https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42152| Tipo: | Tese |
| Título: | Sobre o uso da Língua do Príncipe: história social da cultura escrita, reconfigurações linguísticas e populações indígenas na Bahia setecentista |
| Autor(es): | Souza, Pedro Daniel dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Lobo, Tânia Conceição Freire |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lobo, Tânia Conceição Freire |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fabricio Lyrio |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Apolinário, Juciene Ricarte |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Carneiro, Zenaide de Oliveira Novais |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Cesar, América Lúcia Silva |
| Resumo: | No âmbito das reformas promovidas pela Coroa portuguesa na segunda metade do século XVIII, o Directorio, que se deve observar nas povoaçoens dos Indios do Pará, e Maranhaõ em quanto Sua Magestade naõ mandar o contrario – conhecido simplesmente como Diretório pombalino ou Diretório dos índios – instituiu uma política de gestão das línguas na América que previa a proibição do uso das línguas indígenas e, em particular, da chamada língua geral, como um dos principais instrumentos para a “civilização” dos ameríndios. Embora formado, em 1757, para o Estado do Grão-Pará e Maranhão, a partir de 1758, o Diretório direciona-se à outra colônia portuguesa na América, o Estado do Brasil, até finalmente suas disposições serem revogadas por meio da Carta Régia de 12 de maio de 1798. Na aplicação do Diretório ao Estado do Brasil, o Parecer de 17 de maio de 1759, exarado pelo tribunal especial do Conselho Ultramarino que se instalou na Capitania da Bahia, desempenhou um papel central, na medida em que direcionou as funções de Diretor de índios, cargo criado pelo Diretório, para os escrivães das Câmaras dos aldeamentos indígenas elevados a vilas. Sem deixar de lado a política de tutela prevista na reforma, essa alteração tornou os escrivães-diretores agentes de letramento indígena, responsáveis por ensinar a doutrina cristã, ler, escrever e contar aos meninos. Assim, a presente tese discute o processo de escolarização dos meninos e das meninas indígenas na Bahia de segunda metade do século XVIII, avançando até as primeiras década do século XIX, bem como dos demais indígenas inclinados a esta matéria, tomando como locus da pesquisa nove vilas de índios criadas pelo tribunal especial do Conselho Ultramarino, em 1758, nomeadamente Abrantes, Soure, Mirandela, Pombal, Santarém, Olivença, Barcelos, Trancoso e Verde, no âmbito de execução do alvará régio de 8 de maio de 1758, e seis vilas criadas na Comarca e Ouvidoria de Porto Seguro, entre os anos de 1764 e 1772, especificamente São Mateus, Belmonte, Prado, Viçosa, Alcobaça e Porto Alegre. Por meio das fontes documentais do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), fizemos um levantamento dos escrivães-diretores nomeados entre 1760 e 1834, supostamente os responsáveis pelo ensino de língua portuguesa como segunda língua e agentes de letramento indígena nas supracitadas vilas. Da análise da documentação, incluindo as fontes do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BNJR), observamos que houve formas diferenciadas de recepção da política indigenista do governo de D. José I nas vilas de índios erigidas na Bahia setecentista. Embora não fosse possível mensurar a real atuação dos escrivães-diretores, conflitos entre estes e moradores da vilas testemunham o não cumprimento das obrigações de ensinar a leitura e a escrita aos meninos, assim como autos de inquirição sobre a civilização dos índios e relatos de Ouvidores revelam as estratégias usadas por alguns vilados para que seus filhos não entrassem nas listas de matrícula ou ainda, quando matriculados, não frequentassem as aulas. Os dados discutidos na presente tese abrem caminhos de interpretação sobre a construção das vilas de índios e suas implicações linguísticas, a partir do mapeamento do cumprimento das orientações do Diretório quanto à abertura de escolas públicas e, em caso positivo, à sua abrangência, assim como até que ponto estavam ou não generalizadas, o papel que desempenharam na eliminação de línguas e culturas e se cumpriram o objetivo de ensinar a ler e a escrever. |
| Abstract: | In the context of the reforms promoted by the Portuguese Crown in the second half of the eighteenth century, the Directory, to be observed in the Indians Settlements from Pará and Maranhão, while His Majesty does not order the opposite - known simply as the Pombaline Directory or Directory of the Indians - it established a policy of language management in America which determined the prohibition of the use of indigenous languages and in particular of the so-called general language as one of the principal instruments for the "civilization" of Amerindians. Although the Directory was formed in 1757, for the State of Grão-Pará and Maranhão, from 1758, it was addressed to the other Portuguese colony in America, the State of Brazil, until finally its arrangements were revoked by means of the Royal Charter of May 12, 1798. In the application of the Directory to the State of Brazil, the 17th May, 1759 statement issued by the special court of the Overseas Council, which installed itself in the Captaincy of Bahia, played a central role, inasmuch as it directed the functions of Director of Indians, position created by the Directory, for the clerks of the Chambers of the Indian settlements raised to villages. Without leaving aside the policy of tutelage foreseen in the reform, this change made the clerks-directors indigenous literacy agents, responsible for teaching Christian doctrine, reading, writing and telling the children. Thus, the present thesis discusses the process of schooling of the indigenous boys and girls in Bahia from the second half of the eighteenth century, advancing until the first decade of the nineteenth century, as well as the other Indians inclined to this matter, taking as a locus of research nine villages of Indians created by the special court of the Overseas Council in 1758, Abrantes, Soure, Mirandela, Pombal, Santarém, Olivença, Barcelos, Trancoso and Verde, in execution of the royal charter of May 8, 1758, and six villages created in the District and Ombudsman's Office of Porto Seguro, between 1764 and 1772, specifically São Mateus, Belmonte, Prado, Viçosa, Alcobaça and Porto Alegre. Through the documentary sources of the Public Archive of the State of Bahia (APEB), we surveyed the commissioned clerks-directors between 1760 and 1834 who were supposedly responsible for teaching Portuguese as a second language and indigenous literacy agents in the abovementioned villages. From the analysis of the documentation, including sources from the Overseas Historical Archives (AHU) and the National Library of Rio de Janeiro (BNJR), we observed that there were different forms of welcoming the indigenist policy of D. José I's government in Indian villages erected in the 1700s Bahia. Although it was not possible to measure the actual performance of the director-clerks, conflicts between them and villagers testify to the non-fulfillment of the obligations to teach reading and writing to the children, as well as testimony about the civilization of the Indians and reports of Ombudsmen reveal the strategies used by some villains so that their children did not enter the lists or even when enrolled did not attend classes. The data discussed in this thesis pave the way of interpretation on the construction of Indian villages and their linguistic implications, from the mapping of compliance with the guidelines of the Directory regarding the opening of public schools and, if so, their scope, as well as to what extent they were generalized, the role they played in the elimination of languages and cultures, and the goal achievement of teaching reading and writing. |
| Palavras-chave: | História social da cultura escrita Políticas linguísticas Escolarização Vilas de índios Capitania da Bahia |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42152 |
| Data do documento: | 1-Ago-2019 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ata assinada.pdf | 527,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Versão final.pdf | 120,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.