https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41827| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação decolonial na formação de licenciados em Educação Física: A ACCS em Comunidade de Terreiro - diálogos culturais - como prática transformadora |
| Título(s) alternativo(s): | Decolonial education in the training of Physical Education graduates: ACCS in Terreiro Community - cultural dialogues - as a transformative practice |
| Autor(es): | Orrico, Camilla Guimarães de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Silva, Maria Cecilia de Paula |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Admilson |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Bianca Barreto |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Tairine Cristina Santana de |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Maria Cecília de Paula Silva |
| Resumo: | O presente trabalho versa sobre a importância do contato com processos formativos de educação decolonial na educação superior, a partir do recorte da disciplina EDCK71 – ACCS em Comunidade de Terreiro: diálogos culturais, dando destaque ao conhecimento sobre cultura corporal, educacional, de lazer e espiritualidade produzido e replicado nas comunidades tradicionais, contribuindo com a discussão acerca das possibilidades e desafios para a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 e a lei 11.645/08, tanto no ensino básico, quanto no superior. Além disso, objetiva refletir se e como o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Bahia prepara seus graduandos para trabalhar com este tema. Para o alcance dos objetivos propostos esta pesquisa histórica do tempo presente, de abordagem qualitativa, privilegiou um mergulho teórico a respeito da educação decolonial, da formação de licenciandos em Educação Física, educação das relações étnico-raciais e hierarquização de saberes. Igualmente, analisou documentos do curso de Educação Física da UFBA como, por exemplo, o Currículo, o Projeto Político Pedagógico do curso, relatórios dos estudantes inscritos na ACCS. Os resultados apontaram para a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de licenciandos e de uma educação que dialogue com as realidades sociais e culturais dos estudantes e como acesso a esses saberes pode enriquecer a formação dos futuros professores, preparando-os para construir uma Educação Física antirracista, inclusiva e transformadora. |
| Abstract: | This paper discusses the importance of contact with formative processes of decolonial education in higher education, based on the subject EDCK71 – ACCS in Community of Terreiro: cultural dialogues, highlighting the knowledge about body culture, education, leisure and spirituality produced and replicated in traditional communities, contributing to the discussion about the possibilities and challenges for the applicability of law nº 10.639/03 and law 11.645/08, both in basic and higher education. In addition, it aims to reflect on whether and how the Bachelor's Degree in Physical Education at the Federal University of Bahia prepares its undergraduates to work with this theme. In order to achieve the proposed objectives, this historical research of the present time, with a qualitative approach, privileged a theoretical immersion regarding decolonial education, the training of undergraduates in Physical Education, education of ethnic racial relations and the hierarchy of knowledge. Likewise, it analyzed documents from the Physical Education course at UFBA, such as the Curriculum, the Political Pedagogical Project of the course, and reports from students enrolled in the ACCS. The results pointed to the need to broaden the debate on the training of undergraduate students and an education that engages with the social and cultural realities of students and how access to this knowledge can enrich the training of future teachers, preparing them to build an anti-racist, inclusive, and transformative Physical Education. |
| Palavras-chave: | Educação Decolonial Comunidades de Terreiro Formação de Licenciandos Educação Física Práticas Culturais Antirracismo Ensino Superior Diversidade Cultural |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| Citação: | ORRICO, Camilla G. O. Educação decolonial na formação de licenciados em Educação Física: A ACCS em comunidade de terreiro - diálogos culturais - como prática transformadora. Orientadora: Dra. Maria Cecília de Paula Silva. 2024. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41827 |
| Data do documento: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Camilla Orrico - TCC Graduação - Repositório - PDFA (2) (1).pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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