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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41541
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos no jornalismo: uma análise da capacidade informativa dos newsgames a partir do “The Uber Game”
Autor(es): Monteiro, Kélvin Fabrinni Simões
Primeiro Orientador: Vieira, Livia de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Suzana
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Lívia de Souza
Resumo: Esta monografia tem como temática o estudo sobre os newsgames enquanto um fenômeno do jornalismo digital que surge não só como uma maneira de atrair novos leitores aos veículos de comunicação, mas como uma forma de complementar os produtos jornalísticos com narrativas mais interativas. Neste trabalho, parte-se da premissa de que os newsgames podem ser ferramentas úteis ao jornalismo, em especial no que tange a sua capacidade de envolver os leitores com as matérias, a partir de uma maior interação entre fato-leitor. Assim, o trabalho tem como aparato metodológico o Estudo de Caso, selecionando como objeto empírico o The Uber Game, desenvolvido pelo Financial Times em 2017. O objetivo principal do trabalho é analisar de que maneira esse newsgame se configura como um recurso que auxilia a reportagem multimídia “Uber: the unconfortable view from the driving seat” na construção narrativa sobre o fato noticiado. Parte-se do entendimento de que ele complementa as informações relatadas na reportagem e possibilita uma interação diferente entre conteúdo e leitor em relação à informação escrita, colocando o jogador/leitor no centro da narrativa ao possibilitar que ele tome decisões como um motorista da plataforma enquanto joga. O trabalho também tem, em sua etapa de análise, a investigação sobre como o jogo consegue adaptar princípios da linguagem jornalística para cumprir sua função informativa, bem como um breve mapeamento da percepção dos jogadores após jogar o newsgame. Desse modo, conclui-se que o jogo consegue expandir a narrativa da reportagem por meio da simulação, contribuindo para uma percepção aprimorada e melhor entendimento dos fatos pelos leitores.
Abstract: This capstone project has as its theme the study of the newsgames as a digital journalism phenomenon that has emerged not only as a way of attracting new readers to media outlets, but also as a way of complementing journalistic products with more interactive narratives. This work is based on the premise that newsgames can be useful tools for journalism, especially in terms of their ability to engage readers with stories, based on greater interaction between fact and reader. Thus, the methodological framework of this work is Case Study, selecting The Uber Game, developed by the Financial Times in 2017, as the empirical object. The main objective of the work is to analyze how this newsgame is configured as a resource that helps the multimedia report “Uber: the uncomfortable view from the driving seat” in the narrative construction of the news fact. It is based on the understanding that it complements the information reported in the report and enables a different interaction between content and reader compared to written information, placing the player/reader at the center of the narrative by enabling them to make decisions as a driver of the platform while playing. The work also includes, in its analysis stage, an investigation into how the game manages to adapt principles of journalistic language to fulfill its informative function, as well as a brief mapping of the players' perception after the game. In this way, it can be concluded that the game manages to expand the narrative of the report through simulation, contributing to an improved perception and better understanding of the facts by readers.
Palavras-chave: Jornalismo Digital
Gameficação
Narrativa
Newsgames
Financial Times
Estudo de Caso
Jornalismo eletrônico
Narrativas digitais
Newsgames
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41541
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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