Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40630
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vozes em Cena: O Teatro do Oprimido como caminho para a socialização
Autor(es): Lima, Micael dos Santos
Primeiro Orientador: Emilio, Douglas de Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Nayara Macedo Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Marcos de Souza
Resumo: O projeto "Vozes em Cena" tem como objetivo fomentar o Teatro do Oprimido como uma abordagem para promover a socialização entre os alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Oliveira Leite. Através de oficinas e atividades práticas, os estudantes são incentivados a explorar suas emoções e experiências por meio da linguagem teatral, permitindo que se expressem de forma autêntica. A metodologia adotada inclui jogos teatrais (BOAL, 1998) que facilitam a interação e o diálogo, promovendo um ambiente seguro para a troca de ideias e sentimentos. Ao abordar temas relevantes do cotidiano dos alunos, como desigualdade, preconceito e solidariedade, o projeto além de desenvolver habilidades artísticas, também fortalecer laços sociais ao provocar conscientização crítica sobre suas realidades. Para tantos, autores como Augusto Boal (1974, 1998, 2008), Paulo Freire (2018) e David Kolb (1984) respaldam esse estudo. Os resultados preliminares indicam que os alunos estão se tornando mais sociáveis e confiantes, refletindo uma transformação significativa em suas relações interpessoais.
Abstract: The project "Vozes em Cena" aims to promote Theater of the Oppressed as an approach to foster socialization among students at the Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Oliveira Leite. Through workshops and practical activities, students are encouraged to explore their emotions and experiences through theatrical language, allowing them to express themselves authentically. The methodology adopted includes theatrical games (BOAL, 1998) that facilitate interaction and dialogue, promoting a safe environment for exchanging ideas and feelings. By addressing relevant themes from the students' daily lives, such as inequality, prejudice, and solidarity, the project not only develops artistic skills but also strengthens social bonds by provoking critical awareness of their realities. For many, authors like Augusto Boal (1974-1998-2008), Paulo Freire (2018), and David Kolb (1984) support this study. Preliminary results indicate that students are becoming more sociable and confident, reflecting a significant transformation in their interpersonal relationships.
Palavras-chave: Teatro do Oprimido
Socialização Teatral
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Citação: A arte não deve ser vista como um mero enfeite, as palavras não são definitivas, e o som não é apenas barulho; as imagens têm o poder de comunicar, persuadir e controlar. Não podemos abrir mão desses três elementos fundamentais - Palavra, Som e Imagem - pois isso significaria abdicar da nossa essência humana (Boal, 2008)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40630
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vozes em Cena- O teatro do oprimido como caminho para a socialização - MICAEL DOS SANTOS LIMA (1).pdfTrabalho final de conclusão de curso10,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.