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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42038
Tipo: Dissertação
Título: Zero Moment Point Aplicado ao Controle de Trajetória de Veículo Elétrico in-wheel
Autor(es): Mattos Junior, Robson José Neves
Primeiro Orientador: Cerqueira, Jes de Jesus Fiais
Segundo Orientador: Rosendo, Andre
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Tito Luis Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Franklin , Taniel Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Rosendo, Andre
Resumo: Os veículos elétricos, embora já não sejam uma novidade por existirem há pelo menos 100 anos, são importantes na transição energética atualmente em andamento no mundo, pois dada a sua natureza não emite diretamente gases do efeito estufa. Existem diferentes arquiteturas para os veículos elétricos sendo que o uso de motores elétricos in-wheel figura entre uma das possiblidades mais promissoras tecnologicamente por permitir que cada roda tenha um motor elétrico, possibilitando o controle individual dos torques e liberando mais espaço no veículo. A segurança veicular é outra questão fundamental no desenvolvimento de veículos nos dias atuais.O desvio de colisão ante um obstáculo é uma característica de segurança a ser considerada. O controle individualizado do torque em cada roda pode ser aplicado utilizando o Zero Moment Point ou (ZMP) que representa o ponto que mantêm o equilíbrio dinâmico de uma cadeia de corpos. e pode ser usado como parâmetro de estabilidade para evitar o capotamento do veículo em manobras de desvio de colisão. Com a implementação do controle proposto foi possível, em simulações, manter a estabilidade do veículo em manobras de desvio de colisão em terreno plano e inclinado.
Abstract: Electric vehicles, although no longer are a novelty because they have existed for at least 100 years, are an important part of the energy transition currently happening in the world, given their nature of no emission of greenhouse gases. There are different architectures for electric vehicles, and the use of in-wheel electric motors is among one of the most technologically promising possibilities, as it allows each wheel to have an electric motor, enabling individual control of torques and freeing up more space in the vehicle. Vehicle safety is another key issue today. Collision avoidance of an obstacle ahead is a relevant safety feature to be controlled. Individualized torque control at each wheel can be applied using Zero Moment Point or ZMP. The ZMP represents the point that maintains the dynamic balance of a chain of bodies and can be used as a stability parameter to prevent the vehicle from rolling over in collision avoidance maneuvers. With the implementation of the proposed control system, it was possible, on simulations, to maintain the stability of the vehicle in collision avoidance maneuvers on flat and inclined terrain.
Palavras-chave: Veículos elétricos. Transição energética. Motores in-wheel. Desvio de colisão.
Controle de Torque. ZMP
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42038
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEE)

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