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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42142
Tipo: Dissertação
Título: “Preto e dinheiro são palavras rivais?”: um estudo histórico e contemporâneo sobre a ascensão social e identidade racial dos influenciadores digitais negros brasileiros
Título(s) alternativo(s): “Black and Money are rival words?”: a Historical and Contemporary Study on the Social Rise and Racial Identity of Black Brazilian Digital Influencers.
Autor(es): Santos, Djavã Francisco Silva dos
Primeiro Orientador: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Israel Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, José raimundo de Jesus
Resumo: Esta dissertação objetiva investigar a criação/ascensão de uma Nova Classe Média Negra pelas mídias digitais através dos Influenciadores Digitais Negros das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul) em uma análise multidisciplinar acerca da identidade racial, questionando o seu surgimento no competitivo Mercado Digital. Através da Etnografia Digital no campo das Humanidades Digitais e a História de Vida, foram realizadas entrevistas com os influenciadores negros brasileiros sobre seus Dados Familiares (principalmente escolaridade e a relação intergeracional), sua Infância e Juventude (para compreender as nuances sociais das regiões do país), sua Circulação Urbana ou Rural (para entender os fenômenos migratórios), os Dados Profissionais (o que levaram a ser influenciadores digitais), os Dados Econômicos (valores arrecadados em anúncios e consumo, essenciais para o posicionamento classista e também com o retorno para a comunidade negra, o chamado “Black Money”), analisados com as Questões Raciais Brasileiras (como compreendem o racismo no país e como enfrentam essa questão) para cruzar com a Revisão Bibliográfica com o início da formação da Classe Média Negra em uma análise histórica. Para compreender os processos de desigualdade social e racial, foram examinados os gráficos de tendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua e de institutos privados como o Relatório de Tendências, entre outros. Para uma discussão do fenômeno, foram aludidos historicamente as noções de Raça, Racismo e Identidade e o pensamento racial brasileiro, as Mídias Tradicionais no país (rádio, televisão, jornal e revistas impressas) e a relação com a negritude, desembocando nas Mídias Digitais e as mudanças de trabalho na modernidade, aprofundadas pela recente pandemia de Covid-19. Acerca da Ascensão social, a identificação da Classe Média Negra e suas peculiaridades, confrontando com o “novo homem” exposto pelas Plataformas Digitais e o empreendedorismo de si, alardeado como a única solução para o homem contemporâneo no neoliberalismo. Também o que são os Influenciadores Digitais e sua importância para o Mercado Digital, com métricas e indicadores fornecidos por Inteligência Artificial para o controle do labor e sua financeirização, conectando os Influenciadores Digitais Negros e a coisificação do seu trabalho e venda do capital social, podendo causar dissonâncias a sua identidade racial e em problemas de saúde mental. Por fim, a relevância em se consolidar grupos sociais negros ainda que nas mídias digitais para a ajuda mútua, uma forma de barrar a competição moderna, calcada na individualização e na falta de solidariedade racial.
Abstract: This dissertation objective to investigate about the creation/rise of a New Black Middle Class through digital media through Black Digital Influencers from the five Brazilian regions (North, Northeast, Southeast, Central-West and South) in a multidisciplinary analysis about racial identity, questioning the emergence in the competitive Digital Market. Through Digital Ethnography in the field of Digital Humanities and Life History, interviews were carried out with black Brazilian influencers about their Family Data (mainly education and intergenerational relationship), their Childhood and Youth (to understand the social nuances of the country's regions ), their Urban or Rural Circulation (to understand migratory phenomena), Professional Data (which led them to become digital influencers), Economic Data (amounts collected in advertisements and consumption, essential for class positioning and also with the return to the black community, the so-called “Black Money”), analyzed with Brazilian Racial Issues (how they understand racism in the country and how they face this issue) to cross with the Bibliographic Review with the beginning of the formation of the Black Middle Class in a historical analysis. To understand the processes of social and racial inequality, trend graphs from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the continuous National Household Sample Survey (PNAD) were examined and private institutes such as the Trend Report, among others. For a discussion of the phenomenon, the notion of Race, Racism and Identity and Brazilian racial thinking, Traditional Media in the country (radio, television, newspaper and printed magazines) and the relationship with blackness, leading to Digital Media and the changes in work in modernity, deepened by the recent Covid-19 pandemic. About social ascension, the identification of the Black Middle Class and its peculiarities, confronting the “new man” exposed by Digital Platforms and self-entrepreneurship, touted as the only solution for contemporary man in neoliberalism. Also what are Digital Influencers and their importance for the Digital Market, with metrics and indicators provided by Artificial Intelligence for the control of labor and its financialization, connecting Black Digital Influencers and the objectification of their work and sale of social capital, which can cause dissonance to their racial identity and mental health problems. Finally, the relevance of consolidating black social groups even through digital media for mutual help, a way of blocking modern competition, based on individualization and a lack of racial solidarity.
Palavras-chave: Classe Média Negra
Racismo
Influenciadores Digitais
Etnografia Digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS
Sigla da Instituição: UFBA Pós-Afro
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42142
Data do documento: 7-Mar-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

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