https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41762| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título: | Circo: um princípio de vida e de aprendizagens |
| Título(s) alternativo(s): | Circus: a principle of life and learning |
| Autor(es): | Tôrres, Martha Böker |
| Primeiro Orientador: | Brandão, Ana Elisabeth Simões |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Brandão, Ana Elisabeth Simões |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Aquino, Rita Ferreira de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Molina, Alexandre José |
| Resumo: | Este documento refere-se ao Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Dança (PRODAN) da Universidade Federal da Bahia – UFBA, composto por três produções, conforme o Regimento Interno do Programa: 1) Produção Técnica apresentada no formato de um Referencial Didático Metodológico para o ensino do Circo; 2) Publicações produzidas durante o mestrado e 3) Memorial que sintetiza as experiências advindas do Mestrado Profissional em Dança e de como estas experiências colaboraram na consolidação do meu perfil profissional, apresentando reflexões dissidentes de cada um dos módulos do curso. Como metodologia de pesquisa foi feita uma investigação bibliográfica e também uma análise do campo de atuação vivenciada por mim, em contextos formais (como a Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva) e não formais de ensino (junto à Companhia de Circo Pétalas ao Vento), como uma pesquisa participante, implicada, que marca um compromisso com a sociedade. A produção técnica tem por objetivo referenciar professores de Dança/Artes ou Profissionais outros que atuem com artes do corpo, para o ensino de fundamentos e metodologias das artes circenses em contextos formais e não formais de ensino. O Referencial Didático Metodológico visa atender os aspectos estabelecidos como marco legal e referência conceitual de uma educação contemporânea, articulando a proposta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2019); alicerçadas também pelos quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, definidos por Jacques Delors (1998) no Relatório da UNESCO e as dimensões do corpo sujeito propostas por Brandão (2014). Inspirada nos Referenciais curriculares de artes e ancorada nos documentos mencionados, apresentamos aqui a análise de fundamentos e metodologias do Circo e afirmamos que técnicas, conceitos e valores do Circo são conhecimentos, possíveis de serem tratados, em aulas de Dança/Arte, podendo desenvolver as dimensões física, psicológica, intelectual, social e formação cidadã, destacando abordagens conceituais, procedimentais e atitudinais do sujeito (COLL 1994; ZABALA 1998). |
| Abstract: | This document refers to the Conclusion Work Professional Master’s Thesis on Dance Studies (PRODAN) at the Federal University of Bahia (UFBA) consists of three productions according to the Program’s Internal Regulations: 1) Technical production presented as a Methodological Didactic Reference for teaching Circus Arts; 2) Works published during the Master’s program; 3) Academic Statement that synthesizes the experiences arising from the Professional Master’s Thesis on Dance Studies and how these experiences contribute to the consolidation of my personal profile, presenting dissident reflections from each section of the course. As a research methodology, a bibliographic investigation was conducted, in addition to an analysis of the field of activity experienced by me in formal education contexts (such as the José Calazans Brandão da Silva Municipal School), as well as non-formal learning environments, for instance, Pétalas ao Vento Circus Company. This is a participatory, engaged research that demonstrates a commitment to society. The technical production aims to provide reference to Dance and Arts teachers or other professionals who work with corporeal arts for teaching principles and methodologies of the Circus Arts in formal education contexts, as well as non-formal learning environments. The Methodological Didactic Reference aims to comply with the aspects established as legal framework and conceptual reference of the contemporary education connection the proposition with the National Common Curriculum Framework (BNCC) (BRASIL, 2019); also based on the four pillars of knowledge: learning to know, learning to do, learning to live together, and learn to be, defined by Jacques Delors (1998) on the UNESCO Report, as well as the dimensions of the subject body, as proposed by Brandão (2014). Inspired by the Curricular Guidelines of Arts and also based on the documents mentioned above, I present herein the analysis of the principles and methodologies of the Circus and I also state that techniques, concepts, and values of the Circus and knowledge, capable to be addressed in Dance/Arts classes, and they might develop physical, psychological, social, and intellectual dimensions, as well as citizenship education, highlighting the conceptual, procedural, and attitudinal approaches of the individual (COLL 1994; ZABALA 1998). |
| Palavras-chave: | Circo Dança Educação Básica Coletividade Arte e Educação Dança e Educação Estudo e Ensino Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva Companhia de Circo Pétalas ao Vento |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41762 |
| Data do documento: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_Marthinha_Final (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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