https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41633| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Teatro e inclusão reflexões cênico-pedagógicas em uma instituição formal de ensino |
| Título(s) alternativo(s): | Theatre and inclusion pedagogical and scenic reflections in a formal educational institution |
| Autor(es): | LIMA, LUCIENE OLIVEIRA |
| Primeiro Orientador: | SANTOS, ANDRE SILVA |
| metadata.dc.contributor.referee1: | MACHADO, Marcos de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee2: | FOGAÇA, Marcos Clóvis |
| Resumo: | Este artigo, propõe reflexões cênico-pedagógicas no contexto de uma instituição formal de ensino. O estudo busca compreender os fatores que dificultam a participação dos alunos com deficiência em atividades escolares, identificar barreiras e propor soluções inclusivas por meio de processos prático-cênicos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta o desenvolvimento do projeto de estágio alinhado a diversidade onde a teoria e o conhecimento adquiridos ao longo do curso proporcionaram uma visão inclusiva e inovadora. O texto fundamenta-se em teóricos que discutem a relação entre teatro e inclusão, destacando a importância de práticas inclusivas no ambiente escolar, assim foi fundamental para aprefeiçoamento durante a execução desse artigo. Entre os autores de referência, estão Campanini (2018), Rocha (2021); Silva (2018), Gaspar (2018); Oliveira (2010), Stoltz (2010), Boal ( 2009) Spolin (2011 ). |
| Abstract: | This article proposes scenic-pedagogical reflections in the context of a formal educational institution. The study seeks to understand the factors that hinder the participation of students with disabilities in school activities, identify barriers and propose inclusive solutions through practical-scenic processes. The research, with a qualitative approach, presents the development of the internship project aligned with diversity where the theory and knowledge acquired throughout the course provided an inclusive and innovative vision. The text is based on theorists who discuss the relationship between theater and inclusion, highlighting the importance of inclusive practices in the school environment, so it was fundamental for improvement during the execution of this article. Among the reference authors are Campanini (2018), Rocha (2021); Silva (2018), Gaspar (2018); Oliveira (2010), Stoltz (2010), Boal (2009) Spolin (2011). |
| Palavras-chave: | Teatro; Inclusão; Diversidade. |
| CNPq: | LIGYUISTICA ,LETRAS E ARTE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41633 |
| Data do documento: | 20-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ATA_DEFESA_LUCIENELIMA_JUAZEIRO (1).pdf | ATA DA DEFESA | 197,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| TCE_Luciene FORMATADO E ATUALIZADO.pdf | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTAGIO TCE | 505,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons