Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41612
Tipo: Tese
Título: Livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental: quais as vias reflexivas perante o(s) letramento(s) crítico(s) e os aspectos sociais e discursivos da linguagem?
Autor(es): Jesus, Manuela Solange Santos
Primeiro Orientador: Zoghbi, Denise Maria Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marcos Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee3: Hack, Andrea Beatriz
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Julio Neves
metadata.dc.contributor.referee5: Zoghbi, Denise Maria Oliveira
Resumo: O presente trabalho propõe uma investigação sobre livros didáticos de língua portuguesa destinados especificamente às duas últimas classes correspondentes aos anos finais do ensino fundamental (a saber, 8º e 9º ano), considerando obras devidamente distribuídas às escolas públicas do nosso país por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e, mais especificamente, em uma instituição escolar localizada na cidade Amargosa-BA, esta administrada pela rede estadual de ensino. A partir de questionamentos elegidos frente o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências linguísticas e extra-linguísticas que levem em conta os fenômenos sociopedagógicos e discursivos de nossa contemporaneidade brasileira, pode-se debruçar em livros pertencentes a duas coleções de autorias diferentes, pertencentes à blocos de PNLD também distintos, capazes de destacar nuances a respeito das seguintes ponderações: (i): as relações entre o Livro Didático de Português (LDP) e as políticas de indução, aquisição e distribuição de materiais em escolas públicas; (ii): qual(is) a(s) concepção(ões) de letramentos crítico-construtivos preponderantes em tais livros didáticos selecionados que se relacionam as questões linguísticas (leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica) e as questões extralinguísticas também basilares no/ao Brasil; (iii): quais as possíveis intersecções presentes entre os letramentos e a construção de significados/discursos sociais frente a contemporaneidade deste mesmo país. Para tanto, neste traçado científico fez-se uso de bases teóricas já alicerçadas e outras em (re)construção, no que tange aos livros didáticos de português e sua relação com o ensino-aprendizagem, às interlocuções entre os eixos dos estudos dos letramentos, letramentos/multiletramentos críticos e os estudos críticos do discurso em paralelo a tais materiais didáticos, elencando possíveis perspectivas e processos epistemológicos envoltos de maneira complementar e argumentativa. Autores como Barbosa e Boldarine (2011), Bunzen (2005a, 2005b, 2014, 2017, 2020), Duboc (2016), Fairclough (2010, 2016), Jesus e Carbonieri (2016), Jordão (2016), Monte-Mór (2017), Moretto (2017), Müller (2018), Tílio e Schlude (2020), Ramalho e Resende (2011), van Dijk (2012, 2018a, 2018b, 2021) são exemplos de bases bibliográficas referenciadas. Partindo do pressuposto de que a linguagem é uma atividade socialmente construída, que possibilita múltiplas interpretações, corrobora posicionamentos e é constitutiva de nossas práticas sociais, este trabalho, ao se enquadrar em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, busca explicar questionamentos englobados aos objetos-fonte de pesquisa bem como proporciona possíveis aberturas à novas reflexões perante olhares destinados aos mesmos. Vale ressaltar que o bojo bibliográfico foi capaz de abarcar tanto os aportes teórico-metodológicos quanto os próprios objetos de análise. Observa-se, por meio de tal trabalho como os livros didáticos de língua portuguesa, mesmo apostando em diferentes práticas letradas que favorecem a formação de um sujeito inserido em práticas didáticas e implicados em novos arranjos de linguagens, em diversas instâncias ainda apresentam padrões clássicos de aprendizagem, capazes de revelar ideologias, legitimações e contestações sociais e linguísticas. Tendo em vista que a aprendizagem de língua portuguesa encontra-se situada às nossas experiências, realidades e vivências brasileiras, ressalta-se a necessidade contínua de que os diversos livros e materiais didáticos estejam atentos às funções sociais e histórico-políticas da língua, presenciadas no espaço escolar e também fora desta.
Abstract: The present work proposes an investigation on Portuguese language textbooks specifically intended for the last two classes corresponding to the final years of elementary school (namely, 8th and 9th grade), considering works duly distributed to public schools in our country through the National Program of Books and Didactic Material (PNLD) and, more specifically, in a school institution located in the city of Amargosa -BA, It is managed by the state education network. From the questions chosen in the face of the develop ment of skills and the construction of linguistic and extra -linguistic competences that take into account the socio-pedagogical and discursive phenomena of our Brazilian contemporaneity, it is possible to focus on books belonging to two collections of diff erent authorships, belonging to PNLD blocks that are also different, capable of highlighting nuances regarding the following considerations: (i): the relations between the Portuguese Textbook (LDP) and the policies of induction, acquisition and distribution of materials in public schools; (ii): what are the conception(s) of critical-constructive literacies preponderant in such selected textbooks that are related to linguistic issues (reading, text production, orality and linguistic/semiotic analysis) and extralinguistic issues that are also basic in Brazil; (iii): what are the possible intersections present between literacies and the construction of social meanings/discourses in the face of the contemporaneity of this same country. To this end, in this scientific outline, theoretical bases already grounded and others in (re)construction were used, with regard to Portuguese textbooks and their relationship with teaching-learning, to the interlocutions between the axes of literacy studies, critical literacies/multiliteracies and critical discourse studies in parallel to such didactic materials, listing possible perspectives and epistemological processes involved in a complementary and argumentative way. Authors such as Barbosa and Boldarine (2011), Bunzen (2005a, 2005b, 2014, 2017, 2020), Duboc (2016), Fairclough (2010, 2016), Jesus and Carbonieri (2016), Jordão (2016), Monte-Mór (2017), Moretto (2017), Müller (2018), Tílio and Schlude (2020), Ramalho and Resende (2011), van Dijk (2012, 2018a, 2018b, 2021) are examples of referenced bibliographic bases. Based on the assumption that language is a socially constructed activity, which allows multiple interpretations, corroborates positions and is constitutive of our social practices, this work, as part of a qualitative research of a bibliographic nature, seeks to explain questions encompassed in the source objects of research as well as provides possible openings to new reflections in the face of views aimed at them. It is worth noting that the bibliographic focus was able to encompass both the theoretical-methodological contributions and the objects of analysis themselves. It is observed, through such work as the textbooks of the Portuguese language, even betting on different literate practices that favor the formation of a subject inserted in didactic practices and involved in new language arrangements, in several instances they still present classic learning patterns, capable of revealing ideologies, legitimations and social and linguistic contestations. Considering that the learning of the Portuguese language is situated in our Brazilian experiences, realities and experiences, the continuous need for the various books and didactic materials to be attentive to the social and historical - political functions of the language, witnessed in the school space and also outside it, is emphasized.
Palavras-chave: Discursos
Letramentos críticos
Língua Portuguesa
Livros didáticos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Citação: JESUS, Manuela Solange Santos de. Livros didáticos de língua portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental: quais as vias reflexivas perante o(s) letramento(s) crítico(s) e os aspectos sociais e discursivos da linguagem? 283 f. 2024. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41612
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado - Manuela Solange Santos de Jesus.pdf27,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de sessão de defesa de Tese - Manuela S. S. de Jesus.pdf
  Restricted Access
186,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.