| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Escrita para a Terra: O desenho como portal de comunicação de mundos. |
| Autor(es): | Medeiros, Queisy Souza |
| Primeiro Orientador: | Dumas, Alexandra Gouvea |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Milet, Maria Eugenia Viveiros |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Leite, Rodrigo Morais |
| Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso, de forma circular, busco analisar e expor
pensamentos acerca da hegemonia da palavra escrita como único veículo para a
produção dramatúrgica, tendo como objetivo explorar, de forma prática, outros
portais de comunicações e escritas, tomando o traço e o desenho como linguagem
e possibilidade para o levantamento de narrativas. Como objeto de estudo relato a
experiência vivenciada na oficina “O desenho como portal de comunicação de
mundos: explorando grafias como possibilidades de narrativas cênicas”, realizada
como ação integrada à disciplina Estágio Supervisionado III, tendo como público
alvo jovens e idosos moradores das comunidades do Gantois, Nova Constituinte e
Bom Juá, localizadas em Salvador/Ba. Espiralando reflexões a respeito do teatro e
das artes como instrumento utilizado pela colonização, ecocídio como resultado do
modelo social urbano/capitalista/consumista pautado na razão eurocêntrica, a
diversidade e pluralidade como portais de encontros com uma educação voltada
para a Terra e a descentralização do padrão de escrita imposto, que gera
distanciamentos e apagamentos. Nesta oficina utilizei técnicas como brinquedos
populares, estímulos visuais, auditivos, sensitivos e sinestésicos, a fim de despertar
um estado de expressão através da grafia, do traço, do riscado. Como
embasamento e referencial teórico, mergulho nos fazeres educativo-pedagógicos de
Dona Liça Pataxoop, bem como me amparo nos saberes de autoras e autores
como: Kaká Werá, Jaider Esbell, Juão Nyn, Ailton Krenak, Alexandra Dumas, Leda
Maria Martins, Lélia Gonzales, Nego Bispo, Paulo Freire, Domingo Adame e outros. |
| Abstract: | This final course paper aims to analyze and challenge the hegemony of written
words as the sole vehicle for dramaturgical production. It seeks to practically explore
alternative communication and writing mediums, specifically using drawing and lines
as languages and possibilities for narrative development. The study focuses on the
workshop “Drawing as a Portal of Communication: Exploring Graphisms as
Possibilities for Scenic Narratives,” which was conducted as part of the Supervised
Internship III course. The workshop targeted young people and the elderly from the
Gantois, Nova Constituinte, and Bom Juá communities. The reflections center on
theatre and the arts as tools employed by colonization, ecocide resulting from an
urban/capitalist/consumerist social model grounded in Eurocentric reasoning, and
diversity and plurality as gateways to Earth-centered education and the
decentralization of the dominant writing paradigm, which contributes to cultural
distancing and erasure. The workshop utilized techniques such as traditional toys
and visual, auditory, sensory, and synesthetic stimuli to evoke expression through
writing, drawing, and scribbling. The theoretical framework draws on the educational
pedagogical practices of Dona Liça Pataxoop and is further informed by the works of
authors such as Kaká Werá, Jaider Esbell, Juão Nyn, Ailton Krenak, Alexandra
Dumas, Leda Maria Martins, Lélia Gonzalez, Nego Bispo, Paulo Freire, Domingo
Adame, and others. |
| Palavras-chave: | Educação para Terra. Dramaturgia Desenhada. Ecocídio. Saberes e Fazeres Contra Colonial. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42081 |
| Data do documento: | 6-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.