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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42081
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escrita para a Terra: O desenho como portal de comunicação de mundos.
Autor(es): Medeiros, Queisy Souza
Primeiro Orientador: Dumas, Alexandra Gouvea
metadata.dc.contributor.referee1: Milet, Maria Eugenia Viveiros
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Rodrigo Morais
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, de forma circular, busco analisar e expor pensamentos acerca da hegemonia da palavra escrita como único veículo para a produção dramatúrgica, tendo como objetivo explorar, de forma prática, outros portais de comunicações e escritas, tomando o traço e o desenho como linguagem e possibilidade para o levantamento de narrativas. Como objeto de estudo relato a experiência vivenciada na oficina “O desenho como portal de comunicação de mundos: explorando grafias como possibilidades de narrativas cênicas”, realizada como ação integrada à disciplina Estágio Supervisionado III, tendo como público alvo jovens e idosos moradores das comunidades do Gantois, Nova Constituinte e Bom Juá, localizadas em Salvador/Ba. Espiralando reflexões a respeito do teatro e das artes como instrumento utilizado pela colonização, ecocídio como resultado do modelo social urbano/capitalista/consumista pautado na razão eurocêntrica, a diversidade e pluralidade como portais de encontros com uma educação voltada para a Terra e a descentralização do padrão de escrita imposto, que gera distanciamentos e apagamentos. Nesta oficina utilizei técnicas como brinquedos populares, estímulos visuais, auditivos, sensitivos e sinestésicos, a fim de despertar um estado de expressão através da grafia, do traço, do riscado. Como embasamento e referencial teórico, mergulho nos fazeres educativo-pedagógicos de Dona Liça Pataxoop, bem como me amparo nos saberes de autoras e autores como: Kaká Werá, Jaider Esbell, Juão Nyn, Ailton Krenak, Alexandra Dumas, Leda Maria Martins, Lélia Gonzales, Nego Bispo, Paulo Freire, Domingo Adame e outros.
Abstract: This final course paper aims to analyze and challenge the hegemony of written words as the sole vehicle for dramaturgical production. It seeks to practically explore alternative communication and writing mediums, specifically using drawing and lines as languages and possibilities for narrative development. The study focuses on the workshop “Drawing as a Portal of Communication: Exploring Graphisms as Possibilities for Scenic Narratives,” which was conducted as part of the Supervised Internship III course. The workshop targeted young people and the elderly from the Gantois, Nova Constituinte, and Bom Juá communities. The reflections center on theatre and the arts as tools employed by colonization, ecocide resulting from an urban/capitalist/consumerist social model grounded in Eurocentric reasoning, and diversity and plurality as gateways to Earth-centered education and the decentralization of the dominant writing paradigm, which contributes to cultural distancing and erasure. The workshop utilized techniques such as traditional toys and visual, auditory, sensory, and synesthetic stimuli to evoke expression through writing, drawing, and scribbling. The theoretical framework draws on the educational pedagogical practices of Dona Liça Pataxoop and is further informed by the works of authors such as Kaká Werá, Jaider Esbell, Juão Nyn, Ailton Krenak, Alexandra Dumas, Leda Maria Martins, Lélia Gonzalez, Nego Bispo, Paulo Freire, Domingo Adame, and others.
Palavras-chave: Educação para Terra. Dramaturgia Desenhada. Ecocídio. Saberes e Fazeres Contra Colonial.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42081
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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