, there are the definition of the object of study (proparoxytone words) and studies directly or indirectly addressed to proparoxytones in Portuguese, at Theory and Linguistic Analysis, at Historical Linguistics, at Dialectology and Sociolinguistics and at Psycholinguistics. In data analysis, there are 3 (three) analysis sections: (i) the accent analysis, in which the data of the children studied longitudinally is described and interpreted; (ii) the lexical analysis, in which the 3 (three) corpus data is described and interpreted; (iii) the confluence accent-lexicon analysis, in order to extract the possible observable relations between these two linguistic levels. From thesecollected data, it is possible to identify observable relationships between acquisition of proparoxytonic accent and proparoxytonic lexicon, which is established after 2;01 (two years and one month); the data show that a higher productivity of the proparoxytonic accent influences the proparoxytonic lexical production, something corroborated with other previous studies that establish relationships between phonological and lexical acquisitions.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Português
Fonética e fonologia
Léxico
Acentos e acentuação
Língua portuguesa - Aquisição
Língua portuguesa - Fonética
Língua portuguesa - Fonologia
Língua portuguesa - Acentos e acentuação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42234
Data do documento: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

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