https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42176| Tipo: | Tese |
| Título: | Imagem discursiva feminina nas letras do samba-canção de Dolores Duran e do funk de Tati Quebra Barraco |
| Autor(es): | Santana, Gilvan da Costa |
| Primeiro Orientador: | Souza, Iracema Luiza de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Iracema Luiza de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Márcia Paraquett |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Elmo José dos |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Madureira, André Luiz Gaspari |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Mariano, Marcia Regina Curado Pereira |
| Resumo: | A pesquisa que resultou em tese de doutoramento estabeleceu conexões entre Estudos Culturais e Análise de Discurso de linha francesa. Nessa direção, levou-se a efeito a propositura de ver o discurso como lugar em que se pode observar a relação entre língua e ideologia, compreendendo como a língua produz sentidos por/para sujeitos. Destarte, estabeleceu-se a análise da imagem discursiva feminina presente nas letras de música de Dolores Duran (samba-canção dos anos 1950) e de Tati Quebra Barraco (funk dos anos 2000). A escolha dos dois estilos musicais estudados se deu pela importância de ambos para se entender a moderna música popular brasileira e, preponderantemente, pela representatividade, no que tange à presença de mulheres com perfis real ou aparentemente antagônicos. Para tanto, partiu-se de estratégias inter relacionadas à busca de compreensão do como pensam e agem mulheres em condições de produção e formações discursivas diferenciadas. Logo, tal empreitada foi viabilizada pela correlação entre a materialidade linguística e a realidade histórica em suas implicações ideológicas. Assim, foram estabelecidos os mecanismos de interpretação e compreensão que se ligam aos processos de identificação dos sujeitos, em suas filiações de sentidos para descrever a relação desses sujeitos com sua memória discursiva, isto é, seus lugares de fala na produção de (efeitos de) sentidos em textos que constituem o corpus. Dito em outras palavras, interessou ao pesquisador a percepção das imagens de mulheres explicita e implicitamente detectáveis nas letras das músicas da amostragem, buscando compreender quais os paradigmas e quais as relações de gênero nelas inscritas, por meio de discursos revelados e não revelados - as ‘falas’ presentes ou ausentes em Dolores e em Tati - como efeitos de identidades femininas em confronto ou consonância com a ideologia patriarcalista. Em síntese, o estudo constatou que o discurso sobre/de mulheres presente na música brasileira é determinado ideologicamente como fruto das transformações históricas ocorridas. Nessa perspectiva, destacaram-se, tanto no samba-canção quanto no funk, antigas e novas posturas femininas, por meio de posicionamentos perante assuntos diversos, como casamento e maternidade, trabalho e carreira, sexo e fidelidade, enfim, construções identitárias. Assim é que o ethos discursivo feminino em cada um dos dois sujeitos discursivos sob análise reflete, concomitantemente, manutenção, transgressão, recuos, avanços, contradições, transições, enfim, posturas ideológico-políticas de significação e ressignificação socioculturais em termos do papel da mulher em si e na sociedade. Em suma, Dolores Duran e Tati Quebra Barraco são vozes ora concordantes ora dissonantes no universo das relações de gênero em sua existência na sociedade instituída |
| Abstract: | The research behind this doctorate thesis established connections between the Cultural Studies and the French-oriented Discourse Analysis. Hence, the paper effectively proposed to evaluate the discourse as a place where the relationship between language and ideology could be observed, understanding how the language produces meaning for/to subjects. Thus, an analysis was established on the female discursive figure presented in Dolores Duran’s song lyrics (samba music from the 1950) e Tati Quebra Barraco’s (Brazilian funk music from the 2000’s). The decision to study both musical styles was due to the importance of both to understand the modern Brazilian popular music and, mainly, because of the representativeness, regarding the presence of women with real or apparently antagonistic profiles. Therefore, interrelated strategies were initially used to seek understanding how women with different production conditions and from contrasting discursive formations think and act. That was made possible by correlating between linguistic materiality and historical reality in their ideological implications. Thus, the mechanisms of interpretation and understanding that are linked to the identification processes of subjects in their sense affiliations were established to describe the relationship of these subjects with their discursive memory, that is, their places of speech in the production of (effects of) meanings in texts that constitute the corpus. In other words, the researcher was interested in the perception of women figures explicitly and implicitly detectable in the lyrics of the sample songs, seeking to understand which paradigms and which gender relations are inscribed in them, through revealed and unrevealed discourses – what was presented or left out by Dolores and Tati - as effects of female identities in confrontation with or in line with patriarchal ideology. In summary, the study found that the discourse about / of women present in Brazilian music is ideologically determined as a result of the historical transformations that occurred. From this perspective, both samba music and funk demonstrated old and new female postures, through positioning on various subjects, such as marriage and motherhood, work and career, sex and fidelity, in short, identity constructions. Thus, the female discursive ethos in each of the two discursive subjects under analysis concomitantly reflects maintenance, transgression, setbacks, advances, contradictions, transitions, in short, ideological-political postures of sociocultural meaning and resignification in terms of women's role individually and in society. Finally, Dolores Duran and Tati Quebra Barraco represent voices that are sometimes concordant and sometimes dissonant in the universe of gender relations in their existence in the institution of society. |
| Palavras-chave: | Análise de Discurso e Ethos Discursivo Estudos Culturais Feminismos X Patriarcalismo Música Popular Brasileira Música e linguagem Música popular – Brasil – Análise, apreciação |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42176 |
| Data do documento: | 19-Jun-2020 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese_-_verso_final_imprimir.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.