Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40680
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPERIENCIAR A ARTE DO TEATRO DO OPRIMIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO
Título(s) alternativo(s): EXPERIENCING THE ART OF THE THEATRE OF THE OPPRESSED: A REFLECTION ON THE PRACTICE
Autor(es): JESUS, Luciene Santos de
Primeiro Orientador: Fogaça, Marcos Clóvis
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Karina Veloso
metadata.dc.contributor.referee2: Guarnier Silva, Luiz Alberto
Resumo: O artigo aponta uma reflexão sobre a experiência de estágio em licenciatura em Teatro. Revela o comprometimento com a formação docente e a importância do trabalho com sensibilidade estética na educação. Convida outras vozes a pensarem educação e o Teatro a partir da experiência e sentido, Jorge Larrosa (2002), destacando a importância da experiência como uma dimensão fundamental para o aprendizado. Nessa linha, o texto aponta a necessidade de fortalecimento de uma prática pedagógica crítica e sensível (Canda, 2019) que favorece a voz dos oprimidos e estimula a discussão sobre identidades. Aborda como o Teatro do Oprimido (Boal, 1991) e suas contribuições para abordagem pedagógica crítica, pode ser um meio poderoso para explorar e valorizar as diversas identidades culturais que historicamente foram marginalizadas. A partir destas reflexões, emergiram diálogos tecidos na tentativa de apontar de que maneira, a experiência estética no estágio de regência com a prática do T.O, pode revelar vozes oprimidas e apresentar possibilidades para que os envolvidos possam pensar sobre suas identidades e subjetividades. A análise de bases qualitativa, Bogdan e Biklen (1982), envolveu a descrição e interpretação de dimensões da prática docente. O instrumento de pesquisa utilizado foi o relatório descritivo sobre o ambiente de estágio; transformando-o em uma metodologia de análise e reflexão crítica, na medida em que ecoa sobre a prática do estágio a partir de registros, observações e experiências vividas. Concluímos que a prática com o Teatro Fórum permitiu aos estudantes se reconhecerem e se expressarem, promovendo um ambiente de diálogo e respeito às diferenças. O entrelaçamento de atividades desenvolvidas no estágio foi desafiador por associar as duas dimensões essenciais da formação profissional, tanto a de pesquisa, quanto a da experiência na arte do Teatro. A prática apontou que o Teatro é eficaz para questionar narrativas hegemônicas e oportunizar voz aqueles que foram silenciados. Desta forma, o fazer pedagógico não apenas enriqueceu o aprendizado no campo de teatro, como contribui para compreensão da necessidade de atividades práticas que discutam o fortalecimento das identidades.
Abstract: The article reflects on the experience of an internship in a theatre degree course. It reveals the commitment to teacher training and the importance of working with aesthetic sensitivity in education. It invites other voices to think about education and theatre from the point of view of experience and meaning, Jorge Larrosa (2002), highlighting the importance of experience as a fundamental dimension for learning. Along these lines, the text points to the need to strengthen a critical and sensitive pedagogical practice (Canda, 2019) that favours the voice of the oppressed and stimulates discussion about identities. It addresses how the Theatre of the Oppressed (Boal, 1991) and its contributions to a critical pedagogical approach are a powerful means of exploring and valuing the diverse cultural identities that have historically been marginalised. From these reflections emerged dialogues woven in an attempt to point out how the aesthetic experience in the regency internship with the practice of T. O can reveal oppressed voices and present possibilities for those involved to think about their identities and subjectivities. Bogdan and Biklen's (1982) qualitative analysis involved describing and interpreting dimensions of teaching practice. The research instrument used was the descriptive report on the internship environment; transforming it into a methodology for analysis and critical reflection, insofar as it echoes the practice of the internship based on records, observations and lived experiences. We concluded that the Forum Theatre practice allowed the students to recognise and express themselves, promoting an environment of dialogue and respect for differences. The interweaving of activities developed during the internship was challenging because it linked the two essential dimensions of professional training, both research and experience in the art of theatre. The practice showed that theatre is effective in questioning hegemonic narratives and opportunize a voice to those who have been silenced. In this way, the pedagogical work not only enriched learning in the field of theatre, but also contributed to understanding the need for practical activities that discuss the strengthening of identities.
Palavras-chave: Estágio; Experiência; Reflexão.
CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40680
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIENCIAR A ARTE DO TEATRO DO OPRIMIDO UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO.pdf553,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_DE_DEFESA_DE_LUCIENE_assinado.pdf201,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.