Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40649
Tipo: Dissertação
Título: Caminhos e descaminhos do ensino do espanhol no Brasil: um olhar crítico-reflexivo sobre a Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Bonfim, Ketiniely Santos Silva
Primeiro Orientador: Fernandes, Márcia Paraquett
metadata.dc.contributor.referee1: Souza e Souza, Liz Sandra
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Antonio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Marcia Paraquett
Resumo: Este trabalho insere-se na área da Linguística Aplicada e tem interesse nos estudos sobre ensino-aprendizagem de línguas-culturas. Tem como objetivo principal analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), após a sua homologação em 2018, no que diz respeito ao ensino de línguas-culturas nas escolas, especificamente o Espanhol. Esse documento influenciou, de alguma forma, o novo cenário do ensino da Língua Espanhola no Brasil, pois a inserção da disciplina nos currículos das escolas deixou de ser obrigatória, e a Língua Inglesa passou a ser, novamente, a única ofertada nas etapas do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Dessa forma, se faz necessário realizar uma análise crítico reflexiva sobre a BNCC/2018 nesse aspecto, observando se o proposto no documento condiz com políticas linguísticas que prevejam uma Educação de base intercultural. A seleção da Base justifica-se pela sua relevância e amplitude nacional, visto que esta passa a ser o principal documento orientador das escolas para a elaboração de seus currículos. Em relação ao arcabouço teórico, o estudo parte das discussões sobre línguas-culturas, políticas linguísticas, ensino de Espanhol, BNCC e pedagogia decolonial, que dialogam com Calvet (2007), Walsh (2009, 2010), Rodrigues (2010), Candau (2012), Mendes (2015), Oliveira (2016), Carvalho (2014), Nogueira (2020) e Santana (2021), dentre outros autores. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa interpretativa e documental, se caracterizando, ainda, como um complemento da pesquisa bibliográfica. Como principais resultados, constatou-se que a escolha de uma língua sempre foi afetada por questões políticas, econômicas e sociais, não havendo neutralidade na sua preferência. Assim, são muitos os desafios para a democratização do ensino de línguas-culturas nas escolas do país, uma vez que vários caminhos e descaminhos foram percorridos pelo Espanhol em solo brasileiro ao longo da história. Além disso, se detectou que os apagamentos na BNCC são intencionais para inviabilizar outras línguas, e que, tanto professores(as) de línguas quanto pesquisadores(as) da área da Linguística Aplicada, devem pleitear por políticas públicas, políticas linguísticas e discutir o estatuto de línguas. Por fim, não faz sentido ter sete países hispanofalantes fronteiriços com o Brasil e os(as) estudantes terem acesso apenas à Língua Inglesa na escola.
Abstract: This work falls within the area of Applied Linguistics and is interested in studies on teaching learning languages-cultures. Its main objective is to critically analyze the National Common Curricular Base (BNCC), after its approval in 2018, with regard to the teaching of languages cultures in schools, specifically Spanish. This document influenced, in some way, the new scenario of teaching the Spanish Language in Brazil, as the inclusion of the subject in school curricula was no longer mandatory, and the English Language became, once again, the only one offered in the teaching stages. Elementary (final years) and high school. Therefore, it is necessary to carry out a critical-reflexive analysis of the BNCC/2018 in this aspect, observing whether what is proposed in the document is consistent with language policies that provide for intercultural-based Education. The selection of the Base is justified by its relevance and national scope, as it becomes the main guiding document for schools for the preparation of their curricula. In relation to the theoretical framework, the study is based on discussions about languages-cultures, linguistic policies, Spanish teaching, BNCC and decolonial pedagogy, which dialogue with Calvet (2007), Walsh (2009, 2010), Rodrigues (2010), Candau (2012), Mendes (2015), Oliveira (2016), Carvalho (2014), Nogueira (2020) and Santana (2021), among other authors. Methodologically, this research is qualitative, interpretative and documentary in nature, and is also characterized as a complement to bibliographical research. As main results, it was found that the choice of a language was always affected by political, economic and social issues, with no neutrality in preference. Thus, there are many challenges to the democratization of the teaching of languages-cultures in the country's schools, since several paths and detours have been taken by Spanish on Brazilian soil throughout history. Furthermore, it was detected that the deletions in the BNCC are intentional to make other languages unviable, and that both language teachers and researchers in the field of Applied Linguistics must plead for public policies, linguistic policies and discuss the status of languages. Finally, it makes no sense to have seven Spanish speaking countries bordering Brazil and students only have access to English at school.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de línguas
Espanhol no Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40649
Data do documento: 17-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Ketiniely Santos_versão final_repósitorio_ufba 2024.pdf958,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Ketiniely - 17 junho 2024 (2) (1).pdf64,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.