https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Da alegria à tristeza profunda” a execução das medidas socioeducativas em meio aberto nos discursos das educadoras |
Título(s) alternativo(s): | From happiness to deep sadness: The execution of Socio-educational Measures in Open Environment in the discourses of educators |
Autor(es): | Santos, Camila Beatriz Boaventura dos |
Primeiro Orientador: | Cappi, Riccardo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cappi, Riccardo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Possas, Mariana Thorstensen |
metadata.dc.contributor.referee3: | Veras, Mariana Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar como os profissionais compreendem a execução das MSE em meio aberto, buscando-se conhecer, portanto, as maneiras de pensar das socioeducadoras, chamadas de “Técnicas de Referência”. A partir de uma abordagem qualitativo-indutiva, aplicando a Teoria Fundamentada nos Dados, realiza-se uma análise dos discursos produzidos, de sorte que as categorias foram construídas por meio da codificação dos dados extraídos das entrevistas. Em seguida, a fim de integralizar a teoria final a uma linha narrativa, elaborou-se uma tipologia dos discursos conceitualizados, os quais foram designados como “correcionalista”, “construtivista intersubjetivo” e “radical”, construindo assim uma matriz lógica do entendimento do fazer socioeducativo no âmbito das medidas em meio aberto. |
Abstract: | The present study aims to investigate how the professionals understand the execution of socio-educational measures in an open environment, thus seeking to know the socioeducator's ways of thinking, called "Reference Techniques". Based on a qualitative-inductive approach, applying the grounded theory, an analysis of the discourses produced is performed, so that the categories were constructed by coding the data extracted from the interviews. Then, in order to integrate the final theory into a narrative line, a typology of the conceptualized discourses was elaborated, which were designated as "correctionalist", "intersubjective constructivist" and "radical", constructing, this way, a logical matrix of the understanding of the socioeducational measures in the open environment. |
Palavras-chave: | Medida socioeducativa em meio aberto Socioeducação Técnicas de Referência Teoria Fundamentada nos Dados Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Brasil) Brasil - [Estatuto da criança e do adolescente (1990)] Menores - Estatuto legal, leis, etc. Delinqüentes juvenis - Reabilitação - Brasil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Segurança Pública |
Citação: | SANTOS, Camila Beatriz Boaventura dos. Da alegria à tristeza profunda: A execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nos discursos das educadoras. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Universidade Federal da Bahia, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332 |
Data do documento: | 20-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_de_mestrado_camila_beatriz_boaventura_dos_santos.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.