https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41182
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
Título: | Dança jogateada: uma proposta divertida de dançar |
Autor(es): | Pedrosa, Márcia de Souza |
Primeiro Orientador: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rengel, Lenira Peral |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brandão, Ana Elisabeth Simões |
metadata.dc.contributor.referee3: | Feitoza, Jonas Karlos de Souza |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada “Dança Jogateada: uma proposta divertida de dançar” investiga a forma criada por mim para dar aulas de Dança. As aulas foram realizadas junto às crianças do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), da Escola Municipal Alto da Cachoeirinha Nelson Maleiro (EMAC), situada no bairro do Cabula VI, Salvador-Bahia. Com esta pesquisa, busco propiciar aulas de Dança dinâmicas e lúdicas, contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças em seu amplo espectro (físico, intelectual e emocional) e estruturação do seu esquema corporal pela educação do movimento. Nessa fase, a criança transita na associação dos movimentos à conscientização e manipulação destes e de outros conceitos. Com a proposta que trago de Dança Jogateada, a criança movimenta-se de acordo com suas próprias possibilidades e emoções, no reconhecimento de si e de seus limites, por meio de procedimentos metodológicos que convergem ações de brincar, jogar e gameficar. Nessa pesquisa, me alicerço com Dionísia Nanni e Lenira Peral Rengel, que são referenciais de Arte, e como referência Helena Katz, e toda a coleção de saberes que eu sou. Os procedimentos didáticos utilizados na Dança Jogateada visam às crianças em seu próprio estágio de desenvolvimento (proporcionando a participação de todas as crianças de forma atuante), e a cada criança ser responsável por sua percepção e suas reações pessoais (auto-expressão). Intento ofertar, com a Dança Jogateada, respostas rítmicas em movimentos por meio de descobertas orientadas. Como resultado, espero que o compartilhamento deste trabalho com meus pares (professores, estudantes, dançarinos, pesquisadores da arte da Dança e afins), possibilitem que mais crianças possam desenvolver conhecimentos de si. |
Abstract: | This research entitled “Dança Jogateada: a fun proposal for dancing” investigates the way I created to teach Dance classes. The classes were held with children from Elementary School 1 (1st to 5th year), from Escola Municipal Alto da Cachoeirinha Nelson Maleiro (EMAC), located in the neighborhood of Cabula VI, Salvador-Bahia. With this research, I seek to provide dynamic and playful Dance classes, contribute to the cognitive development of children in their broad spectrum (physical, intellectual and emotional) and structuring their body schema through movement education. At this stage, the child associates movements with awareness and manipulation of these and other concepts. With the proposal I bring for Jogateada Dance, the child moves according to their own possibilities and emotions, recognizing themselves and their limits, through methodological procedures that converge actions of playing, gaming and gamifying. In this research, I rely on Dionísia Nanni and Lenira Peral Rengel, who are Art references, and Helena Katz as a reference, and the entire collection of knowledge that I have. The didactic procedures used in Dança Jogateada are aimed at children at their own stage of development (providing the participation of all children in an active way), and for each child to be responsible for their perception and personal reactions (self expression). I intend to offer, with Jogateada Dance, rhythmic responses in movements through guided discoveries. As a result, I hope that sharing this work with my peers (teachers, students, dancers, researchers in the art of Dance and the like) will enable more children to develop self-knowledge. |
Palavras-chave: | Dança jogateada Criança Educação do movimento Consciência corporal |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41182 |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANÇA JOGATEADA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.