https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41900
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A literatura, a escola e a rua: diálogos possíveis |
metadata.dc.creator: | Abreu, Antônio Máximo Dantas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Muniz, Márcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Muniz, Márcio Ricardo Coelho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Monalisa dos Reis Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Simone Bueno Borges da |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo promover oficinas de leituras na tentativa de buscar dimensionar o lugar do texto literário no ensino básico, potencializando as questões em torno da importância da leitura no processo de construção sócio-simbólica do sujeito, uma vez que, para a sua participação ativa na sociedade, o ato/hábito de ler está intrínseco a todas as suas atuações. A motivação para esse estudo deve-se a minha inquietação quanto professor-pesquisador frente ao meu trabalho em sala de aula e algumas questões basilares que promovem uma reflexão crítica sobre as práticas metodológicas e as concepções de ensino de língua que norteiam o trabalho do professor. Essas questões giram em torno do próprio caráter do texto literário, ou seja, é um texto apenas para ser lido e não para ser ensinado? Literatura se ensina? Como a escola reconhece o poder político-pedagógico da literatura? Como pensar essas práticas, uma vez que um dos sintomas da crise do ensino literário é, justamente, a falta de uma leitura que a escola legitima como "ideal”? Quais textos os estudantes consomem em tempo de textos multimodais? Com a intenção de buscar algumas possíveis respostas, pretendo criar práxis metodológicas para formatar o diálogo entre os textos consumidos diariamente pelos estudantes através da TV, da Internet, do rádio, da rua (em novelas, jornais, revistas, Facebook) e as obras literárias, consideradas atemporais pelos estudantes, mas parte constitutiva do cânone da literatura no Brasil e do que os espaços institucionalizados do saber consideram letramento literário escolar. Foram tomados como pressupostos teórico-metodológicos de Cosson (2014), Reis (1992), Kleiman (1996), Zilberman (2000), Abreu (2006), Lajolo (2009), Culler (1999), para defender a ideia dos leitores transeuntes, como condição para ampliar a discussão sobre formação de leitores críticos no Brasil. Para obtenção dos dados, realizei um projeto de intervenção em minha turma do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis. |
Abstract: | This research has the objective of promoting literary workshops and aim to discurss its place in basic education, increasing the issues surrainding the importance of reading in the process of social and symbolic construction of the subject, since the active participation in society and their act/habit of reading is intrinsic to all its activities. The motivation for this study is due to my concern about teacher-researcher facing my work in class and some basic issues that promote a critical reflection on the methodological practices and language teaching concepts that guide the work of teachers. These issues revolve around the literary text's aspect, ie, is it a text to be read only and not to be taught? Can literature be taught? Literature is taught? How do school recognize the political-pedagogical power of literature? How can we reflect on these practices, since one of the symptoms of literary education crisis is precisely the lack of a reading that the school legitimizes as "ideal"? What kind of texts students read in times of multimodal texts? Therefore, I intend to create methodological practice to format the dialog between the texts consumed daily by students through TV, the Internet, radio, street (in novels, newspapers, magazines, Facebook) and literary works, considered timeless by students, but a constitutive part of the canon literature in Brazil and that the institutionalized spaces of knowledge consider school literary literacy. were taken as theoretical and methodological assumptions by Cosson (2014), Reis (1992), Kleiman (1996), Zilberman (2000), Abreu (2006), Lajolo (2009), Culler (1999), to defend the idea of passers-by readers as a condition for broading discussion on the formation of critical readers in Brazil. To obtain the data, I developed an intervention project in my class in the 9th year of the Basic Education State School Bertholdo Cirilo dos Reis. |
Keywords: | Literatura Cânone Ensino Leitura Sujeito Cânones da literatura Leitura – Ensino e estudo Análise crítica do discurso |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41900 |
Issue Date: | 7-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Dissertação (PROFLETRAS) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO VERSAO FINAL ANTONIO (1).pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | View/Open | |
FICHA CATALOGRÁFICA.pdf | 58,39 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Ata assinada.pdf | 795,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.