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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41902
Tipo: Dissertação
Título: Políticas afirmativas, cultura e diversidade: Um estudo sobre as ausências nos cursos das escolas de belas artes, teatro e música da UFBA
Autor(es): Andrade, Emanuelly Matos
Primeiro Orientador: Siqueira, Ivan Cláudio Pereira
Segundo Orientador: André, Sonia
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Lucas Gabriel Santos
Resumo: Este trabalho analisa os processos seletivos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ênfase nos cursos das Escolas de Belas Artes, Teatro e Música, para investigar a eficácia das políticas afirmativas na promoção da inclusão social e da diversidade cultural. A partir do contexto histórico e normativo, abordam-se as desigualdades estruturais que permeiam o acesso ao ensino superior brasileiro. Por meio da análise das listas de aprovados e modalidades de ingresso nos últimos cinco anos, verifica-se que a adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) representou um marco para a democratização. Entretanto, a manutenção dos Testes de Habilidades Específicas (THE) vem perpetuando dinâmicas de exclusão. Os resultados indicam que nos cursos que aderiram ao SiSU houve um aumento significativo de candidatos aprovados por meio de ações afirmativas, com distribuição mais equitativa entre ampla concorrência e cotas. Por outro lado, os cursos que mantiveram o THE apresentam maior concentração de ingressantes pela ampla concorrência. Isso se deve à exigência de habilidades técnicas e teóricas prévias usualmente inacessíveis a candidatos de origem periférica. A situação ainda é agravada pelas desigualdades no ensino de artes na educação básica pública. Visando alinhar as práticas de ingresso aos princípios constitucionais de igualdade material e garantir maior acesso equitativo, o estudo sugere a necessidade de reformulação dos critérios de seleção dos THE. É que, não obstante os inegáveis avanços das políticas afirmativas, a persistência dos atuais modelos de THE nos processos seletivos limita a diversidade nos cursos artísticos. Nesse sentido, são propostas alterações visando assegurar que os espaços de formação artística também acolham a inclusão e a justiça social na contribuição para a transformação do perfil social e cultural das universidades públicas brasileiras.
Abstract: This study analyzes the admissions processes at the Federal University of Bahia (UFBA), with a focus on the courses of Fine Arts, Theatre, and Music programs, in order to examine the effectiveness of affirmative action policies in promoting social inclusion and cultural diversity. The research is grounded in a historical and normative context that addresses the structural inequalities that permeate access to Brazilian higher education, particularly in arts courses. Based on the analysis of admission lists and entry modalities of access over the last five years, it was found that the adoption of the Unified Selection System (SiSU) marked a step forward in democratization, while the continuation of Specific Skills Tests (SST) has perpetuated the dynamics of exclusion. The results show that in the courses that adhered to the SiSU, there was a significant increase in the number of candidates admitted through affirmative action policies, with a more equitable distribution between general admission and quota admission. Conversely, the programs that retained the SST showed a higher concentration of enrollment through general admission, due to the demand of technical and theoretical skills that often require prior training inaccessible to candidates from marginalized backgrounds. In addition, the study highlights the impact of gaps in arts education at the undergraduate level, which essentially affects low-income students in public schools and shortens their access to higher education. This analysis underscores the need to reform selection criteria with SST, to align admissions practices with constitutional principles of substantive equality and ensure universal and equitable access. The research concludes that despite the progress made by affirmative action policies, the persistence of selective admissions models reinforces structural barriers and inequalities in arts programs. In this sense, changes are proposed to ensure that artistic training spaces also embrace inclusion and social justice in contributing to the transformation of the social and cultural profile of Brazilian public universities.
Palavras-chave: Inclusão social
Políticas afirmativas
Artes
Teste de habilidades específicas
Democratização do ensino superior
Ensino superior - Aspectos sociais
Democratização da educação
Programas de ação afirmativa na educação
Universidade Federal da Bahia - Ingresso
Testes de aptidão.
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41902
Data do documento: 12-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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