| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | EXPERIENCIAR A ARTE DO TEATRO DO OPRIMIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO |
| Título(s) alternativo(s): | EXPERIENCING THE ART OF THE THEATRE OF THE OPPRESSED: A REFLECTION ON THE PRACTICE |
| Autor(es): | JESUS, Luciene Santos de |
| Primeiro Orientador: | Fogaça, Marcos Clóvis |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Karina Veloso |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Guarnier Silva, Luiz Alberto |
| Resumo: | O artigo aponta uma reflexão sobre a experiência de estágio em licenciatura em Teatro. Revela
o comprometimento com a formação docente e a importância do trabalho com sensibilidade
estética na educação. Convida outras vozes a pensarem educação e o Teatro a partir da
experiência e sentido, Jorge Larrosa (2002), destacando a importância da experiência como uma
dimensão fundamental para o aprendizado. Nessa linha, o texto aponta a necessidade de
fortalecimento de uma prática pedagógica crítica e sensível (Canda, 2019) que favorece a voz
dos oprimidos e estimula a discussão sobre identidades. Aborda como o Teatro do Oprimido
(Boal, 1991) e suas contribuições para abordagem pedagógica crítica, pode ser um meio
poderoso para explorar e valorizar as diversas identidades culturais que historicamente foram
marginalizadas. A partir destas reflexões, emergiram diálogos tecidos na tentativa de apontar
de que maneira, a experiência estética no estágio de regência com a prática do T.O, pode revelar
vozes oprimidas e apresentar possibilidades para que os envolvidos possam pensar sobre suas
identidades e subjetividades. A análise de bases qualitativa, Bogdan e Biklen (1982), envolveu
a descrição e interpretação de dimensões da prática docente. O instrumento de pesquisa
utilizado foi o relatório descritivo sobre o ambiente de estágio; transformando-o em uma
metodologia de análise e reflexão crítica, na medida em que ecoa sobre a prática do estágio a
partir de registros, observações e experiências vividas. Concluímos que a prática com o Teatro
Fórum permitiu aos estudantes se reconhecerem e se expressarem, promovendo um ambiente
de diálogo e respeito às diferenças. O entrelaçamento de atividades desenvolvidas no estágio
foi desafiador por associar as duas dimensões essenciais da formação profissional, tanto a de
pesquisa, quanto a da experiência na arte do Teatro. A prática apontou que o Teatro é eficaz
para questionar narrativas hegemônicas e oportunizar voz aqueles que foram silenciados. Desta
forma, o fazer pedagógico não apenas enriqueceu o aprendizado no campo de teatro, como
contribui para compreensão da necessidade de atividades práticas que discutam o
fortalecimento das identidades. |
| Abstract: | The article reflects on the experience of an internship in a theatre degree course. It reveals the
commitment to teacher training and the importance of working with aesthetic sensitivity in
education. It invites other voices to think about education and theatre from the point of view of
experience and meaning, Jorge Larrosa (2002), highlighting the importance of experience as a
fundamental dimension for learning. Along these lines, the text points to the need to strengthen
a critical and sensitive pedagogical practice (Canda, 2019) that favours the voice of the
oppressed and stimulates discussion about identities. It addresses how the Theatre of the
Oppressed (Boal, 1991) and its contributions to a critical pedagogical approach are a powerful
means of exploring and valuing the diverse cultural identities that have historically been
marginalised. From these reflections emerged dialogues woven in an attempt to point out how
the aesthetic experience in the regency internship with the practice of T. O can reveal oppressed
voices and present possibilities for those involved to think about their identities and
subjectivities. Bogdan and Biklen's (1982) qualitative analysis involved describing and
interpreting dimensions of teaching practice. The research instrument used was the descriptive
report on the internship environment; transforming it into a methodology for analysis and
critical reflection, insofar as it echoes the practice of the internship based on records,
observations and lived experiences. We concluded that the Forum Theatre practice allowed the
students to recognise and express themselves, promoting an environment of dialogue and
respect for differences. The interweaving of activities developed during the internship was
challenging because it linked the two essential dimensions of professional training, both
research and experience in the art of theatre. The practice showed that theatre is effective in
questioning hegemonic narratives and opportunize a voice to those who have been silenced. In
this way, the pedagogical work not only enriched learning in the field of theatre, but also
contributed to understanding the need for practical activities that discuss the strengthening of
identities. |
| Palavras-chave: | Estágio; Experiência; Reflexão. |
| CNPq: | Artes |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40680 |
| Data do documento: | 30-Out-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.