https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42198| Tipo: | Tese |
| Título: | Pedagogia crítica em ação: uma experiência de intervenção no ensino de língua inglesa |
| Autor(es): | Martins, Tainá Almeida Alves |
| Primeiro Orientador: | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Edleise Mendes Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Kindermann, Cristina Arcuri Eluf |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Lima, Diógenes Cândido de |
| Resumo: | Com o objetivo de averiguar os efeitos causados pela aplicação dos princípios pedagógicos freireanos na sala de aula de língua inglesa (LI), esta pesquisa-ação se desenvolveu em três realidades escolares distintas no município de Itapetinga/BA: uma escola pública federal, uma escola pública estadual e uma escola privada municipal. Inserida na área da Linguística Aplicada, esta pesquisa está ancorada no conceito de língua como prática social (MENDES, 2010), pretende ser parte das Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016) e relaciona a Pedagogia Crítica de Paulo Freire (1967, 1987, 1996) ao Ensino de Língua Inglesa. Com uma abordagem metodológica qualitativa interpretativista, a presente investigação se desenvolveu ao longo de oito meses em colaboração com um docente de LI e uma turma de 3º ano do Ensino Médio de cada escola participante. A intervenção pedagógica foi composta de quatro fases – preliminar, reflexão e planejamento, intervenção e avaliação – e demonstrou, na prática, o potencial que resguarda a Pedagogia Crítica Freireana para a construção de uma práxis docente crítica. Problemas como alienação política e ideológica frente à LI e seu ensino, desinteresse e ausência de engajamento discente durante as aulas e prática pedagógica descontextualizada podem ser dirimidos por meio do conhecimento e aplicação dos princípios freireanos, quais sejam: Intencionalidade e Autorresponsabilidade; Curiosidade epistemológica; Dialogia; Respeito ao educando; Leitura de mundo; A educação é ideológica; Criticidade e Educar para libertar. Como resultado, os princípios se provaram efetivas ferramentas formativas teórico-práticas na construção de uma práxis docente crítica em prol da formação de cidadãos reflexivos e socialmente engajados, a começar pelo professor. |
| Abstract: | Aiming to discover the effects caused by the application of Freire‘s pedagogical principles in the English language (EL) classroom, this action research was developed in three different school realities in the municipality of Itapetinga/BA: a federal public school, a state public school and a private municipal one. Inserted in the area of Applied, this research is anchored in the concept of language as a social practice (MENDES, 2010), intends to be part of Southern Epistemologies (SOUSA SANTOS, 2016) and relates the Paulo Freire‘s Critical Pedagogy (1967, 1987, 1996) to English Language Teaching. With a qualitative interpretive methodological approach, the present investigation was developed over eight months in collaboration with an EL teacher and a 3rd year high school class from each participating school. The pedagogical intervention was composed of four phases – preliminary, reflection and planning, intervention and evaluation – and demonstrated, in practice, the potential that Freirean Critical Pedagogy possess for the construction of a critical teaching praxis. Problems such as political and ideological alienation in relation to EL and its teaching, lack of interest and of student engagement during classes and out-of-context pedagogical practice can be resolved through the knowledge and application of Freirean principles, which are: Intentionality and Self-responsibility; Epistemological curiosity; Dialogy; Respect for the student; World reading; Education is ideological; Criticality; and Educate to liberate. As a result, the principles proved to be effective theoretical-practical training tools in the construction of a critical teaching praxis in order to educate reflective and socially engaged citizens, starting with the teacher him or herself. |
| Palavras-chave: | Ensino de língua inglesa Princípios pedagógicos freireanos Práxis docente crítica Linguística aplicada Língua inglesa - Estudo e ensino Análise crítica do discurso Pedagogia crítica |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42198 |
| Data do documento: | 31-Jul-2020 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE_TAIN_ALMEIDA_VERSO_FINAL_11.09.2020.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.