https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40828| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A questão da subjetividade na virada antropológica de Ludwing Feuerbach: Um díálogo com Martinho Lutero |
| Autor(es): | Santos, Edineide de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Souza, José Crisóstomo de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, José Crisóstomo de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Márcio Gimenes |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Silva , Genildo Ferreira da Silva |
| Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é fazer uma análise sobre a questão da subjetividade no projeto antropológico de Ludwig Feuerbach demonstrando dessa forma, sua crítica à subjetividade da religião cristã, assim como também, a secularização da Modernidade filosófica. A crítica feuerbachiana ao cristianismo e consequentemente a filosofia especulativa concentra-se no seu caráter ilusório e no subjetivismo proporcionado pela cisão do homem com a sua própria essência e pela elevação acentuada do homem individual, do sujeito como absoluto. Feuerbach, através do seu princípio de sensibilidade, pretende reestabelecer a unidade do gênero humano e instituí-la como fundamento normativo. Por isso, a revolução antropológica feuerbachiana tem como intuito resgatar a essência genérica do homem, ou seja, a “realidade subjetiva do gênero”, que por sua vez encontra-se ainda na religião, deturpada, secularizada, mas perfeitamente recuperável. A nova filosofia tem, portanto, a tarefa de realizar o pensamento, de dar objetividade ao ser, tornando sensível o sujeito cognoscente. A virada antropológica proposta por Feuerbach configurase então como uma determinação dessa nova filosofia que apresenta através do principio de sensibilidade (Sinnlichkeit) um “projeto soteriológico” para a filosofia. Para tanto, Feuerbach parte da crítica da filosofia especulativa, centrada na identidade entre pensar e ser, para a realização do pensamento na realidade sensível, corpórea. O projeto antropológico feuerbachiano pretende reestabelece no homem essa unidade entre ser e pensar. E enquanto na velha filosofia (a filosofia moderna) o ponto de partida foi o “penso, logo existo” cartesiano que reduzia o homem a um ser abstrato, a nova filosofia (a filosofia da sensibilidade) inicia-se com o ser real, “o ser corpóreo em sua totalidade”. |
| Abstract: | The purpose of the present research is to do an analysis about the issue of the subjectivity in Ludwig Feuerbach’s anthropological project, showing, thus, his criticism to the subjectivity of the Christian religion, as well as to the secularization of the philosophical Modernity. The criticism from Feuerbach to the Christianism, consequent to the speculative philosophy, concentrates itself in its illusory character and in the subjectivism provided by the scission of the man from its own essence and by the accentuated elevation of the individual man, of the subject as absolute. Feuerbach, towards his principle of sensibility, intends to reestablish the unity of the human gender and to institute it as a normative fundament. For this reason, the anthropological revolution from Feuerbach has the intuit to rescue the generic essence of the man, in other words, the “subjective reality of gender, that is still found in the religion, distorted, secularized, but perfectly recoverable. The new philosophy has, therefore, the task of performing the thought, of giving objectivity to the being, becoming sensible the cognoscente subject. The anthropological turn proposed by Feuerbach sets up itself then as a determination of this new philosophy that presents towards the sensibility principle (Sinnlichkeit) a “soteriological project” to philosophy. Therefore, Feuerbach parts from the criticism of the speculative philosophy, centered in the identity between thinking and being, to the performance of the thought in the sensible, corporeal reality. The anthropological project from Feuerbach intends to reestablish in the man this unity between being and thinking. And while in the old philosophy (the modern philosophy) the starting point was the Cartesian “I think, therefore I am” that reduced the man to an abstract being, the new philosophy (the sensibility philosophy) initiates itself with the real being, “the corporeal being in its totality”. |
| Palavras-chave: | Feuerbach Subjetividade Cristianismo Filosofia especulativa Sensibilidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40828 |
| Data do documento: | 6-Jun-2014 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| a_questao_da_subjetividade_na_virada_antropologica_de.pdf | 432,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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