https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40659| Tipo: | Outros |
| Título: | O papel das artes cênicas no combate à LGBTfobia na escola |
| Autor(es): | Meira, Celio Silva |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE), objetivou analisar O papel das artes cênicas no combate à LGBTfobia na escola. Para tanto, o ancoradouro deste trabalho foi o Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos, localizado na cidade de Poções – Bahia. Durante a pesquisa, foi percebido que – por meio de observações, aplicação de oficinas e tomando como referência o Teatro do Oprimido (TO) de Augusto Boal – que a arte, especialmente as artes cênicas, têm um papel fundamental para provocar discussões e reverberações acerca da LGBTfobia institucional. Além disso, percebeu-se que a partir da arte é possível combater a LGBTfobia usando o teatro como um instrumento de (re)existência no chão da escola. Discutiu-se, também, sobre a Pedagogia Queer, das diversas culturas de povos que foram secularmente excluídos do processo de produção, a exemplos dos povos africanos e afro-brasileiros, dos povos originários, das diversas populações LGBTQIAPN+, e tantos outros. Em suma, percebeu-se que o teatro é uma poderosa ferramenta para o combate às diversas violências nos espaços escolares. |
| Palavras-chave: | Escola LGBTfobia Teatro do Oprimido |
| CNPq: | Ciências Humanas |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40659 |
| Data do documento: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1º CÉLIO - REVISÃO FINALIZADA - com folha de aprovação (1).pdf | 252,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.