| Tipo: | Tese |
| Título: | De Braços Abertos para Harildo Déda: a celebração da arte do Mestre em 'A Última Sessão de Teatro' |
| Título(s) alternativo(s): | With Open Arms for Harildo Déda: the celebration of the Master's art in 'The Last Theater Session' |
| Autor(es): | Silva, Marcos Uzel Pereira da |
| Primeiro Orientador: | Alcântara, Paulo Henrique Correia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Mendes, Cleise Furtado |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Hoisel, Evelina de Carvalho Sá |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Adelice dos Santos |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Leão, Raimundo Matos de |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Alcântara, Paulo Henrique Correia |
| Resumo: | Esta tese se propõe a investigar um processo de criação dramatúrgica na cultura contemporânea, a partir de um olhar sobre as estratégias do artista baiano Luiz Marfuz ao escrever e dirigir a peça A Última Sessão de Teatro, lançada em 2009 para celebrar o aniversário de 70 anos de Harildo Déda (1939-2023), um dos nomes mais importantes da história do teatro na Bahia. O ator, diretor e professor homenageado representa, no imaginário de gerações, a figura icônica de um grande Mestre das artes, que se notabilizou com uma carreira longeva e multifacetada. O estudo analisa a peça, os seus reflexos na cena e a sua relevância na historiografia de Déda, que, ao protagonizar o espetáculo, torna-se a personalidade teatral do ano de 2009 em Salvador. O conteúdo dramatúrgico estudado nesta pesquisa surge de uma situação real envolvendo o homenageado. Mesmo estando em plena vitalidade, ele é obrigado a acatar a imposição da aposentadoria compulsória, após várias décadas de trabalho na Escola de Teatro da UFBA. A peça A Última Sessão de Teatro nasce do desejo de Marfuz de proporcionar um renascimento metafórico do Mestre, após vê-lo se desestruturar emocionalmente diante dessa situação imposta por lei jurídica. O autor parte do recorte verídico para criar um texto que coloca no centro da trama o próprio fazer teatral. Desprendida da fidelidade biográfica, a obra busca se aproximar e se distanciar da sua principal fonte de inspiração, mas sem perder de vista o caráter de homenagem ao protagonista, que entra em cena para interpretar o experiente ator HD. A crise da representação, o confronto de gerações, a adoção do modelo Mestre-aprendiz na relação entre as personagens e a influência de dramaturgos como Brecht, Beckett e Shakespeare são aspectos abordados nesta tese, composta por um referencial teórico que inclui a dramaturgia contemporânea e alguns temas transversais, a partir de autores como Lehmann, Szondi, Fernandes, Ryngaert, Dort, Dubatti, Guénoun, Sarrazac, Pavis, Abel, Bobbio, Bosi, Halbwachs, Ricoeur, Leão, Santana e Uzel. Mas sua riqueza maior é o testemunho vivo de Harildo Déda, o artista que atravessou a velhice em pleno gozo da produtividade criativa e sem jamais desistir de sua arte até se despedir da vida em 19 de setembro de 2023, aos 83 anos. |
| Abstract: | This thesis aims to investigate a process of dramaturgical creation in contemporary culture, based on a look at the strategies of Bahian artist Luiz Marfuz when writing and directing the play A Última Sessão de Teatro, released in 2009 to celebrate his 70th birthday. by Harildo Déda (1939-2023), one of the most important names in the history of theater in Bahia. The honored actor, director and teacher represents, in the imagination of generations, the iconic figure of a great Master of the arts, who became famous with a long-lasting and multifaceted career. The study analyzes the play, its reflections on the scene and its relevance in the historiography of Déda, who, when starring in the show, became the theatrical personality of the year 2009 in Salvador. The dramaturgical content studied in this research arises from a real situation involving the honoree. Even though he is in full vitality, he is forced to comply with the imposition of compulsory retirement, after several decades of work at the UFBA Theater School. The play A Última Sessão de Teatro was born from Marfuz's desire to provide a metaphorical rebirth of the Master, after seeing him emotionally fall apart in the face of this situation imposed by legal law. The author starts from a true perspective to create a text that places theater itself at the center of the plot. Detached from biographical fidelity, the work seeks to get closer and further away from its main source of inspiration, but without losing sight of the character of a tribute to the protagonist, who enters the scene to play the experienced actor HD. The crisis of representation, the confrontation of generations, the adoption of the Master-apprentice model in the relationship between the characters and the influence of playwrights such as Brecht, Beckett and Shakespeare are aspects addressed in this thesis, composed of a theoretical framework that includes contemporary dramaturgy and some cross-cutting themes, from authors such as Lehmann, Szondi, Fernandes, Ryngaert, Dort, Dubatti, Guénoun, Sarrazac, Pavis, Abel, Bobbio, Bosi, Halbwachs, Ricoeur, Leão, Santana and Uzel. But its greatest wealth is the living testimony of Harildo Déda, the artist who went through old age in full enjoyment of creative productivity and without ever giving up on his art until he said goodbye to life on September 19, 2023, at the age of 83. |
| Palavras-chave: | dramaturgia; memória; teatro brasileiro; Harildo Déda; Luiz Marfuz. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41832 |
| Data do documento: | 9-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.