https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42231| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Estudo sobre a Influência de cursos online sobre educação financeira na gestão de pequenos negócios em Salvador |
| Título(s) alternativo(s): | A study on the influence of online financial education courses on the management of small businesses in Salvador |
| Autor(es): | Luciano, Laliane dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Andrade, Leandro José Silva |
| Resumo: | No contexto da importância dos pequenos negócios na economia brasileira, a presente pesquisa aborda os desafios enfrentados na gestão e a importância da alfabetização financeira para esses empreendedores. Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto dos cursos online sobre a educação financeira na gestão de pequenos negócios. Os estudos foram desenvolvidos através da percepção em empreendedores do município de Salvador sobre a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos nas formações, e os fatores que influenciam na adesão ou não adesão a essa modalidade educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo, com coleta de dados por meio de um questionário misto aplicado a 23 empreendedores. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Temática, resultando em quatro temas principais: Demandas dos empreendedores por cursos online de educação financeira; Impactos desses cursos na gestão dos pequenos negócios; Barreiras ao acesso e participação em cursos online; e Práticas e lacunas na gestão financeira nos negócios. |
| Abstract: | In the context of the importance of small businesses in the Brazilian economy, this research addresses the challenges faced in management and the significance of financial literacy for these entrepreneurs. This study aims to analyze the impact of online training on financial education in the management of small businesses. The study was conducted based on the perceptions of entrepreneurs in the city of Salvador regarding the practical applicability of the knowledge acquired in these training programs and the factors influencing their adoption or rejection of this educational modality. The research is qualitative and descriptive in nature, with data collected through a mixed questionnaire applied to 23 entrepreneurs. The data were analyzed using the Thematic Analysis technique, resulting in four main themes: entrepreneurs' demand for online financial education courses; the impact of these courses on small business management; barriers to access and participation in online courses; and financial management practices and gaps in businesses. |
| Palavras-chave: | Empreendedorismo Pequenos negócios Educação financeira Cursos online |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42231 |
| Data do documento: | 14-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Administração (EA) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Estudo sobre a Influência de Cursos Online sobre Educação Financeira na Gestão de Pequenos Negócios em Salvador - TCC Laliane Luciano.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.